As famosas adoram variar a cor de cabelo, e as mechas são a forma mais prática e sutil de acrescentar um ar de novidade. Para quem quer reavivar a tonalidade dos fios com alguns toques de cor e luz, técnicas como balayage, splashlight, reflexos, e tantas outras, são opções perfeitas. Seja loira, ruiva ou morena, há vários estilos que favorecem a todas. Pensando nisso, o Beleza Extraordinária reuniu 45 fotos de mechas para cabelos castanhos, pretos, loiros ou avermelhados para se inspirar. Confira!
Loiras e donas de cabelos castanhos claros podem apostar nas luzes ou 'bronde' para iluminar os fios
Quem tem cabelos loiros e quer abrir o tom dos fios, pode apostar nas técnicas de reflexos e luzes, em uma ou duas tonalidades acima. Esta é uma forma de garantir mais luminosidade para o rosto, mas quem prefere tons mais quentes também pode conseguir um efeito bem fresco com a técnica de mechas. O 'bronde' é uma das maiores tendências de coloração do momento, e é perfeito para quem tem cabelos castanhos claros e quer dar um ar mais iluminado, sem virar loira.
Ombré, sombré e splashlights são algumas das alternativas para as morenas
Para as morenas, donas de cabelos escuros, as mechas californianas e a técnica de 'sombré' são as mais procuradas, garantindo um degradé de cor super praiano, com raizes mais escuras e pontas mais claras. Outra excelente alternativa para quem prefere um visual mais discreto são as splashlights, que entrega um cabelo iluminado no centro, simulando o efeito do sol batendo diretamente no fio. A técnica de tartaruga é outra muito requisitada pelas morenas, em que se clareiam os fios apenas na moldura do rosto e na nuca.
Balayage é excelente opção para cabelos ruivos e loiros avermelhados
Enquanto muitas ruivas preferem uma coloração sólida, tantas outras gostam de iluminar a cabeleira com alguns fios de outras tonalidades, mais claras. Para conseguir esse efeito, a técnica de balayage é a mais indicada. Este efeito usa 2 a 3 tons diferentes para complementar o de base, e, em cabelos ruivos ou loiros de tom avermelhado, o resultado é de muita luz e tridimensionalidade.
Uma vez que as partículas de cor do pigmento vermelho são maiores que as de outras cores,o ruivo desbota com maior facilidade, já que este elemento se desprende do fio mais prontamente. Deste modo, vale retocar a cor em intervalos menores do que com outras tonalidades.
Cabelos com mechas necessitam de cuidados específicos
Com fios iluminados, é necessário tomar alguns cuidados para que a cor se mantenha bonita por mais tempo. O tratamento começa na escolha do shampoo, que deve ser específico para cabelos tingidos e com pH baixo, e o condicionador também se deve adequar às exigências dos fios coloridos. Além disso, usar um bom leave-in é essencial toda a vez que se lavam os cabelos, já que ajuda a manter a umidade natural dos cabelos. Uma ou duas vezes por semana, de acordo com a necessidade, fazer um tratamento profundo também é ideal, em casa ou no salão, envolvendo mecha a mecha, e os finalizadores como óleos e protetores termoativos são primordiais para manter as madeixas com aspecto saudável.
O shampoo desamarelador - também conhecido como 'silver' - é outro dos aliados da mulher com mechas ou luzes. Uma vez ao mês, lavar os cabelos com este produto ajuda a manter os fios loiros sem prejudicar o resto das madeixas, e, para quem opta por fazer a tintura em casa, os tonalizantes são ideais para retocar o efeito a cada quinze dias.
Tratamentos químicos como progressiva não são compatíveis com mechas
Quem gosta de ter seus fios bem lisos muitas vezes recorre a processos químicos como alisamentos permanentes ou escovas progressivas, que não são compatíveis com as técnicas de luzes, mechas, ou balayage. As que não abrem mão de iluminar os fios mesmo com alisamento, devem esperar cerca de 15 dias para sobrepor o processo químico, e é acoselhável não aplicar um descolorante muito forte e investir numa cor mais dourada.