Beleza Extraordinária

50 dicas de cabelo: cuidados com tratamento, coloração e corte que todo mundo deveria saber

  • Saiba tudo sobre dicas de finalização, coloração, corte e tratamento com um guia de 50 dicas para cabelos! (Foto: Instagram @kayleymelissa)
  • Aprenda 50 dicas de cabelo úteis para qualquer tipo de fio! (Foto: Instagram @emmachenartistry)
  • Procurando dicas simples para os cabelos no dia a dia? Confira 50 delas e saiba como cuidar das madeixas (Foto: Instagram @fabulousbre)
Tela cheia
Previous Next
Saiba tudo sobre dicas de finalização, coloração, corte e tratamento com um guia de 50 dicas para cabelos! (Foto: Instagram @kayleymelissa)
  • Saiba tudo sobre dicas de finalização, coloração, corte e tratamento com um guia de 50 dicas para cabelos! (Foto: Instagram @kayleymelissa)
  • Aprenda 50 dicas de cabelo úteis para qualquer tipo de fio! (Foto: Instagram @emmachenartistry)
  • Procurando dicas simples para os cabelos no dia a dia? Confira 50 delas e saiba como cuidar das madeixas (Foto: Instagram @fabulousbre)

Quem gosta de ter cabelos incríveis, sedosos e saudáveis vive de olho em dicas e truques para dar mais brilho, acelerar o crescimento, prolongar a cor, o efeito liso da escova progressiva ou saber qual corte do momento cai melhor no formato do rosto. Por isso, o Beleza Extraordinária separou 50 dicas simples que podem fazer toda a diferença no seu dia a dia. Confira! 

1. Hidratações com máscara duram 5 minutinhos

O creme de tratamento é a forma mais prática para fazer a hidratação em qualquer tipo de cabelo. Hoje, as famosas máscaras já conseguem hidratar os fios em 5 ou 15 minutos, o que otimiza a rotina capilar e facilita a aplicação na semana. 

2. Não passe mais de 3 dias sem lavar o cabelo

Não é indicado ficar mais do que 3 dias sem lavar o cabelo, até mesmo os cacheados e crespos. Eles podem até não aparentar oleosidade, mas os cremes e óleos usados, além de impurezas do dia a dia, podem entupir o couro cabeludo, impedindo-os de crescerem saudáveis. 

3. Apare as pontas regularmente

Mesmo que você esteja no projeto Rapunzel para ter fios superlongos, corte as pontinhas dos cabelos regularmente, mais ou menos a cada 3 meses. Isso porque elas podem ficar "envelhecidas" e secas, criando as temidas pontas duplas e deixando o cabelo quebradiço.

4. Massageie o couro cabeludo de vez em quando

Quer acelerar o crescimento dos cabelos? De vez em quando, faça massagens no couro cabeludo com a ponta dos dedos, de forma bem suave. Isso vai ativar a circulação sanguínea na região, fazendo com que os fios cresçam mais rápido e saudáveis.

5. Aplique protetor térmico antes da chapinha, do secador e do babyliss

Uma dica de ouro para não ressecar o cabelo ou criar frizz é proteger os fios antes de usar o secador, chapinha, babyliss ou difusor. É que a alta temperatura das ferramentas tira a água da fibra capilar, deixando o fio ressecado. Você pode aplicar um leave-in ou óleo capilar com proteção térmica nos cabelos secos ou molhados. 

6. Apegue-se ao óleo capilar

Sabia que o óleo capilar pode ser mais do que um produto prático para selar as pontas? Ele pode ser usado para fazer umectação, que dá brilho intenso a qualquer tipo de cabelo, principalmente os crespos e cacheados. 

7. Use um creme para pentear mesmo se seu cabelo for liso

Não é só cacheada que precisa usar creme para pentear: quem tem cabelo liso também pode tirar proveito do produto para proteger a fibra capilar, repor nutrientes e evitar o frizz. Se o seu cabelo for muito oleoso, escolha um creme mais leve ou um leave-in que também ajude a desembaraçar. 

8. Use um pente de madeira para evitar frizz

Os pentes de madeira, além de facilitarem o desembaraço, também evitam o frizz. Quem tem cabelo cacheado pode escolher os pentes de dentes largos, enquanto as donas de fios lisos e finos podem pentear com um de dentes mais juntinhos.

9. Experimente texturizar os cachos no banho 

Para quem não tem muito tempo de texturizar os cachos, a finalização no banho é a solução: Depois de usar shampoo e condicionador, tire o excesso de água, aplique um creme de pentear e prenda o cabelo. Ao sair, faça uma fitagem superficial em mechas grossas. Depois, é só deixar secar naturalmente ou usar o difusor.

10. Proteja os cabelos cacheados na academia

A academia não precisa acabar com a texturização dos seus cachos. Para proteger o cabelo do ressecamento causado pela transpiração, aplique uma misturinha de água e creme para pentear com a ajuda de um borrifador, antes dos exercícios.

11. Jamais esfregue o cabelo com shampoo

Se você quer evitar frizz e cabelos quebradiços, jamais esfregue o seu cabelo com o shampoo. Ao contrário do que muita gente pensa, o produto não precisa ser aplicado nas pontas para limpar: uma simples massagem com a ponta dos dedos no couro cabeludo já ajuda, e no comprimento, o indicado é enluvar as mechas com o shampoo que escorrer. 

12. Jamais esfregue os cabelos na toalha

Outra forma de evitar o frizz no dia a dia é evitar esfregar os cabelos na toalha ao secar os fios. Isso porque o tecido pode causar atrito com o cabelo e ainda enfraquecer as cutículas. A dica é apenas torcer levemente as madeixas ou tirar a umidade com uma camisa de algodão, que é mais suave. 

13. Use leave-in para disfarçar e selar as pontas duplas

Está com pontas duplas e quer disfarçar sem precisar cortar? Recorra ao leave-in! O produto sela as pontinhas e ainda garante movimento e mais brilho aos cabelos molhados ou secos. Para aplicar, é só aplicar o produto na palma das mãos e enluvar as pontinhas.

14. Aposte no pré-poo para proteger os cabelos cacheados do ressecamento

Já ouviu falar no pré-poo? É a técnica de aplicar óleo ou condicionador antes do shampoo, para proteger a oleosidade natural do fio. Feita pelas crespas e cacheadas, basta deixar o produto agindo cerca de 20 minutos antes do shampoo, e depois, lavar os cabelos normalmente. 

15. De vez em quando, substitua o condicionador pela máscara de tratamento

Para cabelos que precisam de uma hidratação profunda, vale trocar o condicionador pela máscara de tratamento, de 15 em 15 dias. É que o produto tem maior concentração de ativos, que já vão agir na hora do banho e melhorar o aspecto das madeixas.

16. Aposte nas ampolas na hora da correria

As ampolas capilares são verdadeiras aliadas quando a intenção é dar um up rápido nos fios antes de algum compromisso porque também têm alta concentração de ativos como ceramidas, d-pantenol, entre outros. Elas podem ser usadas sozinhas ou misturadas ao condicionador. 

17. Se quer fios ondulados, durma de trança ou faça um coque frouxo

Para quem quer dar um tempo no babyliss ou chapinha, mas ainda quer dar um efeito ondulado nos fios, uma dica é dormir de trança e soltar no dia seguinte, ou fazer um coque frouxo com os fios molhados e soltar as madeixas depois de 1 ou 2 horas. 

18. Umectação é o jeito mais potente de dar brilho nos cabelos cacheados

A umectação usa o óleo capilar nos cabelos inteiros para dar mais brilho e nutrientes aos fios. Basta aplicar o produto da raiz às pontas e deixar agir por cerca de 2 horas. Aqui você pode aprender o passo a passo de como fazer todos os tipos de umectação.

19. Se você colore o cabelo, aposte nos produtos de tratamento com ceramidas 

Quem usa coloração sabe que o fios podem ficar extremamente danificados, com pontas duplas, falta de brilho e fios quebradiços. Para reverter o problema, aposte em reconstruções capilares com ceramidas para devolver massa à fibra capilar.

20. Use coloração temporária para esconder primeiros fios brancos

Se os primeiros fios brancos já estão incomodando sua aparência, aposte nas colorações temporárias ao invés das permanentes. Isso porque a coloração é mais leve por não conter amônia, e consegue esconder os fios brancos por até 28 dias. 

21. Não se baseie pela cor do cabelo da modelo da caixinha

Por falar em coloração, se vai mudar a cor dos fios não se guie pela cor do cabelo da modelo da caixinha ou pela tabela: a dica é consultar a tabela universal de cores e combinar os pigmentos desejados com o fundo do seu cabelo - seja ele virgem ou já com alguma coloração. 

22. Saiba escolher touca ou papel alumínio na hora de fazer luzes no cabelo

Há dois jeitos de fazer luzes no cabelo: usando a touca e o papel alumínio. Geralmente, a touca é usada nos cabelos curtos porque facilita na hora de puxar, e o papel alumínio nos médios, compridos e finos - porque eles podem embolar se forem puxados através da touca.

23. Dar mais balanço ao cabelo durante o dia com um leave-in que não pese

Surgiu um compromisso de última hora e você quer dar mais movimento aos cabelos? Tenha sempre um leave-in ou um óleo capilar na mesa do trabalho ou na bolsa: é só aplicar umas gatinhas no comprimento, enrolando com as pontinhas com os dedos. 

24. Se você tem franja, use shampoos para cabelos mistos

Quem tem franja sabe que essa parte do cabelo fica oleosa mais rápido, e a dica é lavar os fios com shampoo para cabelos mistos, que seguram a oleosidade por mais tempo. Além disso, eles também conseguem hidratar as pontas.

25. Dê um jato de água fria no final da lavagem

Mais um truque para evitar oleosidade: mesmo que lave os cabelos com água morna, dê um jato de água fria nas madeixas. Isso vai ajudar a fechar as cutículas do cabeludo e "resfriar" o couro cabeludo, já que a água quente aumenta a produção de sebo. 

26. Aposte em luzes para rejuvenescer o visual

Luzes rejuvenescem o visual e, de quebra, ainda disfarçam cabelos brancos. Escolha tons de loiro que combinem com o seu tom de pele e aposte na técnica de mechas no contorno do rosto para iluminar.

27. Use o truque com spray fixador para dar volume ao cabelo

Para quem tem cabelos finos ou muito lisos e quer fugir do efeito chapado, um truque é aplicar spray fixador nas mãos e aplicar o produto levantando a raiz , "sacudindo" os fios levemente para cima. 

28. Faça penteados com topete se a intenção é parecer mais alta

Sabe aquela festa em que você quer parecer mais esbelta e alta? A dica é fazer penteados com topete, desde semi-presos, rabo de cavalo ou até deixar os fios soltos com a raiz mais alta no topo da cabeça. 

29. Quem tem cabelo liso também pode fazer cronograma capilar

Você sabia que cabelos lisos e normais também precisam de cuidados? A dica é fazer um cronograma capilar composto de hidratação, nutrição e reconstrução, principalmente para aquelas que colorem os fios.

30. Para a escova ou a chapinha durar mais tempo, proteja os fios no banho

Para a escova ou a chapinha durar mais tempo sem aparentar oleosidade, não deixe de proteger os cabelos no banho com uma touca, que pode ser de plástico mesmo. Isso vai fazer com que a umidade do banheiro não aumente a produção das glândulas sebáceas no couro cabeludo. 

31. Reconstrução capilar dá impressão de fios mais lisos

A reconstrução capilar é a técnica que repõe massa ao cabelo danificado através da ceramidas. Assim, os fios vão parecer mais alinhados e com menos volume, o que pode ser ótimo para quem tem cabelos lisos ou quer moldar melhor os cachos. 

32. Pré-shampoo pode ser usado para turbinar tratamentos capilares

Ainda não sabe pra quê serve o pré-shampoo? Ele tem uma ação de limpeza profunda porque abre as cutículas do cabelo e retira as impurezas. Isso também ajuda que a hidratação, nutrição e reconstrução funcionem melhor. A dica é usar o pré-shampoo a cada 15 dias para não ressecar as madeixas.

33. Escova progressiva e coloração no mesmo dia?

Se você colore o cabelo e também faz alisamentos, dê um espaço de 20 dias entre os dois para que o cabelo se recupere da primeira química. A dica é fazer hidratações e nutrições nesse período para preparar os cabelos para a coloração ou alisamento.

34. Se você é morena e quer ficar loira, aposte na raiz esfumada

Se você tem cabelos escuros e quer ficar loira ou platinada, deixe a raiz esfumada para deixar o novo visual mais natural. A técnica é tendência e foge daquele contraste exagerado em que tem cabelos e sobrancelhas escuros. 

35. Aplique um óleo capilar nos cabelos loiros antes da piscina

Para evitar que o cabelo fique verde depois de um banho de piscina, a dica é criar uma barreira de proteção com óleo capilar antes de entrar na água. Assim, o cloro não consegue alcançar os pigmentos da coloração. 

36. Nunca passe o condicionador na raiz

Na hora da lavagem, o condicionador deve ser aplicado apenas no comprimento ou nas pontas do cabelo. Se for aplicado na raiz, ele pode deixar o cabelo mais oleoso, pesado e até mesmo entupir os poros, causando a caspa.

37. Você pode combinar produtos de tratamento

Uma dica para potencializar os tratamentos é combinar produtos: o óleo capilar pode ser misturado à máscara de tratamento e a ampola pode ser colocada dentro do condicionador. 

38. Faça reconstrução para melhorar a elasticidade do cabelo

Se você descoloriu o cabelo e os fios acabaram ficando ressecados, frágeis e elásticos, faça reconstrução capilar com queratina uma vez por semana, para reconstruir o interior da fibra capilar e evitar o corte químico. 

39. Cortar ou colorir e alisar os cabelos primeiro? 

Se você quer combinar duas mudanças no mesmo dia, escolha cortar os cabelos depois de colorir e antes de fazer a escova progressiva. Isso porque ao esticar e tingir as mechas, as pontas podem ficar ásperas e um pouco ressecadas. Cortando depois, você acaba com esse visual.

40. Use produtos com proteção solar para evitar desbotamento da cor

Se você pinta os cabelos, seja de preto, de castanho, de loiro, ruivo ou qualquer cor fantasia, não deixe de aplicar produtos com FPS para proteger a cor das madeixas e evitar o desbotamento que o sol pode causar. Cremes de pentear e óleos são os que protegem os cabelos no dia a dia. 

41. Saiba evitar o frizz com o secador

Na hora de secar os cabelos com secador, uma dica para evitar o frizz é posicionar o bocal em paralelo à mecha que você estiver secando: de cima para baixo ao secar mechas do topo da cabeça e deitado nas mechas da nuca, por exemplo.

42. Tiaras, arcos e headbands ajudam no bad hair day

Além de deixarem o visual mais estiloso, as tiaras, os arcos e headbands são muito úteis em um bad hair day, quando os cachos estiverem amassadinhos ou a raiz do cabelo oleosa. 

43. Desembarace os cabelos antes de entrar no banho

Para evitar nós durante a lavagem com shampoo, a dica é pentear os cabelos antes do banho. Isso também ajuda o shampoo a limpar melhor mecha por mecha.

44. Faça corte em camadas se quiser volume e movimento

Quem tem cabelo liso, fino ou alisado com escova progressiva e quer fugir do efeito chapado e sem volume pode fazer um corte desfiado ou em camadas, para dar mais movimento e balanço as madeixas. Os cortes com franja também ajudam a dar volume. 

45. Cabelos cacheados também podem ter franja

A franja deixa os cabelos cacheados e crespos com mais estilo e mais movimento e pode ser feita de várias maneiras: longa, curta, com volume ou pouco volume. A dica é combinar com o formato do seu rosto e corte de cabelo. 

46. Use maquiagem capilar para disfarçar fios brancos e raiz crescendo

Está sem tempo para retocar a raiz ou quer disfarçar o cabelo branco de última hora? Aposte nos sprays de retoque, que colorem os fios grisalhos e também retocam a raiz do cabelo. Eles duram até a próxima lavagem. 

47. Secador também pode criar beach waves 

Quer criar ondas no cabelo sem o babyliss? A dica é torcer mechas com os dedos, segurar nas pontinhas e posicionar o secador nelas, uma de cada vez. Quando soltar, você terá ondas naturais e mais abertas. 

48. Não use apenas descolorante para platinar os cabelos

Os descolorantes vão, sim, clarear bastante a cor dos cabelos mechas, mas se você quer um loiro platinado, use sempre uma coloração depois de descolorir. Isso porque o cabelo pode ficar alaranjado dias depois, além de ficar altamente sensível e elástico. 

49. O número .0 na caixinha não indica cor mais intensa

As colorações que têm o zero depois do ponto na caixinha significam que aquela tonalidade é natural e sem reflexos. Se você quer uma cor intensa, a dica é escolher uma numeração que repita o número após o ponto, como 6.88, por exemplo.

50. Usar o secador nos cabelos molhados pode fazê-los cair mais

Para secar os cabelos de forma saudável, além do protetor térmico é preciso retirar o excesso de água primeiro. O ideal é que os fios fiquem, pelo menos 90% secos, para diminuir o tempo de exposição ao calor e aos puxões.

Redação: Beatriz Doblas

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação