Beleza Extraordinária

6 erros que você está cometendo ao lavar o cabelo e provavelmente não sabia!

  • Será que você está cometendo algum erro na hora de lavar os cabelos? Confira a lista! (Foto: Shutterstock)
  • Aplicar o shampoo nas pontas é um dos erros que deve ser evitado, já que contribui para o ressecamento do cabelo (Foto: Shutterstock)
  • A temperatura da água também pode influenciar no resultado do cabelo. Por isso, evite a água quente (Foto: Shutterstock)
  • O condicionador deve ser aplicado apenas no comprimento e pontas para que o cabelo não fique pesado ou com risco de caspas (Foto: Shutterstock)
Tela cheia
Previous Next
Será que você está cometendo algum erro na hora de lavar os cabelos? Confira a lista! (Foto: Shutterstock)
  • Será que você está cometendo algum erro na hora de lavar os cabelos? Confira a lista! (Foto: Shutterstock)
  • Aplicar o shampoo nas pontas é um dos erros que deve ser evitado, já que contribui para o ressecamento do cabelo (Foto: Shutterstock)
  • A temperatura da água também pode influenciar no resultado do cabelo. Por isso, evite a água quente (Foto: Shutterstock)
  • O condicionador deve ser aplicado apenas no comprimento e pontas para que o cabelo não fique pesado ou com risco de caspas (Foto: Shutterstock)

Para garantir um bom resultado na hora de lavar o cabelo, não basta apenas usar um bom shampoo, condicionador e pronto: é preciso aplicar os produtos da maneira correta para que os fios fiquem bem limpos e bonitos! Além disso, esfregar as pontas; fazer movimentos circulares na hora de limpar o couro cabeludo; e enxaguar as madeixas com água muito quente são alguns erros que podem comprometer o resultado e a saúde dos fios: mas não são os únicos. Confira a lista para aprender a fugir de todos eles!

1 -  Aplicar shampoo nas pontas

Ao contrário do que muita gente pensa, o shampoo não deve ser aplicado no comprimento dos cabelos. Por contar com componentes limpantes mais fortes, que acabam removendo a oleosidade natural dos fios junto com as impurezas, o ideal é usá-lo apenas na raiz para que as pontas não acabem ressecadas no final da lavagem. O produto que escorre para as pontinhas na hora do enxague já é suficiente para deixar as madeixas limpas sem que sua hidratação seja comprometida. 

2 - Fazer movimentos circulares no couro cabeludo

Como os resíduos de produtos e impurezas do dia a dia ficam concentrados no couro cabeludo, é importante fazer uma massagem com a pontinha dos dedos enquanto o shampoo é aplicado. No entanto, na hora de fazer esse passo, muitas mulheres acabam com a raiz embaraçada por massagearem a região fazendo movimentos circulares.

Embora essa massagem em círculos funcione na aplicação dos cremes de pele, quando o assunto é cabelo, o correto é fazer movimentos de "vai-e-vem" no couro cabeludo, colocando os dedos de dentro para fora para que a raiz continue soltinha e livre de nós até o fim do procedimento. 

3 - Esfregar as pontas do cabelo 

Outro erro muito comum na lavagem dos fios é aplicar o condicionador esfregando as pontas. Ao contrário do que algumas acreditam, essa prática não ajuda em nada na penetração do produto e ainda é prejudicial: além de deixar as mechas com aspecto ressecado, também pode formar nós que aumentam as chances de quebra dos fios!

Por isso, sempre que for aplicar o produto, tenha o cuidado de passar os dedos delicadamente entre as madeixas e enluvar os fios para que os nutrientes do condicionador sejam absorvidos com mais facilidade. 

4 - Aplicar condicionador na raiz 

Se você não estiver fazendo co-wash, esqueça o condicionador na raiz! Por contar com componentes hidratantes e oleosos, ele é capaz de aumentar a produção de sebo do couro cabeludo e deixar um acúmulo de resíduos que pode acabar causando as desagradáveis caspas. 

Para evitar o problema, faça o seguinte: aplique o condicionador apenas no comprimento e enxague-o por completo para que o cabelo não fique pesado ou a pele acabe irritada em contato com algum componente do produto. 

5 - Usar água muito quente

Você sabia que lavar o cabelo com água quente pode ser prejudicial? Além de agredir a queratina da fibra capilar e aumentar as chances de ressecamento, essa temperatura incha os fios e deixa as cutículas abertas - aumentando o frizz e impedindo que o cabelo seja beneficiado pelos componentes do condicionador ou máscara. 

Sendo assim, sempre que for lavar o cabelo, deixe o chuveiro com temperatura morna e faça, pelo menos, o último enxague com água fria para selar as cutículas e aumentar o brilho dos fios. 

6 - Deixar a toalha enrolada por muito tempo no cabelo

É muito comum ver alguém enrolando a toalha no cabelo depois da lavagem, mas essa prática - aparentemente inofensiva - pode acabar prejudicando os fios se não forem tomados alguns cuidados. O principal deles é separar uma toalha de microfibra ou camisa de algodão em vez de usar a que seca o restante do corpo; mas, além disso, também é importante estar com o tecido bem sequinho e não deixá-lo enrolado por muito tempo nos fios para que não haja proliferação de fungos no couro cabeludo. 

Outro detalhe que faz toda a diferença é não torcer demais a toalha ou camisa para que os fios não corram risco de quebra e nem acabem prejudicados a longo prazo. 

Temas relacionados
Cicatrização capilar:

o que é e por que apostar? Confira!