Beleza Extraordinária

5 sinais de que as suas mãos estão envelhecendo precocemente: saiba quais são e aprenda a revertê-los

  • Conheça os 5 sinais que mais demonstram o envelhecimento precoce nas suas mãos e aprenda a evitá-los (Foto: Pixelformula)
Tela cheia
Previous Next
Conheça os 5 sinais que mais demonstram o envelhecimento precoce nas suas mãos e aprenda a evitá-los (Foto: Pixelformula)

Nos cuidados para combater as rugas, manchas e outros sinais do envelhecimento precoce, as mãos costumam ser facilmente esquecidas. A pele delicada e fina tem tendência a mostrar as imperfeições mais cedo que qualquer outra região do corpo, por ficar 24 horas exposta às agressões externas como o vento, o sol, os radicais livres e a poluição sem nenhum tipo de proteção. Confira os 5 sinais de que as suas mãos estão envelhecendo cedo demais e descubra como atenuá-los!

1. Flacidez da pele

Assim como no rosto e pescoço, à medida que os anos passam a pele das mãos vai perdendo a sua capacidade de produzir colágeno e elastina, resultando em uma aparência mais flácida. Para combater o problema, é essencial apostar em cremes enriquecidos com ativos firmadores, como Phyto-Active, e que aumentem a elasticidade da pele como o Elastifex. 

2. Enrugamento

O aparecimento de rugas mais profundas nas articulações dos dedos é outra característica das mãos com aparência envelhecida, que pode acontecer tão cedo quanto aos 20 anos. Essa também é uma característica da lenta produção de colágeno, por isso vale introduzir um cuidado nutritivo que estimule essa produção, como os cremes enriquecidos com retinol e vitamina E, não esquecendo de adicionar religiosamente a proteção solar à rotina. 

3. Veias proeminentes

A proeminência das veias também é muito comum em mãos com aparência envelhecida. Isto acontece devido ao afinamento excessivo da pele, que vai acontecendo em todo o corpo, mas especialmente nas regiões em que a derme já é mais fina e delicada, como as mãos, os olhos e o pescoço. Assim, as veias e artérias que ficam logo abaixo dessa camada ficam mais evidentes. Embora seja difícil reverter o problema, vale prevenir com a hidratação diária regular, com cremes mais densos e ricos em vitamina A e E, bem como o uso do filtro UV adequado. 

4. Manchas

As manchas de sol que aparecem nas costas da mão também demonstram o seu envelhecimento precoce. Elas são o reflexo dos danos que os raios ultravioleta A (UVA) causam na pele mais delicada, e para as combater é essencial aplicar a proteção solar adequada várias vezes ao dia, especialmente após cada lavagem. Os cremes com antioxidantes são excelentes para reduzir a aparência escurecida, bem como o retinol, além dos tratamentos a laser que entregam resultados mais rápidos e eficazes.

5. Ressecamento 

Embora possa ser uma das causas do envelhecimento precoce, já que promove a perda de elasticidade na pele, a falta de hidratação nas mãos também pode ser uma consequência da idade. Tanto o ressecamento uniforme quanto a descamação em regiões localizadas são indícios de que a pele necessita de um reforço de hidratação, tanto ao nível externo quanto interno. Por isso, evite usar sabonetes adstringentes e álcool gel, que podem agravar o problema; invista em cremes mais ricos e aposte em intensificar o consumo de água por dia. 

Temas relacionados
Cicatrização capilar:

o que é e por que apostar? Confira!