Beleza Extraordinária

5 tratamentos para recuperar cabelos cacheados e crespos depois da descoloração: da umectação ao pré-poo

  • Descoloriu os fios? Saiba que cuidados tomar para manter os cachos bonitos e saudáveis depois do procedimento (Foto: Instagram @itstayloranne__ )
  • A umectação com óleo de coco é um dos tratamentos mais importantes para recuperar os cabelos cacheados e crespos que passaram pelo processo de descoloração (Foto: Instagram @aminamarie)
  • Para proteger os fios na hora da lavagem, além de apostar em shampoos com fórmula suave, também vale recorrer à técnica pré-poo (Foto: Instagram @frankeerose)
Tela cheia
Previous Next
Descoloriu os fios? Saiba que cuidados tomar para manter os cachos bonitos e saudáveis depois do procedimento (Foto: Instagram @itstayloranne__ )
  • Descoloriu os fios? Saiba que cuidados tomar para manter os cachos bonitos e saudáveis depois do procedimento (Foto: Instagram @itstayloranne__ )
  • A umectação com óleo de coco é um dos tratamentos mais importantes para recuperar os cabelos cacheados e crespos que passaram pelo processo de descoloração (Foto: Instagram @aminamarie)
  • Para proteger os fios na hora da lavagem, além de apostar em shampoos com fórmula suave, também vale recorrer à técnica pré-poo (Foto: Instagram @frankeerose)

Com a chegada do verão, muitas cacheadas e crespas decidem clarear os cabelos para dar uma iluminada no look. Mas, como é preciso passar por um processo de descoloração para atingir o loiro desejado, depois da transformação, os cachos podem ficar indefinidos, ressecados e com mais frizz. No entanto, isso não significa que a melhor opção para manter o look em dia é abrir mão da mudança de visual: dá para reverter esse quadro e exibir madeixas bonitas e saudáveis recorrendo a alguns tratamentos e cuidados específicos. Quer saber quais são eles para já preparar a sua rotina de cuidados? Confira a lista! 

1 - Umectação com óleo de coco impede que os cachos fiquem ressecados 

Se tem um tratamento que não dá para dispensar na rotina pós-coloração dos cabelos cacheados e crespos, sem dúvidas, é a umectação. Como os óleos já fazem bem para os fios naturalmente secos em qualquer situação, já dá para imaginar como ela se torna ainda mais importante depois de um procedimento que tende a aumentar o ressecamento, não é?  

Sendo assim, pelo menos uma vez na semana, reserve um tempo para fazer essa técnica! O passo a passo é aquele que você já conhece: aplique óleo da raiz às pontas, enluvando bem  cada mecha e massageando o couro cabeludo com a pontinha dos dedos; depois, deixe agir por, no mínimo, duas horas ou durma com o produto nos fios para lavar pela manhã. Na hora de retirar, aposte no método UCPE - umectar, condicionar, pausar e esperar - para tirar todo o resíduo sem comprometer os nutrientes que o cabelo acabou de receber. 

Dica: Como os óleos com pigmentos amarelados podem acabar modificando o tom do loiro, invista no óleo de coco! Por ser transparente, ele trata profundamente os cabelos -entregando toda a hidratação e nutrição necessária - sem oferecer esse risco. 

2 - Comece um cronograma capilar

Você não fazia cronograma capilar? Então, é hora de começar já esse procedimento! Combinando os três tratamentos que o cabelo mais precisa - hidratação, nutrição e reconstrução - durante o período de um mês, esse calendário de cuidados faz toda a diferença na pós-coloração. 

A reconstrução é a etapa mais importante para que a fibra capilar recupere a massa que acaba perdendo depois da descoloração; mas, para que os fios não acabem pesados com o excesso de proteínas, deve ser feita apenas de 15 em 15 dias. A hidratação - que repõe a água perdida pelas madeixas e funciona como uma porta de entrada para os demais tratamentos - é a que aparece com mais frequência no calendário de cuidados, seguida pela nutrição.

Se estiver em dúvida sobre como organizar tudo isso, é só conferir a tabela oficial para cabelos descoloridos nessa matéria aqui

3 - Faça pré-poo antes de toda lavagem 

Como os cachos tendem a ficar mais fragilizados depois da descoloração, é preciso tomar todos os cuidados possíveis para que ele não fique ainda mais prejudicado. Além dos tratamentos já citados, um deles já começa na hora da lavagem: invista na técnica pré-poo para proteger as pontas do seu cabelo! 

Como o nome indica, esse procedimento é feito antes da lavagem com shampoo. Ele consiste em aplicar condicionador, óleo, máscara de tratamento ou creme de pentear no comprimento para, assim, criar uma película protetora que vai impedir que a oleosidade natural dos fios seja removida junto com as demais impurezas na hora da higienização.

Não tem segredo: é só usar uma boa quantidade de um produto mais hidratante ou oleoso nas pontas e deixar agir por alguns minutos. Depois, é só enxaguar tudo e aplicar o shampoo para fazer a limpeza. 

4 - Use shampoos com fórmula mais suave e sempre sele as cutículas com condicionador 

Mas, mesmo fazendo a técnica pré-poo para proteger os cabelos, uma dica para ajudar a preservar ainda mais a hidratação e a oleosidade natural - algo que faz toda a diferença depois da descoloração -  é apostar em shampoos com fórmulas bem suaves. Como o óleo de coco é queridinho das cacheadas e crespas e um verdadeiro aliado no tratamento pós-coloração, uma boa opção é apostar nas versões que contam com esse componente na fórmula.

Na hora da aplicação, o truque é aplicar o shampoo apenas no couro cabeludo e massagear bem com a pontinha dos dedos, fazendo movimentos de dentro para fora, para remover todas as impurezas. Por fim, é só enxaguar tudo - de preferência, com água fria - e pronto! O condicionador - que vem por último, depois da hidratação, nutrição ou reconstrução - vai selar as cutículas e deixar o cabelo macio e brilhoso. 

5 - Tenha um borrifador com misturinha para revitalizar os cachos no day after

Apesar de todos esses tratamentos, é normal que os cachos fiquem mais prejudicados em alguns dias - como naquela semana que você não teve tempo de fazer a umectação e só deu uma hidratação rápida no banho, por exemplo.  Sendo assim, como não dá para lavar o cabelo várias vezes na semana, o segredo para não ter dor de cabeça com o day after é preparar uma misturinha e colocar no borrifador para revitalizar os cachos sempre que for preciso!

Faça o seguinte: coloque, mais ou menos, 100ml de água filtrada no borrifador; depois, acrescente uma colher de sopa de um creme de pentear de textura fluida e adicione, também, um pouquinho de óleo (fica a dica do óleo de coco, novamente!). Feito isso, é só borrifar a mistura no cabelo para revitalizar os cachos que estiverem mais indefinidos e ressecados. 

Redação: Nívia Passos

Temas relacionados
Água micelar:

como remover a maquiagem com o produto?