Beleza Extraordinária

6 mitos e verdades sobre tinta de cabelo: tudo o que você precisa saber sobre coloração!

  •  Sabe tudo sobre coloração? Continue lendo a matéria para ficar por dentr dos mitos e verdade sobre o assunto (Foto: Instagram @belezaextraordinaria)
Tela cheia
Previous Next
Sabe tudo sobre coloração? Continue lendo a matéria para ficar por dentr dos mitos e verdade sobre o assunto (Foto: Instagram @belezaextraordinaria)

Se você está querendo pintar o cabelo e transformar o visual, é bem provável que já tenha ouvido vários casos e dicas sobre coloração - mas será mesmo que todos os conselhos estavam certos? Para garantir que você não acabe caindo em nenhuma informação errada e passe pela sua mudança no look em segurança, separamos uma matéria com os mitos e verdades mais famosos sobre coloração. Continue lendo e anote as dicas!

Tela cheia
Previous Next
Aproveite para descobrir os mitos e verdades sobre coloração com Rômolo Cricca e Camila Biato (Vídeo: Youtube /lorealparisbrasil)

1. Qualquer tipo de tinta de cabelo cobre fios brancos? DEPENDE!

Se você quer cobrir apenas alguns fios brancos e ficar com o visual bem natural, o tonalizante pode te ajudar nessa tarefa. Mas, se você tem mais de 40% dos cabelos brancos e precisa cobrir 100% deles com a coloração, é melhor usar a tinta permanente e conseguir uma cobertura perfeita. 

2. Tinta clareia tinta? MITO!

Se você pintou o cabelo de castanho escuro e quer mudar o visual para loiro, não adianta colocar tinta em cima de tinta. O que acontece é que as substâncias químicas da coloração permanente não conseguem penetrar na fibra capilar dos fios já tingidos. Para conseguir clarear, invista na decapagem primeiro!

3. Tonalizante é compatível com química? VERDADE

O tonalizante é uma coloração sem amônia, por isso, é a melhor opção para quem já fez ou pretende fazer uma química alisadora nos fios. Aqui, no entanto, vale lembrar da importância do teste de mechas, viu? Tire a prova fazendo esse teste e verifique a compatibilidade da sua tinta com as madeixas.

4. Deixar a tinta mais tempo que o necessário deixa a cor mais bonita? MITO

É bem importante ressaltar que a tinta tem um processo que dura o tempo de ação especificado pelo fabricante lá na caixinha -  e ele é exatamente o necessário para que a cutícula do fio se abra e o pigmentado seja depositado lá dentro. Caso você deixe a tinta por mais tempo, a fibra capilar pode ficar saturada, correndo risco de ressecamento e até queda.

5. Tonalizante tira o laranja do cabelo? VERDADE!

Sim, o tonalizante pode ajudar nessa missão! Para anular o tom alaranjado, tudo que você precisa usar é uma tinta tonalizante que tenha uma cor oposta a ele - justamente para neutralizar a cor. Vale apostar em uma coloração castanha com reflexos azulados, por exemplo, para alcançar um tom bem mais natural.

6. A tinta precisa ser aplicada no cabelo úmido? MITO!

Diferentemente do tonalizante - que deve ser aplicado no cabelo úmido -, a tinta permanente precisa ser aplicada nos cabelos secos. O que acontece é que, como esse tipo de tinta possui amônia, ela é capaz de abrir as cutículas capilares sem exigir qualquer procedimento que dê uma ajudinha durante o processo. 

Redação: Raquel Carletto

Produtos favoritos
ver mais : Coloração
Temas relacionados
Cicatrização capilar:

o que é e por que apostar? Confira!