Beleza Extraordinária

4 hábitos que aceleram o envelhecimento da pele e o aparecimento de rugas e linhas de expressão

  • Veja 4 hábitos que podem estar envelhecendo a sua pele sem que você saiba! (Foto: Shutterstock)
  • Esfregar o rosto na toalha ou fazer movimentos muito bruscos ao aplicar o creme também provoca rugas (Foto: Shutterstock)
  • Usar produtos muito adstrignentes também pode causar o envelhecimento precoce (Foto: Shutterstock)
Tela cheia
Previous Next
Veja 4 hábitos que podem estar envelhecendo a sua pele sem que você saiba! (Foto: Shutterstock)
  • Veja 4 hábitos que podem estar envelhecendo a sua pele sem que você saiba! (Foto: Shutterstock)
  • Esfregar o rosto na toalha ou fazer movimentos muito bruscos ao aplicar o creme também provoca rugas (Foto: Shutterstock)
  • Usar produtos muito adstrignentes também pode causar o envelhecimento precoce (Foto: Shutterstock)

É a partir dos 25 ou 30 anos que os primeiros sinais da idade começam a se manifestar na pele: rugas, linhas de expressão, manchas e até ressecamento podem aparecer nesta época, deixando o rosto com aparência cansada e envelhecida. Mas além de manter uma rotina de cuidados bem regrada, com creme anti-rugas e outros tratamentos de rejuvenescimento, é essencial evitar alguns hábitos que aceleram o envelhecimento. Veja 4 dos mais comuns!

1. Não aplicar protetor solar todos os dias ou colocar a quantidade errada

O hábito de aplicar protetor solar todos os dias, faça chuva ou faça sol, deve ser iniciado o quanto antes! E quem não tem esse costume, com certeza já está notando alguns dos primeiros sinais da idade no rosto. O que acontece é que os raios UVA criam radicais livres na pele, que aceleram o processo de envelhecimento, por isso, é essencial nunca abrir mão do produto. No entanto, de nada adianta aplicar só um pouquinho, com medo de gastar ou de ficar com a pele brilhosa: para o rosto e pescoço, o ideal é usar uma quantidade igual ou superior a meia colher de chá.

2. Aplicar produtos no rosto com movimentos muito bruscos

É inevitável: mais cedo ou mais tarde, algumas rugas vão surgir, especialmente as de expressão, que ficam mais marcadas por conta da repetição dos movimentos. Mas o costume de aplicar produtos como creme, corretivo ou outros cosméticos de forma brusca da pele só vai piorar a situação, já que vai prejudicar a sua elasticidade. Da mesma forma, esfregar o rosto na toalha depois de lavar é outro grande erro. Cuide da sua pele do jeito mais delicado possível - ela agradece!

3. Usar produtos muito adstringentes ou abrir mão da hidratação

O ressecamento da pele é meio caminho andado para o aparecimento de rugas e linhas de expressão: sem hidratação, ela fica rígida e perde elasticidade, o que facilita o surgimento destas marcas. Assim, é importante evitar limpar o rosto com produtos muito adstringentes e apostar nos mais suaves, como a água micelar. Além disso, mesmo que a sua pele seja oleosa, hidratar é essencial! A dica é optar pelas fórmulas mais leves e à base de água. 

Dica extra: se você já começou a observar algumas linhas de expressão ou rugas mais marcadas na sua pele, é hora de investir em um creme anti-rugas! Além de hidratar a pele, o cuidado vai estimular a produção de colágeno e prevenir o aparecimento de novos sinais da idade. 

4. Dormir com a maquiagem no rosto

Se você tem o hábito de dormir de maquiagem, saiba que isso pode estar causando o envelhecimento da sua pele! Isso porque não remover os cosméticos do rosto expõe a pele à ação dos radicais livres, além de contribuir para o seu ressecamento o que, por consequência, leva às rugas. Além disso, o hábito pode levar à obstrução dos poros, causando cravos e espinhas.

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais