Beleza Extraordinária

4 formas de fazer umectação: comum, noturna, quente, inversa... Saiba mais sobre a técnica que nutre os fios em profundidade

  • É fã da umectação? Saiba 4 jeitos diferentes de fazer a técnica que nutre os cabelos secos com óleo capilar! (Foto: Instagram @goldennn_xo)
  • Além da umectação tradicional, há também a umectação noturna, umectação quente e umectação inversa (Foto: Instagram @joyah)
  • Todos os 4 tipos de umectação podem ser feitos em qualquer tipo de cabelo, desde os cacheados e crespos, até os lisos que passaram por química (Foto: Instagram @therealkamie)
Tela cheia
Previous Next
É fã da umectação? Saiba 4 jeitos diferentes de fazer a técnica que nutre os cabelos secos com óleo capilar! (Foto: Instagram @goldennn_xo)
  • É fã da umectação? Saiba 4 jeitos diferentes de fazer a técnica que nutre os cabelos secos com óleo capilar! (Foto: Instagram @goldennn_xo)
  • Além da umectação tradicional, há também a umectação noturna, umectação quente e umectação inversa (Foto: Instagram @joyah)
  • Todos os 4 tipos de umectação podem ser feitos em qualquer tipo de cabelo, desde os cacheados e crespos, até os lisos que passaram por química (Foto: Instagram @therealkamie)

A técnica da umectação está fazendo cada vez mais sucesso entre as donas de cabelos secos! O procedimento conta com a aplicação de óleo capilar da raiz às pontas para nutrir e hidratar os fios que estão mega ressecados, principalmente os cacheados, crespos ou aqueles que passaram por químicas, e o resultado é altamente visível: brilho intenso, diminuição de frizz e pontas seladas e cheias de movimento. Quem já apostou na técnica deve saber que o óleo precisa agir por, no mínimo, 2 horas nos fios, mas você sabia que existem mais jeitos de fazer  a umectação? Confira 4 deles!

1. Umectação tradicional: óleo age por 2 horas nos cabelos secos

Na umectação tradicional, o óleo age nos cabelos por cerca de 2 horas. Esse tempo é o suficiente para entregar brilho, maciez e tirar o frizz dos cabelos que estão secos, sejam eles crespos ou cacheados ou até mesmo os lisos que estão danificados por química, por exemplo. A vantagem da técnica é que não é preciso lavar os fios antes, pois o óleo precisa ser absorvido pelo couro cabeludo e fibra capilar, o que é mais difícil de acontecer se os cabelos estiverem úmidos. 

Como fazer: Divida o cabelo em seções e aplique o óleo da raiz às pontas, enluvando cada uma delas com cuidado. Depois, deixe o produto agir por, no mínimo, duas horas. Na hora de retirar o óleo, pegue um condicionador de textura leve e aplique-o em todo o cabelo e deixe agindo de 20 a 30 minutos. Depois, é só enxaguar com bastante água. Assim, o óleo sairá com mais facilidade. 

2. Umectação noturna: óleo penetra nos fios durante o sono

Não tem muito tempo para cuidar dos cabelos e prefere um tratamento mais prático e rápido, mas que garanta os mesmos resultados? Aposte na umectação noturna. Nessa versão, o óleo é absorvido durante o sono, nutrindo e tratando os cabelos durante a noite inteira e você só vai se preocupar em separar um tecido para proteger os cabelos durante o sono e reservar um tempinho extra pela manhã, na hora de remover o produto.

Como fazer: O passo a passo da umectação noturna é o mesmo da umectação comum. Antes de dormir, aplique o óleo nos cabelos secos, estejam elem limpos ou não, enluvando e massageando mecha por mecha. Depois, prenda os fios em um tecido de algodão, que pode ser uma camisa simples e grande, para proteger contra o frizz.

3. Umectação quente: óleo é aquecido para agilizar absorção dos nutrientes

Outra versão da umectação é aquela que aquece o óleo capilar antes de aplicá-lo nos cabelos. Assim, o produto consegue nutrir melhor a fibra capilar e ainda age de maneira mais rápida - quem não lembra da época da touca ao fazer a hidratação? O óleo é aquecido no fogão ou microondas, sempre com muito cuidado para não queimar o couro cabeludo ou o próprio fio. 

Passo a passo:

1 - Se preferir o microondas, coloque o óleo em um recipiente e aqueça de 10 em 10 segundos. Se for esquentar no fogão, coloque o recipiente com óleo dentro de uma panela com água, em banho maria, e retire antes que o produto ferva;

2 - Com o cabelo seco, divida-o em seções;

3 - Comece aplicando o óleo da raiz às pontas, enluvando bem todo o comprimento e massageando o couro cabeludo com a ponta dos dedos;

4 - Deixe o óleo agindo no cabelo por 40 minutos; 

5 - Depois disso, retire o produto com o método UCPE: aplique um condicionador leve em todo o cabelo, deixe agir por cerca de 20 minutos e, depois, é só enxaguar com bastante água. 

4. Umectação reversa: máscara de hidratação para potencializar efeito do óleo

A umectação reversa é perfeita para os cabelos que estão muito ressecados ou com porosidade baixa, ou seja, totalmente desidratados, quebradiços e opacos. Nela, o óleo junta-se a uma máscara de hidratação, e os cabelos precisam estar limpos e úmidos. O objetivo da máscara é entregar água e nutrientes básicos aos cabelos, para depois, nutrir com o óleo. Um pré-shampoo também será necessário para abrir as cutículas e limpar todos os resquícios de produtos anteriores do cabelo.  

Passo a passo:

1. Lave os fios com um pré-shampoo para remover todas as impurezas, mas aplique somente no couro cabeludo para não ressecar as pontas; 

2. Com uma toalha ou camisa de algodão, retire o excesso de umidade dos fios; 

3. Divida o cabelo em seções e comece a aplicar a máscara de hidratação por todo o comprimento e ponta, enluvando bem cada mecha;

4. Depois de aplicar o creme de tratamento, divida os fios novamente, em seções; 

5. Aplique o óleo capilar em todas as seções do cabelo, da raiz as pontas;

6. Deixe a mistura de creme e óleo agir nos fios por 30 minutos; 

7. Agora, enxague bem o cabelo com água morna ou fria e pronto!

Redação: Beatriz Doblas

Temas relacionados
Retoque de raiz:

Descubra qual é a sua cor de Magic Retouch!

últimas matérias

Ver mais