5 cortes de cabelo feminino para fazer em casa

Testar diferentes cortes de cabelo em casa pode ser algo que amedronta 8 em cada 10 mulheres, mas você sabia que arriscar e acertar no novo visual sem a ajuda de um profissional não é impossível? Muita gente tem medo de pegar na tesoura porque por acreditar que todos os cortes de cabelo feminino são super difíceis de fazer. Mas não é bem assim: existem cortes que são super alcançáveis em casa e não exigem um grande conhecimento.

O segredo para um bom resultado em casa é conhecer bem as suas madeixas e utilizar as técnicas de corte mais adequadas para ele. Além disso, você deve estar preparada com os acessórios necessários para realizar o corte. De forma geral, você vai precisar de pente, tesoura, elásticos de cabelo ou presilhas. Outro fator importante para o resultado final dos cortes de cabelo é a estilização dos fios depois da transformação.

Se você quer apostar nos cabelos curtos sem precisar sair de casa e gastar com o salão de beleza, o Beleza Extraordinária listou cinco cortes de cabelo feminino, entre cortes curtos e médios, além de algumas dicas de preparação e styling para você dar aquele up nas madeixas sozinha. Confira!

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/5-cortes-de-cabelo-feminino-para-fazer-em-casa" }

CORTES DE CABELO FEMININO EM CASA: COMO SE PREPARAR PARA CORTAR DE ACORDO COM O SEU TIPO DE CABELO

 

Antes de cortar os cabelos em casa é preciso estar atenta às particularidades do seu fio. Todos eles devem ser lavados antes da tesoura, mas uma vez que têm texturas e densidades diferentes, a técnica de corte que serve para um pode não servir para os outros. Para cortar cabelo cacheado e crespo, por exemplo, é mais recomendado que as madeixas estejam secas,  enquanto as lisas e onduladas podem cortar os cabelos molhados. 

A razão disso é bem simples: os cabelos cacheados e crespos molhados têm um caimento diferente de quando eles secos. Isso acontece por causa do fator encolhimento e das diferentes texturas que os cachos geralmente têm em diferentes partes da cabeça. Ao molhar e esticar os cabelos cacheados para cortar, você pode acabar com um corte mais curto do que foi planejado, ou com um resultado desnivelado em diferentes áreas da cabeça. Por isso, é recomendado optar pelo corte a seco, trabalhando com a textura e o volume real dos seus fios. 

Caso você ache mais fácil apostar no cabelo curto feminino com as madeixas molhadas, deixe alguns centímetros de segurança, cortando um pouco abaixo do tamanho que você realmente quer, para quando o cabelo secar e os cachos encolherem o resultado final ficar perfeito.

BLUNT CUT É OPÇÃO PARA AS ADEPTAS DOS CABELOS CURTOS OU MÉDIOS

 

O blunt cut é um dos cortes de cabelo curto feminino que virou tendência há algumas estações e segue agradando mulheres com todos os tipos de cabelos. Ele se caracteriza pela base reta e, por isso, você pode conseguir o resultado em cada com poucos acessórios. Por ser um corte sem camadas nem fios repicados, ele é perfeito para quem deseja mudar o visual sem precisar ir ao salão e também não quer tentar nada mais elaborado. 

Mas isso não quer dizer que esse é um corte sem graça, muito pelo contrário. Os cortes de cabelo feminino curto com a base reta são super modernos e elegantes e fizeram a cabeça de várias fashionistas recentemente. Para quem prefere um pouco mais de comprimento, o blunt cunt também pode ser médio, bem rente ao ombro.

Mas como apostar no look? Uma das formas de fazer o corte de cabelo reto em casa é usando o auxílio de dois elásticos de cabelo: um para fazer um rabo de cavalo baixo, na altura da nuca, e outro para marcar a parte do rabo de cavalo que você pretende cortar. Depois de fazer o corte, solte o cabelo para verificar se os fios estão todos alinhados e fazer os ajustes necessários nas pontas.

LONG BOB É UM DOS CORTES DE CABELO MÉDIO QUE VOCÊ PODE REPRODUZIR EM CASA

Quem não ouviu falar do corte long bob recentemente? Assim como o blunt cut, ele segue em alta e se tornou queridinho das mulheres mundo afora. moderno e versátil, o long bob tem diferentes versões e acabamentos que podem ser adaptadas para diferentes tipos de rostos e cabelos. Além disso, é uma ótima opção de corte de cabelo feminino para quem está com as madeixas longas e quer mudar o visual de uma forma não muito drástica.

Como o intuito aqui é que você consiga reproduzir o corte em casa, a forma mais simples de fazer um long bob clássico é seguindo um passo a passo parecido com o do blunt cut, mas aqui o comprimento tradicional é na altura dos ombros e a base não precisa ser reta. Ou seja: depois de cortar, você pode repicar um pouquinho as pontas.  

O CORTE EM V É DEMOCRÁTICO É FÁCIL DE FAZER EM TODOS OS TIPOS DE CABELO

O corte em v é um dos cortes de cabelo feminino mais conhecidos e também um daqueles que você pode reproduzir em casa sem medo. Relativamente fácil de fazer, o corte em v se caracteriza pelo formato de V na parte de trás dos fios - com as laterais dos fios mais curtos e o centro mais comprido. Outra vantagem do corte em v é que ele pode ser reproduzido em quase todas as texturas de cabelo. 

Para fazer o corte em v em casa você vai precisar separar as madeixas desembaraçadas em duas partes iguais e prendê-las com o auxílio de um elástico de cabelo. O corte é feito com em um lado de cada vez, com os fios em frente ao rosto e com a tesoura sempre na vertical.

O PIXIE É UMA OPÇÃO DE CABELO CURTO FEMININO PARA MUDANÇAS MAIS RADICAIS

Se o seu objetivo é mudar radicalmente o visual, o corte pixie pode ser o que você procura. Ele foi feito para aquelas que não têm medo de ousar e passar a tesoura nas madeixas e é perfeito para quem procura um corte de cabelo curto feminino despojado com um leve toque de sofisticação - além de ser uma ótima opção para os dias de calor.

O corte pixie pode ter acabamentos diferentes, sendo todo curtinho ou mais curto na parte de trás e mais longo na parte da frente. Além disso, no dia a dia você pode estilizar o visual deixando os fios mais bagunçadinhos, o que dá um ar mais descontraído ao visual, ou mais polido, para um look mais sério e elegante.

Para fazer os cortes curtos estilo joãozinho em casa você vai precisar de quatro a cinco elásticos de cabelo para dividir as madeixas em partes antes de iniciar o corte, que deve começar pelo topo da cabeça e terminar na franja. Uma dica importante é ir penteando ou arrumando os cabelos com os dedos durante todo o processo para checar o alinhamento dos fios e remover as pontas que estiverem caindo.

FRANJAS ATUALIZAM O VISUAL SEM RECORRER A MUDANÇAS NO COMPRIMENTO

 

Na hora de mudar o visual de uma forma mais sutil - e segura -, não há opção melhor do que a franja.  Esse é um dos cortes de cabelo que todo mundo já tentou em casa ao menos uma vez e é perfeito para quem quer dar uma atualizada no look sem mudar o comprimento dos fios.

Para quem tem cabelos longos, a franja lateral é uma opção moderna e fácil de fazer que deixa o visual com mais movimento. Para quem tem cortes curtos ou cabelos médios, as franjas desfiadas deixam o look ainda mais moderno e interessante. 

Caso tenha cabelos lisos, é recomendável cortar a franja com os fios úmidos, mas se o seu cabelo for cacheado é melhor que o corte seja feito a seco para maior precisão no tamanho da franja.

ESTILIZANDO OS CORTES DE CABELO NO DIA A DIA: DICAS DE CUIDADOS APÓS A TRANSFORMAÇÃO

Independente do corte de cabelo escolhido, a transformação não acaba na tesoura. Os cortes de cabelo feminino - mesmo os cortes curtos - ficam ainda mais interessantes quando recebem um styling especial. Com exceção do corte reto, onde o objetivo é mesmo que as madeixas fiquem retinhas e alinhadas, todos os outros cortes podem ter acabamentos diferentes. 

Você pode dar mais textura aos fios com o auxílio de um leave-in, por exemplo, especialmente se o seu cabelo for fino e você estiver em busca de mais volume. Já as franjas precisam ser aparadas regularmente para manter o corte. A estilização fica por conta do tipo de franja escolhida e do seu tipo de cabelo: as lisas podem lançar mão da chapinha, enquanto as cacheadas podem utilizar apenas o secador ou aguardar o cabelo secar naturalmente após finalizar com o creme de pentear.

Além disso, tanto os cortes de cabelo feminino curto quanto os médios deixam as pontas das madeixas mais próximas ao rosto. Isso significa que elas estarão em maior evidência e precisam de mais cuidados. Vale a pena investir em óleos capilares para finalizar os penteados no dia a dia. Fórmulas com óleo de coco e óleos de flores nutrem os fios e previnem o surgimento de pontas duplas, além de deixarem os cabelos mais brilhosos e sem frizz.

Matéria publicada em 14 de Abril de 2021, por Webedia.

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/5-cortes-de-cabelo-feminino-para-fazer-em-casa" }
{ "@context": "http://schema.org", "@type": "Thing", "subjectOf": { "@type": "ItemList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/4-penteados-diferentes-para-fazer-com-chapinha", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"4-penteados-diferentes-para-fazer-com-chapinha", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/artigos/cabelo/artigos-planilha-nova-1_1/tayna/imagens-grupo/1345-4-penteados-diferentes-para-fazer-com-chapinha.jpg?rev=dc216399f92d45a19d7866b102576f54", "height":1000, "width":1920 }, "datePublished": "2020-12-09T15:15:45+00:00", "dateModified": "2022-01-06T03:12:17+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":"" } }, { "@type":"ListItem", "position": 2, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/tres-dicas-de-penteados-faceis-para-festa-ou-balada", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"tres-dicas-de-penteados-faceis-para-festa-ou-balada", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/artigos/cabelo/artigos-planilha-nova-1_1/keila/modelo-com-maquiagem-colorida-e-com-coque-no-cabelo.jpg?rev=e2478d3d58ae48e990649018d04ac5c9", "height":1000, "width":1920 }, "datePublished": "2020-11-17T13:12:42+00:00", "dateModified": "2022-01-06T03:09:58+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":"" } } ] } } { "@context": "http://schema.org", "@type": "BreadcrumbList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "item": { "@id": "/", "name": "Home" } } , { "@type":"ListItem", "position": 2, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/beleza-extraordinaria", "name": "Beleza Extraordinária" } } , { "@type":"ListItem", "position": 3, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/5-cortes-de-cabelo-feminino-para-fazer-em-casa", "name": "5-cortes-de-cabelo-feminino-para-fazer-em-casa" } } ] }