Beleza Extraordinária

4 hábitos comuns que entopem os poros: saiba como você pode estar piorando a acne e a oleosidade sem saber

  • Começou a notar que a pele não é mais a mesma de antes? Talvez você tenha um pouco de culpa nisso. Saiba o que fazer para melhorar a aparência (Foto: Shutterstock)
  • A limpeza correta do rosto é essencial para desobstruir os poros da pele e prevenir problemas no futuro (Foto: Shutterstock)
  • Eliminando os principais erros da rotina fica mais fácil se proteger de hábitos prejudiciais aos poros (Foto: Shutterstock)
Tela cheia
Previous Next
Começou a notar que a pele não é mais a mesma de antes? Talvez você tenha um pouco de culpa nisso. Saiba o que fazer para melhorar a aparência (Foto: Shutterstock)
  • Começou a notar que a pele não é mais a mesma de antes? Talvez você tenha um pouco de culpa nisso. Saiba o que fazer para melhorar a aparência (Foto: Shutterstock)
  • A limpeza correta do rosto é essencial para desobstruir os poros da pele e prevenir problemas no futuro (Foto: Shutterstock)
  • Eliminando os principais erros da rotina fica mais fácil se proteger de hábitos prejudiciais aos poros (Foto: Shutterstock)

 Apesar de parecer normal por causa do tipo de rotina agitada que vivemos, a pele com aspecto de poros mais dilatados, cravos e espinhas não é uma regra - e pode ser evitada com a rotina certa. Mas por mais cuidados que se tenha, alguns hábitos acabam por deitar por terra os melhores dos esforços, piorando esses problemas. Confira 5 práticas comuns que deixam os poros obstruídos e saiba como evitá-las de uma vez por todas!

Erro #1: Não preparar a pele antes da maquiagem


É de manhã cedinho e você mal consegue enxergar as coisas na sua frente, certo? Além disso, aqueles minutinhos a mais na cama acabaram comprometendo o tempo reservado para completar cada passo da produção da maquiagem. Na pressa, o jeito foi pular algumas etapas.

Onde está o problema: Você provavelmente pulou a parte mais importante do processo, que é a higienização para remover os resíduos já acumulados. Limpar a pele com calma, usando o sabonete e tônico adstringente ou água micelar faz toda diferença não só para um resultado mais bonito na maquiagem, mas também para uma pele mais saudável.

O que se deve fazer: Em primeiro lugar, livre-se da preguiça, e em segundo, nunca esqueça de limpar e hidratar muito bem o rosto antes de disfarçar qualquer imperfeição. Além disso, para realmente "blindar" a pele, aposte no Blur Mágico, que suaviza a pele e preenche os poros sem entupir, criando uma barreira contra as impurezas e os produtos de maquiagem.

Erro #2: Usar produtos errados para a sua pele


Se o seu caso for o contrário, você nunca deixa de lado os cuidados com o rosto: todo dia, você segue uma rotina religiosa com vários produtos para a saúde da pele e, mesmo assim, as espinhas continuam aparecendo e os poros continuam dilatados. 

Onde está o problema: É bem importante lembrar que a pele também precisa de descanso e, mais importante, dos cuidados certos. Usar produtos muito oleosos ou que não correspondem às necessidades da sua pele podem desequilibrar toda a derme e deixar os poros entupidos, causando inflamações acneicas e cravos.

O que se deve fazer: Procure entender qual é o seu tipo de pele e não se esqueça de contar com a ajuda de um especialista para isso. A partir daí, selecione a linha mais adequada para o seu rosto e, se necessário, combine produtos nas diferentes regiões da face.

Erro #3: Errar na frequência da esfoliação


Esfoliar é o principal cuidado da rotina para desobstruir os poros e melhorar a textura da pele, e quando esse passo é ignorado, vão-se acumulando camadas de células mortas, impurezas e restos de produtos que não saem com as lavagens simples. 

Onde está o problema: Deixar de esfoliar a pele é deixar de limpá-la de forma mais profunda - o que é indispensável para prevenir obstruções.

O que se deve fazer: De acordo com o seu tipo de pele, vale esfoliar de uma a três vezes por semana com um produto suave, espalhando o mesmo no rosto umedecido com movimentos circulares, caprichando nas regiões mais problemáticas como queixo e laterais do nariz. 

Erro #4: Esquecer de tirar a maquiagem antes de dormir


Esse é um erro crasso! Embora muitas já saibam que não tirar a maquiagem é péssimo para a pele, outras ainda insistem em pular a etapa depois de um dia muito cansativo ou ao chegar em casa bem tarde. Mas existem alternativas!

Onde está o problema: Ainda que você tenha todos os motivos do mundo para deixar a preguiça tomar conta da situação, não retirar a maquiagem do rosto seria um dos piores erros. Isso porque, durante a noite, não apenas a maquiagem, mas também toda a poluição a que você foi exposta, entrará nos seus poros, causando o envelhecimento precoce e todos os problemas já referidos anteriormente, como as espinhas e cravos. 

O que se deve fazer: O ideal é sempre remover todos os os vestígios de produtos e sujeiras que estiverem na superfície da pele. Para isso, junte suas forças e recorra aos lenços demaquilantes ou à água micelar que, são superpráticos e não precisam de enxágue. 

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais