Beleza Extraordinária

4 motivos para amar o sol: saiba quais são os benefícios da exposição solar para sua saúde e bem-estar!

  • Confira a matéria para descobrir alguns benefícios da exposição ao sol! (Foto: Shutterstock)
  • O sol fortalece os ossos por estimular a produção de Vitamina D (Foto: Shutterstock)
  • Por produzir serotonina, o sol também ajuda a levantar o humor (Foto: Shutterstock)
Tela cheia
Previous Next
Confira a matéria para descobrir alguns benefícios da exposição ao sol! (Foto: Shutterstock)
  • Confira a matéria para descobrir alguns benefícios da exposição ao sol! (Foto: Shutterstock)
  • O sol fortalece os ossos por estimular a produção de Vitamina D (Foto: Shutterstock)
  • Por produzir serotonina, o sol também ajuda a levantar o humor (Foto: Shutterstock)

Todo mundo escuta o tempo todo sobre a importância de aplicar filtro solar para proteger a pele da ação dos raios ultravioleta. No entanto, quem pensa que o sol é sempre um inimigo está muito enganada: quando a exposição solar é moderada, nos horários certos e com todos os cuidados necessários, ela faz bem tanto para a saúde quanto para o bem-estar. Você sabia disso? Confira a matéria para saber mais detalhes!

1. Corpo produz Vitamina D através da exposição solar

Bloquear a ação dos raios UVA e UVB com o uso do protetor solar é um cuidado indispensável para impedir o envelhecimento precoce, evitar manchas e reduzir as chances de problemas mais sérios, como o câncer de pele. Mas, ao contrário do que muita gente acredita, os raios ultravioleta não são apenas vilões: eles também são responsáveis pela produção de Vitamina D - uma vitamina indispensável para o fortalecimento dos ossos por evitar deficiências de cálcio e fósforo. 

Para estimular essa produção, a dica é tomar banho de sol de 15 a 30 minutos por, pelo menos, três dias na semana. Durante esse curto período, além de só aplicar protetor solar no rosto e não no corpo, outro truque para facilitar a fabricação da vitamina D é deixar as pernas, os braços e o abdômen bem expostos. 

2. Sol pode ajudar no tratamento de alguns problemas de pele 

Além de fortificar os ossos com a produção da Vitamina D, o sol também pode ser um importante aliado no tratamento de problemas de pele! Em casos como a psoríase e o vitiligo, por exemplo, alguns médicos recomendam a chamada terapia de luz - que pode ser feito tanto com a luz solar natural quanto com raios ultravioleta produzidos artificialmente.

Nesse tipo de tratamento - feito apenas em clínicas especializadas -, o profissional avalia a quantidade e o tipo de raio ultravioleta que pode ser usado sem causar nenhum risco à pele. 

3. Relógio biológico também é regulado com mais facilidade pela luz solar 

Você sabia que o sol também ajuda a regular o relógio do corpo? O que acontece é o seguinte: como os olhos são capazes de dizer ao cérebro o que fazer, a luz solar faz com que o organismo acompanhe o ciclo natural de 24 horas.

Para entender melhor, basta considerar o que acontece com o corpo ao acordar e na hora de dormir. No primeiro caso, um sinal é enviado para o cérebro e para uma pequena glândula quando a luz brilha sobre as retinas; já no segundo, essa mesma glândula produz um hormônio que causa a sensação de sonolência - a melatonina - quando percebe a ausência da luz do dia. 

Por causa disso, quando o relógio biológico está desregulado - algo muito comum depois de uma viagem para um local com fuso-horário diferente -, muitos especialistas recomendam adicionar um banho de sol na rotina para que o organismo se ajuste novamente. 

4. Sol é capaz de melhorar o humor por produzir serotonina

Outra curiosidade sobre o lado positivo dos raios solares é o fato deles ajudarem a levantar o estado de espírito! Isso se deve à serotonina, um neurotransmissor que comanda o humor e é produzido pelo cérebro quando os olhos registram a luz do sol. 

Levando isso em conta, muitas pessoas que sofrem do Transtorno Afetivo Sazonal - uma forma de depressão que costuma aparecer nos períodos de Outono e Inverno - são submetidas à já citada terapia de luz para que seus níveis de serotonina sejam reequilibrados.

Redação: Nívia Passos

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação