Beleza Extraordinária

5 erros que podem causar o ressecamento da pele: saiba como evitar o problema e hidratar a pele do rosto e do corpo

  • Sentiu que sua pele está mais ressecada? Descubra se você está cometendo algum erro! (Foto: Shutterstock)
Tela cheia
Previous Next
Sentiu que sua pele está mais ressecada? Descubra se você está cometendo algum erro! (Foto: Shutterstock)

Oleosidade em excesso na pele pode ser um problema para muitas mulheres, mas, por outro lado, lidar com o ressecamento também não é nada bom para a saúde e aparência da pele. Quem já nasce com o aspecto seco precisa ficar sempre atenta na hora de escolher os produtos para que eles garantam a hidratação necessária; no entanto, entre as donas de pele oleosa, mista ou normal, a preocupação com a redução do óleo - entre outras práticas do dia a dia, como banho muito quente - são as responsáveis pelo aparecimento do efeito ressecado nada agradável. Quer saber os maiores erros para não sofrer com essa consequência? Confira a lista!

1 - Lavar o rosto em excesso 

Um dos principais motivos para o ressecamento da pele é o erro na frequência de lavagens. Muita gente acredita que para evitar a oleosidade ou o acúmulo de impurezas é necessário lavar o rosto nos primeiros sinais dos óleos, mas, ao contrário do que parece, essa prática é errada! Para não pesar a mão e acabar prejudicando a hidratação, o ideal é fazer a lavagem duas vezes por dia - de preferência, uma na manhã e outra antes de dormir. 

2 - Usar sabonetes muito agressivos

Na hora de escolher o melhor sabonete para a limpeza do rosto, outro cuidado importante é fugir dos agentes limpantes muito agressivos, que podem acabar prejudicando a oleosidade natural. E engana-se quem pensa que isso só vale para as donas de pele já seca ou mista: aquelas que lidam com o excesso de sebo também devem priorizar produtos com uma fórmula mais suave, que prometa uma limpeza profunda e controle do óleo sem agredir ou causar ressecamento.  

Vale lembrar, também, que o cuidado não vale apenas para a pele do rosto. O corpo também sofre com o ressecamento e, quando não tratado, pode evoluir do aspecto esbranquiçado aos machucadinhos aparentes. Por isso, uma dica importante para evitar o problema é usar sabonetes com fórmula hidratante no banho, para que retirem todo o acúmulo de sujeira e gordura sem prejudicar. 

3 - Não usar hidratante diariamente

Não dá para falar de pele radiante e sedosa sem lembrar dos hidratantes. Como o nome já diz, o produto garante uma hidratação extra e seu uso diário é indispensável para evitar o ressecamento da pele do rosto e do restante do corpo. Sendo assim, uma das dicas mais importantes para quem não quer lidar com o problema de ressecamento é escolher o creme que mais atende suas necessidades e aplicá-lo logo após a limpeza facial ou depois do banho - momentos em que a pele fica mais preparada para que o hidratante consiga penetrar. 

4 - Tomar banho com água muito quente

Tomar banho muito quente também faz parte da lista de erros que devem ser evitados, já que a temperatura alta compromete a camada superior da epiderme e aumenta o aspecto ressecado. Por isso, a dica é optar sempre pela água morna ou fria! No entanto, nos dias mais frios, para quem tem dificuldade de lidar com o jato gelado ou o levemente morno, o segredo para evitar as consequências da água quente é tomar um banho mais rápido e caprichar na hidratação. No corpo, outra boa recomendação é abusar das loções anti-ressecamento, que suavizam e hidratam instantaneamente. 

5 - Usar pó facial nos dias frios

Embora seja o melhor amigo das mulheres no período de verão - época em que o rosto precisa de um reforço a mais para segurar a maquiagem e evitar a aparência suada -, o pó facial pode virar um inimigo nas estações mais frias do ano. Por contar com a função de absorver a oleosidade do rosto, o produto pode ser evitado ou usado com moderação, apenas na zona T - que tende a ser mais oleosa - nesse período por agravar o ressecamento da cútis e deixar a aparência craquelada mais evidente. 

Temas relacionados
Retoque de raiz:

Descubra qual é a sua cor de Magic Retouch!