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7 dicas para diminuir o desgaste mental e levar uma vida mais leve!

  • Está sofrendo com o desgaste mental? Confira a matéria! (Foto: Shutterstock)
  • Reservar um tempo para fazer o que gosta é muito importante para desacelerar a mente (Foto: Shutterstock)
  • Você sabia que ficar o tempo todo conectada nas redes sociais também pode aumentar o desgaste mental? Então, se possível, fique uns dias sem mexer no celular! (Foto: Shutterstock)
  • Para relaxar a mente, aproveite os dias de folga para esquecer do trabalho ou das tarefas da faculdade (Foto: Shutterstock)
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Está sofrendo com o desgaste mental? Confira a matéria! (Foto: Shutterstock)
  • Está sofrendo com o desgaste mental? Confira a matéria! (Foto: Shutterstock)
  • Reservar um tempo para fazer o que gosta é muito importante para desacelerar a mente (Foto: Shutterstock)
  • Você sabia que ficar o tempo todo conectada nas redes sociais também pode aumentar o desgaste mental? Então, se possível, fique uns dias sem mexer no celular! (Foto: Shutterstock)
  • Para relaxar a mente, aproveite os dias de folga para esquecer do trabalho ou das tarefas da faculdade (Foto: Shutterstock)

Você já sentiu um leve desespero ao se dar conta de todos os compromissos do dia a dia? Está sempre muito cansada e com falta de concentração? Então, o desgaste mental pode ser o seu problema! Na infância e na adolescência, crescer e conquistar a independência parece a realização de um sonho; mas, quando essa fase chega com tantas responsabilidades, alguns podem não lidar muito bem com a pressão - e, com a falta de cuidados, até enfrentarem depressão ou crises de ansiedade. Por isso, para te ajudar a dar os primeiros passos para ter uma vida mais leve, o Beleza Extraordinária preparou uma matéria com dicas especiais para dar uma desacelerada na rotina e, consequentemente, na exaustão mental. Confira!

1 - Experimente passar um final de semana longe das redes sociais

Hoje em dia, difícil encontrar alguém que não tenha, no mínimo, um perfil em alguma rede social e um aparelho celular com acesso à todas elas. Todo mundo está cada vez mais logado, e essa quantidade de informações que vem da Internet pode aumentar o desgaste mental - mesmo que você costume passar o tempo vendo fotos de amigos ou assuntos mais divertidos. 

Sendo assim, o primeiro passo para dar uma desacelerada e relaxar a mente é ficar um pouco longe do celular e das redes sociais de um modo geral. Como, durante a semana, fica mais difícil por conta do trabalho ou faculdade, a dica é escolher um final de semana mais tranquilo para se deslogar por completo. Como é difícil resistir à tentação de olhar o Facebook ou Instagram quando chega notificação, o ideal é desativar a Internet ou - se não estiver esperando nenhuma ligação importante - desligar o celular. 

2 - Reserve um tempo para se distrair

Deixar de fazer o que te dá prazer para tentar dar conta de tudo também pode ser um veneno para a saúde mental. Por mais que a rotina seja corrida e um dia com 24h não seja o suficiente para dar conta de tudo, é muito importante reservar um tempo para o lazer!

Então, se só o fato de parar para assistir uma série, ler um bom livro ou sentar com os melhores amigos em um barzinho já costuma te deixar mais leve, a dica é reservar alguns dias da semana para tudo isso. Sua mente agradece, e você logo vai perceber a diferença. 

3 - Não pense em trabalho ou faculdade nos dias de folga

Outra dica para diminuir o desgaste mental é esquecer o trabalho ou a faculdade no final de semana ou dias de folga. Para fazer isso, tente não olhar nada na Internet que tenha a ver com algo que lembre os seus compromissos e, também, tente não acessar o seu e-mail profissional se puder esperar até segunda - mesmo que bata a vontade de ver se você já recebeu a resposta importante que estava aguardando. 

Dessa forma, sem parar para se preocupar com tudo o que precisa ser feito na próxima aula ou dia de trabalho, fica bem mais fácil relaxar de verdade e dedicar o seu tempo livre para se divertir e esvaziar a mente. 

4 - Tente dormir de 7 a 9 horas por dia

Dormir a quantidade de horas necessária é um cuidado simples que faz toda a diferença para a saúde em geral - inclusive, a da mente. Por isso, além de tomar todos os cuidados já citados, também é muito importante adquirir o hábito de dormir de 7 a 9 horas por dia! 

A dica para conseguir isso é tentar definir um horário fixo para se deitar; não mexer no celular antes de dormir, já que a luz emitida por ele inibe o hormônio do sono; evitar cochilos prolongados ao longo do dia; deixar o quarto livre de ruídos; e arrumar a cama da maneira mais confortável possível. 

5 - Faça exercícios físicos

A atividade física traz benefícios para a saúde em geral - inclusive, a da mente. Além de ajudar a regular o sono, ela também diminui a ansiedade, o estresse e aumenta a sensação de bem-estar por liberar endorfina. 

E, para fazer isso, nem é preciso começar uma rotina de exercícios mais puxada: você pode reservar, pelo menos, três dias da semana para fazer uma caminhada! Para não desanimar, vale chamar alguma amiga para te acompanhar nessa missão ou fazer uma boa playlist para se distrair e relaxar enquanto corre. 

6 - Monte um dia de spa em casa

Depois de enfrentar uma semana estressante, uma boa maneira de renovar as forças e esvaziar a mente é criar um dia de spa em casa! Com velas e incensos para mudar o clima do ambiente, uma playlist com músicas tranquilas e um tempo reservado para se cuidar e relaxar, você vai ficar até mais leve quando precisar voltar à rotina.

Se quiser ideias para organizar esse dia, é só conferir essa matéria aqui

7 - Você também pode tirar um ou dois dias para ficar sem fazer nada

Aproveitar os dias de folga para adiantar a maratona da série do momento ou encontrar os amigos é maravilhoso - e, como já foi falado, faz um bem incrível para a mente! Mas, quando você sentir que precisa ficar sem fazer absolutamente nada e apenas relaxar, permita-se! Não há problema algum em tirar um final de semana para aproveitar a própria companhia em vez de se programar para sair - e, inclusive, pode ser o que você mais precisa no momento para se livrar da exaustão mental. 

Redação: Nívia Passos

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