Beleza Extraordinária

7 benefícios do óleo de coco para o cabelo: saiba as vantagens para todos os tipos de fio

  • Saiba 7 vantagens de aplicar o óleo de coco nos cabelos(Foto: Instagram @joyjah)
  • Depois de aplicar o óleo de coco, os cabelos ficam macios, mais soltos e com movimento (Foto: Instagram @sophiemilner_fs)
  • O óleo de coco hidrata, dá brilho e maciez a qualquer tipo de cabelo, principalmente os cacheados e crespos (Foto: Instagram therealkamie)
Tela cheia
Previous Next
Saiba 7 vantagens de aplicar o óleo de coco nos cabelos(Foto: Instagram @joyjah)
  • Saiba 7 vantagens de aplicar o óleo de coco nos cabelos(Foto: Instagram @joyjah)
  • Depois de aplicar o óleo de coco, os cabelos ficam macios, mais soltos e com movimento (Foto: Instagram @sophiemilner_fs)
  • O óleo de coco hidrata, dá brilho e maciez a qualquer tipo de cabelo, principalmente os cacheados e crespos (Foto: Instagram therealkamie)

O óleo de coco é um dos grandes queridinhos das mulheres, principalmente na hora de cuidar dos cabelos! Mais do que dar brilho e deixar os fios macios, ele consegue penetrar na fibra capilar, devolvendo os nutrientes que as madeixas precisam para fugir do aspecto ressecado! As cacheadas e crespas são as maiores apaixonadas pelo óleo de coco, mas todo tipo de cabelo pode tirar vantagem do componente: lisos, ondulados, com coloração ou químicas de alisamento. Confira 7 benefícios do óleo de coco! 

1. Hidrata o cabelo cacheado, que é naturalmente ressecado

Cabelos crespos e cacheados são naturalmente secos, e o óleo de coco é um dos nutrientes vegetais que mais conseguem devolver a nutrição que os fios precisam, não importa a maneira que ele é aplicado, seja na umectação ou só na finalização dos fios após a lavagem. É que ele é rico em vitaminas A, D, E e K e também em ácidos graxos, que conseguem penetrar profundamente na cutícula do fio. Assim, o brilho, a nutrição e a maciez são garantidos.

2. Tira o frizz de qualquer tipo de cabelo

Frizz é sinal de que o cabelo está ressecado e precisa de nutrientes! Como o óleo de coco hidrata, ele também consegue disfarçar o frizz e fazer com que aquele fiozinho arrepiado cresça mais forte e mais alinhado ao restante do cabelo. Essa é uma vantagem para qualquer tipo de cabelo, mas principalmente os cacheados e crespos, que sofrem constantemente com a umidade e, por consequência, com o frizz.

3. Dá mais movimento para as pontinhas do cabelo

Sabe quando o cabelo está áspero ao toque, opaco, com as pontinhas retas e sem movimento? O óleo de coco também pode ser um grande aliado para acabar com esses probleminhas e garantir mais balanço as madeixas. Experimente fazer a técnica da umectação, que é dormir com o óleo de coco nas madeixas secas ou ficar, no mínimo, duas horas com o produto agindo nos fios: após remover o óleo, os fios ficam muito mais sedosos, macios, com mais movimento e, de quebra, com as pontas do cabelo seladas e hidratadas.

4. O óleo de coco também hidrata cabelos com coloração

Quem pinta os cabelos sabe que os fios podem ficar ressecados algum tempo depois da coloração, e o óleo de coco também é curinga para driblar o aspecto seco. Quem é loira ou tem mechas claras, por exemplo, pode apostar no produto sem medo, mas para evitar que os fios fiquem amarelados, a dica é misturar o óleo na máscara de hidratação ou reconstrução, ou no shampoo matizante. Assim, a cor fica intensa e os fios hidratados.

5. O óleo de coco protege o cabelo do ressecamento do shampoo

Essa é uma vantagem e tanto para os cabelos crespos e cacheados: o óleo de coco protege os fios do ressecamento do shampoo. Quem tem esse tipo de cabelo sabe que o shampoo, por ser higienizante, pode remover a oleosidade natural do cabelo. Assim, o óleo de coco, quando aplicado antes de entrar no banho, pode selar os fios e impedir que o shampoo tire oleosidade além do necessário. 

6. Pode ser usado com vários outros produtos de cabelo

Quem gosta de cuidar do cabelo em casa e é fã das misturinhas de produtos sabe que o óleo de coco é curinga na hora de potencializar máscaras de hidratação, creme para pentear ou condicionador. O produto se encaixa superbem nas texturas desses produtos e ajuda a deixá-los mais emolientes, além do coco reforçar o brilho e a maciez das técnicas caseiras.

7. O óleo de coco também pode ser usado nos cabelos lisos, finos e ondulados

Outra vantagem do óleo de coco é que ele pode ser aplicado em cabelos finos, lisos e ondulados também - afinal, esses tipos de madeixas também podem sofrer com ressecamento, frizz, falta de brilho e pontas duplas. Mas como eles também costumam ficar oleosos mais rápido, a dica para aproveitar o óleo de coco driblando o aspecto oleoso é aproveitar os produtos que contém a substância, como shampoo, condicionador e máscara de tratamento especiais. 

Redação: Beatriz Doblas

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais