Beleza Extraordinária

5 cuidados necessários com o cabelo relaxado

  • Cabelo relaxado: confira cinco dos principais cuidados para manter os fios bonitos e saudáveis! (Foto: Instagram @makeupbydenise)
Tela cheia
Previous Next
Cabelo relaxado: confira cinco dos principais cuidados para manter os fios bonitos e saudáveis! (Foto: Instagram @makeupbydenise)

O relaxamento capilar é uma das opções mais populares entre as mulheres cacheadas e crespas que querem reduzir o volume dos fios. Feito com tioglicolato de amônia ou guanidina, o procedimento promete um alisamento suave e cachos abertos, garantindo madeixas mais compridas em muitos casos.

Mas como acontece em todo processo com química, é preciso ter uma boa rotina de cuidados após a técnica para evitar danos nas madeixas. Quer saber como? Então vem conferir essa listinha especial com 5 cuidados para ter com o seu cabelo após o relaxamento!

1. Use e abuse do cronograma capilar para recuperar as madeixas

Por contar com ingredientes químicos, o relaxamento capilar pode trazer alguns danos aos fios, então é preciso redobrar os cuidados após fazê-lo. O combo hidratação, nutrição e reconstrução, por exemplo, pode (e deve!) fazer parte da sua rotina. Infalíveis na recuperação dos fios, esses tratamentos são capazes de devolver todos os nutrientes perdidos durante o procedimento químico, resultando em madeixas mais resistentes e saudáveis. Mas lembre-se: é importante montar o cronograma respeitando as necessidades do seu cabelo.

2. Inclua óleos naturais em sua máscara de hidratação

Acredite: a hidratação pode salvar o seu cabelo! Mas saiba que ela pode ficar ainda mais potente quando inclui um bom óleo natural, como o óleo de rícino. Potente e milagroso, ele fortalece o tratamento, deixando as madeixas mais brilhosas, macias e visivelmente hidratadas. Além disso, a máscara com óleo de rícino é uma boa aliada para combater o frizz e fortalecer os fios quebradiços e elásticos. O resultado é incrível, pode apostar!

3. Mantenha os fios longe de chapinha e secador após o relaxamento

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Katrina Duckett (@princess.kaae_) em

Não importa se o seu cabelo é relaxado ou não, o uso constante de modeladores térmicos pode danificá-los. No caso do cabelo relaxado, o prejuízo pode ser ainda maior, já que após o procedimento químico os fios costumam ficar mais frágeis. Ainda assim, se você não abre mão de penteados com cabelo liso, é importante ter em mente que o uso de protetor térmico é fundamental para proteger as madeixas. Aplique-o antes do contato com o calor para criar uma camada de proteção ao redor da fibra capilar e pronto! 

4. Evite prender os fios com relaxamento

Assim como o uso de chapinha e secador, o hábito de deixar o cabelo preso por horas também pode resultar em fios marcados e quebradiços. Isso acontece porque o cabelo relaxado fica mais fino do que o normal após o procedimento, ou seja, mais propenso à quebra. Para evitar esse quadro, o ideal é deixar as madeixas livres ao longo do dia, principalmente quando estiverem molhadas.

5. Corte as pontas regularmente para ajudar na recuperação do cabelo

Se o seu foco é o projeto Rapunzel, você deve saber que cortar as pontinhas ajuda a acelerar o crescimento capilar, certo? E, é claro que, com o cabelo relaxado não pode ser diferente. Afinal, a medida que o tempo passa, as pontas que passaram pelo procedimento químico podem ficar mais ressecadas e fracas, resultando na quebra dos fios. Se as reconstruções capilares não forem suficientes para recuperar os fios, vale a pena apostar em cortes a cada três ou quatro meses.

Redação: Úrsula Gomes

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação