Beleza Extraordinária

5 hábitos para adotar em casa que ajudam no rejuvenescimento da pele

  • Descubra os hábitos que deve adotar para evitar o envelhecimento precoce da pele (Foto: Shutterstock)
Tela cheia
Previous Next
Descubra os hábitos que deve adotar para evitar o envelhecimento precoce da pele (Foto: Shutterstock)

Ter a pele com um aspecto mais jovem e renovado é um sonho de consumo para muitas pessoas. No entanto, na correria do dia a dia há quem se esqueça dos cuidados diários com a pele, sofrendo com problemas comuns como desidratação, manchas e aparecimento de rugas. A dermatologista Tatiana Costa contou quais são os hábitos que podem ser adotados em casa e que fazem toda a diferença para o rejuvenescimento da pele.

1. Produtos com propriedades hidratantes devem ser usados diariamente

Enquanto no inverno os hidratantes corporais são os melhores amigos das mulheres, quando a temperatura sobe, os produtos com propriedades hidratantes acabam sendo deixados de lado. Mas de acordo com a dermatologista, a sua função é adicionar nutrientes que são fundamentais para a revitalização e regeneração do tecido e são necessários para o organismo em qualquer época do ano. "Quando a pele está seca e descama, além de tornar as marcas de expressão mais visíveis como linhas e rugas, ela pode ficar menos protegida e suscetível a invasão de corpos estranhos que influem no aparecimento de doenças e infecções. Por isso, é importante criar o hábito de sempre hidratar a pele e evitar tomar banhos quentes, pois eles são grandes responsáveis pelo ressecamento de pele", esclarece a especialista Tatiana Costa.

2. Proteção solar com antioxidantes é uma ótima combinação anti-idade!

Com a chegada do verão e o recesso de fim de ano, as idas à praia ou a piscina aumentam e o uso de protetor solar fica ainda mais importante. Entretanto, apesar do filtro já combater os efeitos dos raios UVA - responsáveis pelo envelhecimento da precoce da pele - a médica indica a combinação do protetor coma ação de produtos antioxidantes. "Um dos grandes causadores do envelhecimento de pele são os radicais livres que estão presentes, por exemplo, na radiação ultravioleta e os protetores solares somente conseguem proteger 50% dos danos causados pelos radicais. A partir do momento que é realizada a combinação com produtos antioxidantes que impedem os primeiros sinas de envelhecimento e também combatem a ação da poluição e dos raios infravermelhos, a pele fica amplamente protegida contra o envelhecimento", explica.

3. Ingerir 2 litros de água todos os dias é fundamental!

Na correria do dia a dia, às vezes se torna difícil lembrar de ingerir 2 litros de água por dia, mas manter o corpo hidratado é essencial para o organismo conforme destaca a médica: "Não há pele bonita sem metabolismo hidratado e equilibrado já que as fibras de colágeno precisam da água para que possam funcionar e se renovar. Portanto, é importante estar sempre atenta a ingestão de líquido no organismo. Quando se fala em hidratação, isso não se restringe a água potável, e é válido beber água de coco, sucos e diversas bebidas quem complementem a quantidade necessária de líquido no organismo", diz.

4. O sono da beleza traz grandes benefícios!

Há quem diga que não precisa dormir muito para se sentir leve e renovado, no entanto a dermatologista Tatiana alerta que a qualidade de sono afeta diretamente na saúde da pele. "Os sinais de envelhecimento da pele como flacidez, aparecimento de linhas finas e pigmentação irregular ficam mais evidentes em pessoas que dormem menos. Já quem dorme mais, se recupera com muito mais facilidade de queimaduras do sol e outras agressões à pele. Portanto, a ideia de que dormir, por exemplo, 4 horas diárias pode ser suficiente para o organismo é um mito", afirma.

5. Diga adeus ao sedentarismo e comece a praticar exercícios físicos!

Com a chegada do ano novo, a lista de desejos é uma das atividades mais realizadas para tentar incorporar hábitos benéficos na rotina. A dermatologista Tatiana Costa aponta que introduzir a prática de exercícios físicos pode ser uma boa atitude para começar o ano novo saudável! "Quando o indivíduo tem o hábito de correr 15 minutos durante 5 dias da semana, por exemplo, a corrida contribui para a produção de colágeno que é essencial para a firmeza e sustentação da pele. Além disso, outras atividades como musculação e aeróbica promovem a produção de substâncias que atuam diretamente contra o envelhecimento, como é o caso da L- glutamina", conclui.

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação