Beleza Extraordinária

6 dicas para tratar a oleosidade da pele!

  • Sofre com excesso de oleosidade na pele? Confira dicas para contornar o problema!
Tela cheia
Previous Next
Sofre com excesso de oleosidade na pele? Confira dicas para contornar o problema!

Quem sofre com oleosidade na pele vive procurando maneiras de fugir do desagradável brilho excessivo. Desde a hora de higienizar o rosto ao momento de fazer a maquiagem, é mais do que necessário recorrer aos truques certos para exibir uma pele mais sequinha e livre do excesso de óleo. Mas, para quem faz parte desse time, fica a pergunta: será que você realmente sabe o que é preciso para amenizar esse problema? Confira a matéria e descubra as principais dicas!

1 - Lave o rosto com água fria

Para ficar livre da oleosidade, o cuidado já deve começar na hora de regular a temperatura da água! Se deixá-la muito quente, por exemplo, ela pode acabar causando um efeito rebote por retirar o óleo natural do rosto e, assim, estimular as glândulas sebáceas a produzirem mais sebo. Por isso, a dica é optar sempre pela água fria quando for higienizar a pele. 

2 - Prefira sabonetes específicos para pele oleosa

Um cuidado indispensável para controlar o brilho excessivo no rosto é escolher sabonetes específicos para o seu tipo de pele. Como a maioria das mulheres que sofrem com a oleosidade costumam ter tendência à espinhas, na hora de escolher o produto ideal, procure aqueles que unam o controle da produção de sebo com o combate à acne - mas tenha o cuidado de priorizar os que não causam ressecamento para fugir do efeito rebote. 

3 - Invista na esfoliação 

Reservar um tempo para a esfoliação é outro cuidado fundamental para as donas de pele oleosa. Por promover uma ação purificante e desobstruir os poros ao mesmo tempo em que controla a oleosidade, o procedimento - que deve ser feito apenas de uma a duas vezes na semana - é perfeito para quem quer tratar o problema de maneira mais eficaz e profunda.

Para não errar na hora de escolher o esfoliante, prefira os que contam com um potente redutor de oleosidade associado à ação purificante e desincrustante do ácido salicílico. 

4 - Escolha um protetor solar com toque seco

Usar protetor solar diariamente - não só nos dias de calor intenso - é muito importante para evitar problemas sérios na pele e, ainda, prevenir o envelhecimento precoce. Mas, apesar dos benefícios, muitas mulheres que sofrem com a oleosidade acabam ignorando essa etapa por sentirem que alguns produtos pioram o aspecto brilhoso e, ainda, aumentam a produção de sebo. O que fazer, então: deixar a cútis desprotegida e mais sequinha ou vice-versa?

Calma! Você não precisa fazer essa escolha: para evitar o problema e equilibrar os dois lados, o segredo é usar um protetor solar de toque seco - que, além de controlar o óleo do rosto, ainda conta com a vantagem de reduzir o brilho imediatamente. 

5 - Adicione água micelar à sua rotina

Para quem tem a rotina corrida e, no dia a dia, precisa de um produto multiuso para deixar a cútis limpa e com aspecto mais seco, a dica é apostar na água micelar! Com uma fórmula livre de componentes que podem causar o aumento de óleo e o aparecimento da acne, ela é uma das opções para quem sofre com a oleosidade - e ainda conta com a vantagem de ser uma solução segura para quem tem a pele sensível por também não conter álcool, perfumes e agentes que pode causar alergia em sua composição. 

6 - Evite dormir com maquiagem 

Retirar a maquiagem antes de dormir é um cuidado que deve ser tomado pelas donas de qualquer tipo de pele, certo? Mas, para quem sofre com a oleosidade e não quer contribuir para o aumento do sebo, não esquecer esse procedimento é quase uma obrigação! Por causa disso, antes de dormir, tenha sempre a prática de retirar a make com água micelar, demaquilante ou sabonete específico para que o rosto fique bem limpo, seco e livre do acúmulo de produtos. 

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais