Beleza Extraordinária

6 mitos e verdades sobre óleo de coco: pode ser usado para fazer umectação? Aumenta a oleosidade? Descubra!

  • Confira a matéria para descobrir o que é mito e o que é verdade sobre o óleo de coco! (Foto: Instagram @damvd_)
  • Até mesmo cabelos mais oleosos podem retirar benefícios do óleo de coco (Foto: Instagram @brittsully)
  • O óleo de coco também pode aparecer na composição de produtos para cabelo (Foto: Shutterstock)
Tela cheia
Previous Next
Confira a matéria para descobrir o que é mito e o que é verdade sobre o óleo de coco! (Foto: Instagram @damvd_)
  • Confira a matéria para descobrir o que é mito e o que é verdade sobre o óleo de coco! (Foto: Instagram @damvd_)
  • Até mesmo cabelos mais oleosos podem retirar benefícios do óleo de coco (Foto: Instagram @brittsully)
  • O óleo de coco também pode aparecer na composição de produtos para cabelo (Foto: Shutterstock)

Se você é antenada nos assuntos de beleza, certamente, já sabe que o óleo de coco é um dos queridinhos do momento. Indispensável na rotina de várias famosas e it girls, ele traz benefícios para a hidratação dos cabelos e para a pele, além de também ser um importante aliado na perda de peso. No entanto, como acontece com tudo que é muito falado, não faltam mitos e verdades sobre o ingrediente e sobre o que ele é capaz de fazer. Quer saber no que acreditar e descobrir o que não passa de boato? Confira a matéria! 

1. Pode ser usado para hidratar o corpo

Verdade. Por ter alto poder de penetração, além do cabelo, o óleo de coco também é um dos melhores ingredientes para hidratar e aumentar a maciez do corpo e da pele. Até mesmo nas regiões mais ressecadas -  como joelhos e cotovelos -, ele é capaz de entregar esse benefício se for usado regularmente. 

2. Corre o risco de aumentar a oleosidade natural da pele e do cabelo 

Mito. Muitas pessoas que têm o cabelo ou a pele naturalmente oleosos evitam o óleo de coco por acreditarem que ele pode aumentar a produção de sebo. No entanto, não é preciso se preocupar com esse efeito se o ingrediente for usado da maneira correta: em pouca quantidade, no caso do rosto, e removido por completo nas duas situações. 

Nos cabelos, ainda tem mais um detalhe: ele pode, sim, deixar os fios mais oleosos um pouco pesados no dia da aplicação. Mas nem é preciso se preocupar, porque, depois de algumas lavagens, tudo volta ao normal - e ele ainda conta com a vantagem de ajudar a controlar a oleosidade do couro cabeludo e o aparecimento de caspas

3. Serve para umectação 

Verdade. O óleo de coco também pode - e deve! - ser usado para fazer umectação nos fios. Rico em vitaminas A, D, E e K e em ácidos graxos, ele penetra profundamente na cutícula do fio para entregar mais nutrição, aumentar o brilho e ainda ajudar a eliminar as desagradáveis pontas duplas. 

O processo de aplicação é o mesmo: cabelo dividido em seções; enluvamento de mecha a mecha; massagem no couro cabeludo; ação de duas horas ou mais; e método UCPE - umectar, condicionar, pausar e esperar - para retirar o óleo mais facilmente. 

4. Auxilia no processo de emagrecimento 

Verdade. Combinado com uma dieta regrada, só com alimentos de baixa caloria, o óleo de coco ajuda a reduzir a gordura abdominal e ainda diminui a necessidade de consumir doces e carboidratos em geral. 

Mas, atenção: como já falado, ele só faz esse trabalho se for aliado à uma dieta! Por isso, a dica é consultar uma nutricionista para que ela avalie o seu caso e indique os melhores alimentos. 

5. Não pode ser misturado com máscaras de tratamento

Mito. Além de garantir todos os benefícios já citados quando é aplicado sozinho, na umectação, o óleo de coco também pode turbinar cremes de tratamento  - principalmente, se os fios estiverem precisando de uma nutrição intensa. 

Para fazer isso, a dica é separar a quantidade de creme que será usado em um recipiente e adicionar o óleo para fazer a mistura e aplicar nos fios. Colocá-lo diretamente na máscara não é recomendado porque o produto e o ingrediente natural podem perder suas propriedades se ficarem dias misturados e sem uso. 

6. Já aparece na composição de produtos para cabelo

Verdade. Existem condicionadores, cremes de pentear, máscaras de tratamento e até shampoos que já contam com os benefícios do óleo de coco na composição. Sendo assim, além de  tratar os fios com o componente em sua forma natural nos dias de umectação, você também pode completar os cuidados com uma linha completa que já o apresente na fórmula. 

Redação: Nívia Passos

Temas relacionados
Retoque de raiz:

Descubra qual é a sua cor de Magic Retouch!

últimas matérias

Ver mais