Beleza Extraordinária

4 cuidados para retardar o envelhecimento da pele aos 40 anos: saiba o creme antiidade indicado para atenuar rugas e linhas de expressão

  • Cremes hidratantes com ativos anti idade, como Pro-Xylane, Retinol e Niacinamida, também ajudam a retardar flacidez, rugas e manchas (Foto: Pixelformula)
  • Usar maquiagens leves, com BB Cream ou um filtro solar com cor, também ajuda a manter a pele madura mais bonita, limpa e luminosa (Foto: Shutterstock)
  • Aplicar um protetor solar no rosto diariamente é uma das melhores maneiras de prevenir e retardar o envelhecimento da pele aos 40 anos (Foto: Shutterstock)
Tela cheia
Previous Next
Cremes hidratantes com ativos anti idade, como Pro-Xylane, Retinol e Niacinamida, também ajudam a retardar flacidez, rugas e manchas (Foto: Pixelformula)
  • Cremes hidratantes com ativos anti idade, como Pro-Xylane, Retinol e Niacinamida, também ajudam a retardar flacidez, rugas e manchas (Foto: Pixelformula)
  • Usar maquiagens leves, com BB Cream ou um filtro solar com cor, também ajuda a manter a pele madura mais bonita, limpa e luminosa (Foto: Shutterstock)
  • Aplicar um protetor solar no rosto diariamente é uma das melhores maneiras de prevenir e retardar o envelhecimento da pele aos 40 anos (Foto: Shutterstock)

Para quem já chegou - ou está chegando - aos 40 anos, é natural que a pele exiba algumas rugas e linhas de expressão, como o chamado "pé de galinha" ou o "bigode chinês", além da flacidez. Isso acontece porque a produção de colágeno abranda, e a hidratação também já está comprometida em comparação com a de uma pele mais jovem. No entanto, ainda assim, é possível continuar adiando os sinais de envelhecimento, evitando manchas e impedindo que as rugas já existentes fiquem mais aparentes. Se você já chegou a esta idade, confira 4 hábitos que ajudam a retardar o envelhecimento da pele! 

1. Aplicar filtro solar no rosto, no pescoço e no colo

Não tem jeito: aplicar filtro solar todos os dias é a melhor maneira de prevenir o envelhecimento da pele, já que os raios solares quebram as fibras de colágeno e elastina - substâncias que dão firmeza à derme. A exposição solar sem proteção também queima e resseca a pele, contribuindo para que as linhas de expressão fiquem ainda mais aparentes e marcadas. Além disso, o sol pode ocasionar manchas solares, que são mais difíceis de serem retiradas na pele madura.

A dica é usar um protetor solar que seja específico para a pele do rosto e que tenha textura cremosa, que ajuda a hidratar a pele madura. Não esqueça de aplicar no colo e no pescoço, áreas que também sofrem com o envelhecimento. 

2. Usar maquiagens mais leves, como BB Cream ou filtro solar com cor

Outro cuidado para retardar o envelhecimento da pele aos 40 anos é usar maquiagens mais leves, garantindo que a pele "respire" melhor ao longo do dia. Vale substituir a base por um BB Cream ou um filtro solar com cor, que unem vários benefícios em um só, como proteção solar, hidratação e acabamento matte sem ressecar. O BB Cream e o filtro solar com cor ajudam a disfarçar as imperfeições do rosto, e são opções mais práticas para o dia a dia. 

3. Mantenha a pele limpa com produtos próprios para a pele madura

Um hábito que ajuda a prevenir outros sinais da idade, como manchas de acne adulta e ressecamento excessivo, é manter a pele limpa todos os dias. A dica aqui é optar pelos produtos corretos e que sejam vantajosos para esse tipo de pele, como sabonetes cremosos e com ativos hidratantes. Já na hora de retirar a maquiagem, uma boa opção é a água micelar, que é leve e não contém ingredientes agressivos, além de ser prática por não precisar de enxágue. Depois, é só aplicar o creme hidratante como de costume.

4. Use um hidratante com poder antioxidante para massagear o rosto antes de dormir

Ao longo do tempo, a pele vai perdendo gradualmente a capacidade de produzir sua oleosidade natural, ou seja, sua hidratação, e os cremes são os produtos que fazem o papel de devolver essa hidratação à pele madura. Para quem já tem 40 anos, a dica é optar por cremes antioxidantes, que recuperam a elasticidade da pele e amenizam a aparência das linhas de expressão, além de prevenir outros sinais. Para ativar a circulação sanguínea e ajudar na absorção do creme, vale aplicar o produto fazendo uma leve massagem em todo o rosto. Confira quais ativos encontrar nos cremes anti idade: 

Retinol: Derivado da Vitamina A, o Retinol, também encontrado nos cremes como "Pró-Retinol A" ou ácido retinóico, protege o colágeno natural da pele, além de deixar a derme mais hidratada e uniforme. 

Pro-Xylane: O Pro-Xylane é uma molécula pequena e que, por isso, consegue ser absorvido diretamente pelas fibras de colágeno. Assim, ele protege a pele, deixando-a mais firme e densa, evitando que outros sinais como pés de galinha, flacidez e outras rugas apareçam na pele.

Niacinamida: As alterações hormonais aos 40 anos também podem fazer com que a pele fique manchada e, por isso, a dica é usar cremes com ativos clareadores como a Niacinamida, derivada da vitamina B3 que age regulando a transferência da melanina para a derme. 

Produtos favoritos
Temas relacionados
Tem o dia corrido?

Essa rotina de cuidados é perfeita pra você!