5 dicas para cuidar dos cabelos cacheados e crespos em casa e ter um resultado de salão!

Quem tem cabelo cacheado ou crespo precisa seguir uma rotina de cuidados intensos para que os cachos estejam sempre saudáveis e bem tratados. Mas, mesmo com tudo isso, engana-se quem pensa que, para cuidar deles, é preciso passar horas no salão de cabeleireiro: seguindo algumas dicas específicas, dá para exibir madeixas incríveis fazendo tratamentos na sua própria casa. Confira quais são elas e aprenda!

1 - Investir em hidratações semanais

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/5-dicas-para-cuidar-dos-cabelos-cacheados-e-crespos-em-casa-e-ter-um-resultado-de-salao" }

Uma característica comum dos cabelos cacheados e crespos é o ressecamento nas pontas. Isso acontece porque seu formato espiralado impede que a oleosidade da raiz chegue até o comprimento e o final dos fios - causando, assim, o aspecto mais seco. Por isso, a dica principal para exibir madeixas bonitas e bem tratadas é investir em uma rotina de hidratações toda semana!

Para quem consegue reservar três dias para dar uma atenção a mais aos fios, a dica é combinar a hidratação com nutrições e reconstruções e fazer o conhecido cronograma capilar; já para aquelas que têm o dia a dia mais corrido, o ideal é reservar, pelo menos, uma ou duas vezes na semana para fazer o tratamento, ainda que seja no próprio banho. 

2 - Adicionar a umectação na rotina 

Além da hidratação - de banho ou mais detalhada -, outro cuidado importante para as donas de fios cacheados e crespos é a umectação. Ideal para tratar o ressecamento de maneira mais profunda, essa técnica consiste em aplicar óleo da raiz às pontas do cabelo, enluvando bem as mechas e massageando o couro cabeludo para tirar a textura áspera e estimular o crescimento, respectivamente. Depois, basta deixar o produto agindo no cabelo por algumas horas e, depois, contar com a ajuda do condicionador para a retirada no chuveiro. 

Como é feito com óleos, esse tipo de tratamento é ideal para nutrir as madeixas, deixando-as mais brilhosas e livres de frizz. Mas, além disso, ela também conta com a vantagem de fortalecer os fios e ajudar a prevenir a desagradável quebra. 

3 - Usar um shampoo menos agressivo

Na hora de lavar os cachos, também é preciso tomar alguns cuidados com a escolha do shampoo. Para não piorar o ressecamento, uma dica importante é priorizar produtos que contem com fórmulas menos agressivas - ou seja, que promovam a limpeza necessária sem retirar a oleosidade natural do couro cabeludo. Além disso, também vale evitar a lavagem diária, já que os cabelos cacheados e crespos não costumam acumular oleosidade e podem ser limpos em dias alternados sem sofrer com o incômodo no couro cabeludo e o aspecto ensebado.

4 - Usar um finalizador que garanta um bom day after

Para conseguir cachos bonitos na finalização, além de escolher a técnica que mais atende suas necessidades - fitagem, plopping ou dedoliss, por exemplo -, é preciso escolher com cuidado o creme de pentear. Como os fios crespos e cacheados não são lavados todos os dias, o segredo para deixá-los intactos até a próxima lavagem é preferir produtos que consigam garantir a hidratação e definição necessárias para resistir ao longo dos dias. 

Por isso, antes de escolher um finalizador para chamar de seu, procure saber o tipo do seu cabelo, pesquise que tipo de textura e fórmula mais o favorece e, depois, vá fazendo testes até encontrar o que mais deixa seus cachos do jeito que você mais gosta. 

5 - Ter uma misturinha no borrifador para revitalizar os cachos 

Mesmo usando o creme e a finalização correta, em algumas ocasiões, pode acontecer dos cachos amanhecerem desarrumados. Quando isso acontece no dia da lavagem, basta entrar no chuveiro e pentear tudo novamente; mas, quando não é, o que fazer? É simples: para continuar com os cachos bonitos sem precisar atrapalhar sua rotina, a dica é ter uma misturinha no borrifador para revitalizar apenas as partes comprometidas. 

Nesse truque, uma boa dica para não deixar os fios com excesso de produtos é misturar um leave-in mais leve com um pouco de água e, ainda, um componente que ajude a hidratar e resolver o frizz - como o óleo, por exemplo. 

Matéria publicada em 23 de Março de 2021, por Webedia.

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/5-dicas-para-cuidar-dos-cabelos-cacheados-e-crespos-em-casa-e-ter-um-resultado-de-salao" }
{ "@context": "http://schema.org", "@type": "Thing", "subjectOf": { "@type": "ItemList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/cabelos-cacheados-como-dormir-sem-amassar-os-cachos", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"cabelos-cacheados-como-dormir-sem-amassar-os-cachos", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/artigos/cabelo/artigos-planilha-nova-1_1/keila/modelo-negra-com-cabelo-cacheado-e-curto.jpg?rev=af26eaa520a84c9f85e4ddeedc727adc", "height":1000, "width":1920 }, "datePublished": "2024-01-09T18:41:07+00:00", "dateModified": "2024-01-09T18:41:45+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":"" } }, { "@type":"ListItem", "position": 2, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/fitagem-tecnica-de-finalizacao-define-os-cachos-com-os-dedos", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"fitagem-tecnica-de-finalizacao-define-os-cachos-com-os-dedos", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/artigos/cabelo/artigos-planilha-nova-1_1/330-351/346/modelo-com-cabelo-cacheado-e-volumoso.jpg?rev=d88fc1cfc90748748d1968ae6fbbbfe4", "height":1000, "width":1920 }, "datePublished": "2024-03-06T18:31:09+00:00", "dateModified": "2024-03-06T18:41:07+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":"" } } ] } }
{ "@context": "http://schema.org", "@type": "BreadcrumbList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "item": { "@id": "/", "name": "Home" } } , { "@type":"ListItem", "position": 2, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/beleza-extraordinaria", "name": "Beleza Extraordinária" } } , { "@type":"ListItem", "position": 3, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/5-dicas-para-cuidar-dos-cabelos-cacheados-e-crespos-em-casa-e-ter-um-resultado-de-salao", "name": "5-dicas-para-cuidar-dos-cabelos-cacheados-e-crespos-em-casa-e-ter-um-resultado-de-salao" } } ] }