Beleza Extraordinária

6 erros que você provavelmente está cometendo na hora de finalizar os cabelos cacheados e crespos

  • Cabelos cacheados e crespos: confira 6 hábitos errados na hora de finalizar os cachos! (Foto: Instagram @curlswithapromise)
  • Para deixar a raiz do cabelo cacheado e crespo mais solta e com volume, alguns erros na hora de finalizar podem ser evitados! (Foto: Instagram @freshlengths)
  • Erros simples na aplicação do creme de pentear podem evitar que a raiz do cabelo cacheado fique solta, com volume e sem risca marcada (Foto: Instagram @syanafromparis)
Tela cheia
Previous Next
Cabelos cacheados e crespos: confira 6 hábitos errados na hora de finalizar os cachos! (Foto: Instagram @curlswithapromise)
  • Cabelos cacheados e crespos: confira 6 hábitos errados na hora de finalizar os cachos! (Foto: Instagram @curlswithapromise)
  • Para deixar a raiz do cabelo cacheado e crespo mais solta e com volume, alguns erros na hora de finalizar podem ser evitados! (Foto: Instagram @freshlengths)
  • Erros simples na aplicação do creme de pentear podem evitar que a raiz do cabelo cacheado fique solta, com volume e sem risca marcada (Foto: Instagram @syanafromparis)

Para quem deseja cachos soltinhos, cheios de movimento, com raiz volumosa e sem risca marcada, uma finalização certa e cuidadosa é o grande segredo para esse visual! Quando o assunto é cabelo cacheado e crespo, é normal cometer - ou já ter cometido - alguns errinhos na hora de aplicar o creme de pentear, principalmente se você alisava o cabelo ou passou um tempo fugindo de volume! Mas, para te ajudar a não cometer erros simples, que podem ser relativos para cada tipo de cacho, o Beleza Extraordinária separou os 6 mais comuns, que impedem de deixar aquele caimento natural dos cachos. Confira! 

1. Dividir o cabelo ao meio ou na lateral antes de pentear

Muitas cacheadas e crespas já tiveram esse hábito em algum momento: dividir o cabelo ao meio ou de lado para, só então, aplicar o creme e depois pentear. Mas, ao fazer isso, o cabelo acaba secando da maneira que foi penteado, e a raiz acaba ficando "grudada" no couro cabeludo, ocasionando o temido efeito "pirâmide" nas madeixas - quando as pontas ficam mais volumosas do que a raiz.

O certo: para finalizar o cabelo evitando a risca marcada, o ideal é separar os fios do topo da cabeça do restante do cabelo. Ao sair do banho, penteie todo o cabelo para trás e separe os fios da "coroa" da cabeça. Então, aplique o creme nos fios de baixo e, só então, solte a parte de cima para enluvar mecha a mecha. 

2. Aplicar o creme de pentear no cabelo muito molhado

Um erro comum na hora de finalizar os cachos é aplicar o creme para pentear no cabelo muito molhado, logo após a lavagem. Seja qual for a textura do creme - mais denso ou mais leve - o produto aplicado nos fios extremamente molhados pode deixar os cachos rígidos ao secarem, e até mesmo com aquela aparência esbranquiçada. Além disso, o creme misturado com água em excesso não vai conseguir ser absorvido de maneira profunda pelos fios. 

O certo: o ideal é tirar o excesso de água do cabelo logo após o banho, e aplicar o creme para pentear quando os fios estiverem de úmidos para secos. Dessa forma, o creme irá penetrar melhor e os cachos já ficarão soltinhos. Para secar, lembre-se de usar uma toalha ou camisa de algodão para evitar o frizz. 

3. Aplicar muito creme de pentear na raiz do cabelo

Cabelos cacheados e crespos são secos e precisam de cuidados desde a raiz, mas aplicar o creme bem perto do couro cabeludo é um erro que pode dificultar o crescimento dos fios, ocasionar caspa e impedir que a raiz fique soltinha e volumosa.

O certo: a dica para dosar a quantidade de creme que os fios mais do alto da cabeça devem receber é começar aplicando o creme das pontas para o comprimento, enluvando os fios de baixo para cima.

4. Errar na quantidade de creme para pentear

Não existe uma medida exata de creme para todos os cabelos, já que até mesmo o cacheado e crespo têm suas diferenças. De nada irá adiantar você aplicar uma porção equivalente a uma moeda se você tem muito cabelo, ou aplicar creme demais se os seus cachos são mais abertos e menos volumosos. Além disso, a textura do creme também deve ser levada em consideração para medir a quantidade de produto. 

O certo: a quantidade certa de creme é aquela que vai enluvar todas as suas mechas. Cada parte do cabelo deve receber o produto para proteger os fios e para conseguir definir os cachos, sejam eles moldados ou desconstruídos. Comece depositando uma quantidade pequena nas mãos e aplicando aos poucos. 

5. Não ativar e soltar os cachos na hora de aplicar o creme

Outro erro simples e muito comum é deixar de ativar e abrir os cachos já na aplicação do creme para pentear. Ao invés de apenas depositar o produto e passar o pente em seguida, o ideal é definir os cachos enquanto aplica o creme, para que o cabelo não seque rígido, com os fios sem definição e com a raiz "grudada" no couro cabeludo. 

O certo: enluve cada mecha com o creme "amassando" os fios de baixo para cima, para ativar o cacho. Depois, vá soltando os cachos com as mãos - sem usar pente! - para o cabelo ganhar movimento e caimento. Outro truque válido é jogar os cabelos para frente e sacudir a raiz! 

6. Esquecer do óleo capilar para dar brilho aos cachos

Cacheadas e crespas sabem que o creme para pentear é fundamental, mas um bom óleo capilar pode formar uma misturinha poderosa para entregar maciez. A junção do creme e do óleo vai garantir brilho aos cachos definidos e ainda quebrar qualquer aspecto rígido e "durinho" de algumas mechas.  

Como fazer: você pode aplicar o creme nas mãos, pingar algumas gotinhas de óleo, misturar e enluvar mecha a mecha. Outra dica é usar o creme para pentear primeiro e, só depois, aplicar um óleo, amassando e abrindo ainda mais os cachinhos. 

Redação: Beatriz Doblas

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação