Beleza Extraordinária

5 formas de cuidar do cabelo ressecado: confira as dicas para devolver a maciez e o brilho dos fios!

  • Confira o que fazer para tratar os cabelos ressecados! (Foto: Instagram @brittsully)
  • Hidratação e nutrição estão entre os tratamentos mais importantes para se livrar do ressecamento (Foto: Instagram @noamaria)
  • Apostar em finalizadores que prolonguem o tratamento também é uma boa maneira de amenizar o aspecto ressecado dos cabelos (Foto: Instagram @chelleee_b)
Tela cheia
Previous Next
Confira o que fazer para tratar os cabelos ressecados! (Foto: Instagram @brittsully)
  • Confira o que fazer para tratar os cabelos ressecados! (Foto: Instagram @brittsully)
  • Hidratação e nutrição estão entre os tratamentos mais importantes para se livrar do ressecamento (Foto: Instagram @noamaria)
  • Apostar em finalizadores que prolonguem o tratamento também é uma boa maneira de amenizar o aspecto ressecado dos cabelos (Foto: Instagram @chelleee_b)

Quando o cabelo está ressecado, é preciso recorrer a uma série de cuidados específicos para que ele fique macio e saudável novamente. Investir em hidratações e nutrições semanais, por exemplo, é uma das medidas mais importantes para que a fibra capilar recupere toda a água e oleosidade natural que acabou perdendo.

E não para por aí: para que o tratamento funcione mais rápido, também vale apostar em outros truques simples que vão fazer toda a diferença no resultado final. Saiba mais sobre todos eles! 

1 - Hidratação é a porta de entrada para todos os tratamentos 

Quando o cabelo está áspero, opaco e sem movimento, é sinal de que ele está precisando recuperar alguns nutrientes para ficar saudável e macio novamente. A nutrição, que devolve a oleosidade natural do cabelo, é uma das mais importantes nesse caso; mas, antes de apostar nela, é preciso deixar os fios com a hidratação em dia!

O motivo? É que, além de devolver toda a água que foi perdida pela fibra capilar, essa etapa também funciona como uma porta de entrada para todos os outros tratamentos. 

Sendo assim, a dica é comprar uma máscara potente e tentar fazer de duas a três hidratações por semana - seja por alguns minutinhos, no banho mesmo, ou de forma mais detalhada, com aplicação mecha a mecha. E vale lembrar que, assim como em qualquer outro tratamento, é importante enluvar bem o cabelo para que o produto penetre com mais facilidade. 

2 - Umectação com óleo é tratamento potente para nutrir os cabelos

Após a primeira hidratação, o cabelo já está preparado para começar a receber outros tratamentos, como a nutrição. Para os fios ressecados, essa etapa é uma das mais importantes por devolver os lipídios da fibra capilar - ou seja, sua oleosidade natural - e, consequentemente, ajudar a eliminar o aspecto seco. 

Para investir nessa etapa, você pode alternar o uso de máscaras com fórmula rica em óleos - como o creme de tratamento Élseve Óleo Extraordinário, de L'Oréal Paris - com a técnica de umectação.

Quando preferir a segunda opção, vale apostar no Óleo Extraordinário para que os fios sejam nutridos de maneira potente e logo recuperem o brilho que acabaram perdendo com o aspecto ressecado. 

3 - Shampoos hidratantes são ideais para higienizar fios ressecados 

Por mais que tratamentos como hidratação e nutrição sejam os mais importantes para recuperar o cabelo ressecado, como já falado, eles precisam vir acompanhados de outros truques para que o resultado chegue mais rápido. E um deles já começa na hora da lavagem com a escolha do shampoo!

Em vez de apostar nas versões com agentes de limpeza mais potentes - como o antirresíduos, por exemplo -, prefira os mais suaves. Com eles, na hora de higienizar o couro cabeludo, fica bem mais fácil remover as impurezas sem comprometer a oleosidade natural; e, se desejar, você ainda pode fazer a técnica pré-poo antes para deixar os fios ainda mais protegidos - como explica, detalhadamente, essa matéria aqui!

4 - Lavagem com água fria ajuda a selar as cutículas 

Você sabia que a temperatura do chuveiro também pode ser uma boa aliada para combater o ressecamento? Por isso, a dica é deixar a água fria ou morna sempre que for lavar os cabelos!

O motivo é o seguinte: enquanto a quente abre as cutículas da fibra capilar e só tende a piorar o aspecto seco, a gelada/morninha ajuda a selar as cutículas e a aumentar o brilho das madeixas. 

Se não quiser tomar todo o banho com o chuveiro em temperatura baixa, tente, ao menos, fazer o último enxague com a água fria. Dessa forma, você já vai perceber uma melhora no cabelo e amenizar os efeitos do ressecamento. 

5 - Finalizadores que tratam e modelam são os mais recomendados para eliminar o tratamento 

Para completar todos esses cuidados, um bom truque é escolher um finalizador que  continue tratando os cabelos ao longo do dia. Dessa forma, além de modelar os fios, você também vai conseguir reparar a fibra capilar e contar com mais um aliado para deixar as cutículas bem seladas e livres do ressecamento. 

Redação: Nívia Passos

Produtos favoritos
Temas relacionados
Óleo + Creme de pentear

Descubra os benefícios da misturinha