6 tratamentos e produtos eficazes para o rejuvenescimento da pele do rosto

Rugas, surgimento de manchas, linhas de expressão, flacidez... O envelhecimento é inevitável, mas grande parte das mulheres busca por tratamentos e produtos capazes de amenizar os sinais e rejuvenescer o viço natural e luminoso do rosto. Ao longo do tempo, a pele vai perdendo colágeno - proteína que ajuda a dar sustentação e elasticidade necessária - e a maioria dos procedimentos são compostos por ele. No entanto, existem outros tipos de componentes que também podem combater o envelhecimento precoce. Confira quais são, de acordo com as dicas da dermatologista Luciana de Abreu!

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/6-tratamentos-e-produtos-eficazes-para-o-rejuvenescimento-da-pele-do-rosto" }

1 - Produtos com vitamina C e E são antioxidantes

As vitaminas C e E podem ser encontradas facilmente em cremes anti-idade. São substâncias antioxidantes que combatem a ação de radicais livres, que podem acabar danificando as células sadias do organismo e acelerar o envelhecimento da pele. A principal função dessas vitaminas é ajudar a manter o colágeno, combatendo rugas, clareando manchas e minimizando as linhas de expressão. "Também tem efeito clareador, melhorando a coloração e sustentação da pele", explicou a dermatologista Luciana de Abreu.

2 - Tratamento com ácido hialurônico combate a flacidez ao redor dos lábios

O ácido hialurônico é um componente encontrado no organismo, mas sua produção também diminui conforme a idade. Quando aplicado na cútis, ele ajuda a reduzir a flacidez da pele do rosto, principalmente ao redor da boca.

"Os vincos mais profundos como 'linhas de marionete' e 'bigode chinês' ao redor dos lábios são tratados de forma bastante satisfatória com preenchedores de ácido hialurônico. Eles atuam sustentando a pele de dentro para fora, empurrando os tecidos que estavam profundos na região do vinco ou depressão da ruga", explicou a dermatologista.

3 - Hidratante com retinol estimula a produção de colágeno e fibras elásticas

Quando o objetivo é combater rugas de expressão e a perda de elasticidade da pele, o retinol também é bastante procurado. O componente é um derivado da vitamina A e estimula o metabolismo das células da pele, impulsionando a produção de colágeno.

Usar um hidratante com retinol ajuda a reduzir bastante a aparência de linhas finas, rugas, poros largos, manchas escuras e outros tipos de sinais causados pela exposição solar. Não existe uma idade específica para iniciar o uso de produtos anti-idade com retinol, mas o ideal é começar assim que surgem as pequenas linhas finas, ou mesmo antes delas. 

4 - Peeling ajuda a clarear manchas de sol e acne

O peeling é um procedimento que deixa um aspecto mais saudável à pele do rosto por eliminar as células mortas. Ele limpa, hidrata, dá firmeza, suaviza rugas e até elimina algumas manchas mais leve. Ou seja, ele entrega uma nova textura a cútis, estimulando a produção do colágeno e da elastina.

Feito por dermatologistas, o peeling pode ser químico - com substâncias como ácido salicílico, ácido glicólico e ácido tricloroacético - físico com superfícies abrasivas e a laser, que melhoram as cicatrizes de acne.

5 - Ácido retinóico é tratamento padrão para o fotoenvelhecimento

De acordo com a dermatologista Luciana de Abreu, o ácido retinóico, também conhecido como "tretinoína" é considerado o tratamento padrão-ouro para o fotoenvelhecimento, ou seja, o envelhecimento induzido pela radiação ultravioleta e exposição solar.

"Ele possui ações queratolíticas eficazes e oferecem múltiplos benefícios para o tratamento do fotoenvelhecimento, da acne, manchas e melasma e para inúmeras dermatoses", explicou. Luciana detalhou, ainda, que esse ácido age na cútis normalizando a descamação da epiderme, promovendo diferenciação celular e estímulo ao colágeno, deixando a pele mais lisa, fina, clara e brilhante.

6 - Toxina botulínica relaxa a musculatura da pele

Outro tratamento que é muito usado para combater as linhas de expressão no rosto é o botox, ou seja, feito com a toxina botulínica, que ajuda a relaxar a musculatura da pele. "Para linhas de expressão, o tratamento mais indicado é a toxina botulínica para relaxar a musculatura mímica facial, atenuando os movimentos faciais que causam a ruga de expressão e a fissura na pele", detalhou a especialista Luciana de Abreu.

 

Matéria publicada em 23 de Março de 2021, por Webedia.

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/6-tratamentos-e-produtos-eficazes-para-o-rejuvenescimento-da-pele-do-rosto" }
{ "@context": "http://schema.org", "@type": "Thing", "subjectOf": { "@type": "ItemList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/protecao-solar-facial-e-oculos-escuros-a-dupla-imbativel-para-uma-pele-mais-jovem", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"protecao-solar-facial-e-oculos-escuros-a-dupla-imbativel-para-uma-pele-mais-jovem", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/artigos/cabelo/artigos-planilha-nova-1_1/593-612/607/varios-itens-de-protecao-solar-min-min.jpg?rev=2401f6cafb874c13863cf31ffe99bac0", "height":1000, "width":1920 }, "datePublished": "2020-11-18T14:37:38+00:00", "dateModified": "2022-01-06T03:18:11+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":"" } }, { "@type":"ListItem", "position": 2, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/bolsas-na-area-dos-olhos-dicas-de-como-evitar-e-tratar-o-problema", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"bolsas-na-area-dos-olhos-dicas-de-como-evitar-e-tratar-o-problema", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/artigos/cabelo/artigos-planilha-nova-1_1/pasta-zauli-de-43-83/banner/modelo-cuidando-dos-seus-olhos.jpg?rev=82e3024463dd4292906d8f2864937811", "height":1000, "width":1920 }, "datePublished": "2024-01-03T13:53:32+00:00", "dateModified": "2024-01-03T13:54:04+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":"" } } ] } }
{ "@context": "http://schema.org", "@type": "BreadcrumbList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "item": { "@id": "/", "name": "Home" } } , { "@type":"ListItem", "position": 2, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/beleza-extraordinaria", "name": "Beleza Extraordinária" } } , { "@type":"ListItem", "position": 3, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/6-tratamentos-e-produtos-eficazes-para-o-rejuvenescimento-da-pele-do-rosto", "name": "6-tratamentos-e-produtos-eficazes-para-o-rejuvenescimento-da-pele-do-rosto" } } ] }