Beleza Extraordinária

5 dicas para um cabelo loiro perfeito: Marcos Proença ensina truques de coloração e cuidados

  • O loiro perfeito depende de uma rotina de cuidados e manutenções desvendadas por Marcos Proença
Tela cheia
Previous Next
O loiro perfeito depende de uma rotina de cuidados e manutenções desvendadas por Marcos Proença

O loiro é uma das colorações mais queridinha das mulheres brasileiras, mas também é aquela que mais danifica o cabelo. É tarefa difícil manter as madeixas com uma cor impecável e aparência bem tratada, mas nada que a opinião de um expert não ajude a mudar. Marcos Proença está por trás de alguns dos loiros mais cobiçados do país: Helena Bordon, Mica Rocha, Mari Weickert - todas fazem coloração com o cabeleireiro. Quer saber como ele faz para manter os cabelos dessas mulheres sempre impecáveis apesar da química? Confira 5 dicas saídas direto do salão do expert! 

Não perca a hora de retocar!

Existem muitas formas de ficar loira: pode ser através de mechas, coloração total ou apenas clareando as pontinhas. Para todos esses casos, existe um tempo certo para renovar a coloração e Marcos Proença dá as coordenadas para cada um: 

Coloração total: Quem pintou o cabelo de loiro por inteiro, precisa fazer o retoque da raiz a cada 30 ou 40 dias. 

Luzes loiras: pode retocar a cada 60 dias, mas se a mulher deixa a raiz mais natural e a ponta mais clara, ela pode retocar a cada 90 dias. 

Loiras que pintam os cabelos brancos: o ideal é retocar a cada 16 dias porque os brancos aparecem no contorno do rosto e a mulher se incomoda. 

Quando só as pontas são claras: Se a mulher gosta da técnica em que a ponta fica mais clara e a raiz totalmente escura - como as californianas, ela pode retocar só duas vezes por ano. Isso porque a pessoa não se incomoda com a raiz escura: é proposital, ela quer aquele efeito bem dramático

Não acumule tinta sobre tinta sem necessidade

Segundo Marcos Proença, muita gente estraga o loiro aplicando tinta por cima de uma área que já estava boa: "um grande erro é aplicar descolorante ou tinta no comprimento e nas pontas do cabelo toda vez que for retocar a raiz: você pode clarear o cabelo onde não precisa ou aplicar cor onde já estava no tom desejado", explica o cabeleireiro. 

Loiras não podem ter medo da tesoura

Cortar o cabelo com frequência é muito importante para quem quer ter um loiro sempre bonito. "Fazer um corte a cada 45 dias é perfeito para manter as pontas saudáveis, bonitas, com balanço e movimento", conta o cabeleireiro, garantindo que assim os fios ficam sempre com ar de bem cuidados. 

Coloração antes, progressiva depois: essa é a ordem

Proença revela que as loiras podem fazer progressiva, mas garante que existe uma ordem certa para essas químicas: "a progressiva pode ser feita até no mesmo dia da coloração ou das luzes, mas ela precisa ser feita depois", orienta. O motivo é muito simples: na hora de colorir as madeixas, as cutículas do fio se abrem para mudar de cor e o efeito da progressiva é justamente o contrário - ela fecha as cutículas do cabelo. 

Hidratação antes, depois e durante o ano todo!

Para um loiro bonito, Proença revela que o segredo é não descuidar das hidratações. "Abuse da hidratação e nutrição na semana que você vai fazer a cor: no dia é melhor não, mas um ou dois dias antes vale fazer um tratamento", diz o cabeleireiro. Depois da coloração esses cuidados continuam e, segundo o expert, eles não têm data para acabar:" a mulher tem que cuidar do cabelo o ano inteiro, não somente quando vai se submeter a processos químicos - quando é natural que ela fique mesmo mais preocupada. Ela deve fazer hidratação e nutrição nos fios semanalmente ou a cada 15 dias - isso vai manter o cabelo sempre saudável", garante.

Temas relacionados
Cabelos danificados têm solução?

Descubra qual é o melhor shampoo para esse problema