Beleza Extraordinária

3 tratamentos de cabelo mais amados pelas cacheadas: conheça e saiba quando apostar em cada um

  • Tratamentos para cabelos cacheados: saiba quais são os favoritos! (Foto: Instagram @kimdollxo)
  • A umectação é uma das técnicas favoritas das cacheadas por dar um banho de brilho e maciez aos cachos com apenas um óleo capilar (Foto: Insotagram @nnoorxo)
  • A nutrição e a hidratação também são queridinhos das cacheadas por acabar com o ressecamento dos cachos (Foto: Instagram @stylefeen)
Tela cheia
Previous Next
Tratamentos para cabelos cacheados: saiba quais são os favoritos! (Foto: Instagram @kimdollxo)
  • Tratamentos para cabelos cacheados: saiba quais são os favoritos! (Foto: Instagram @kimdollxo)
  • A umectação é uma das técnicas favoritas das cacheadas por dar um banho de brilho e maciez aos cachos com apenas um óleo capilar (Foto: Insotagram @nnoorxo)
  • A nutrição e a hidratação também são queridinhos das cacheadas por acabar com o ressecamento dos cachos (Foto: Instagram @stylefeen)

Quem tem cabelo cacheado não dispensa alguns tratamentos chave para os fios! E nem precisa ser tratamento de salão de beleza, viu? Hoje, dá para cuidar dos cachos em casa, com máscaras e cremes que ajudam a repor o brilho e a maciez que é facilmente perdida nos fios cacheados. 

Ainda não sabe qual são esses tratamentos essenciais? Preparamos uma lista com as dicas de cada um para investir já. O bônus é que eles também servem para quem está em transição capilar. Confira!

1. Umectação: tratamento devolve brilho e é feito com óleo capilar

Se tem um tratamento que já virou queridinho de muitas cacheadas é a umectação! Feita com um óleo capilar, a umectação devolve o brilho e nutre todos os tipos de cacho, impedindo que os fios fiquem ressecados. O tratamento ajuda a repor lipídeos - gordura e oleosidade essenciais ao cabelo cacheado - da raiz as pontas. 

E a maneira de umectar os cabelos podem ser várias. Há cacheadas que deixam o óleo agindo por duas horas e lavam o cabelo em seguida, enquanto tem gente que prefere dormir com o produto e remover dos fios no dia seguinte. As duas técnicas estão certas: basta saber o nível de ressecamento do seu cabelo para entender se ele precisa de mais ou menos nutrientes. 

Quando fazer? Quando o cabelo estiver extremamente ressecado, com muito frizz e sem brilho. Também vale fazer antes de viagens, praia ou piscina, para proteger o cabelo de um ressecamento ainda maior. No cronograma capilar, a umectação faz parte da etapa de nutrição.

2. Hidratação: tratamento acaba com o ressecamento dos cachos

Com a praticidade das máscaras de tratamento (hoje, bastam 15 minutinhos ou uma aplicação no banho), a hidratação tornou-se a queridinha das cacheadas: é uma espécia de "tem-que-ter" por vários motivos! O primeiro é que a hidratação imediatamente dá um chega pra lá na aparência ressecada, opaca e sem balanço dos cachos por devolver a água necessária para que os fios fiquem saudáveis.

Além disso, sem hidratação, o cabelo acaba não absorvendo muito bem outros tratamentos, como a reconstrução, por exemplo. Por isso, saiba que é fundamental hidratar os fios, principalmente se você é fã do difusor! Na prática, a hidratação deixa os cachos mais macios ao toque, com menos frizz e com mais movimento. 

Quando fazer? Quando sentir o cabelo sem brilho, com muito frizz e seco, principalmente no comprimento. 

3. Nutrição: cremes com óleos ajudam a dar brilho e tirar o frizz

A nutrição feita com máscaras específicas, que podem conter manteigas ou óleos na fórmula, como o queridinho óleo de coco, também não sai da rotina das cacheadas. Enquanto a hidratação devolve água, a nutrição devolve a oleosidade natural aos cachos, que é bem menor e não chega até as pontas.

A ideia é a mesma da umectação, mas a diferença é que as máscaras de tratamento são mais práticas para aplicar e retirar, além de serem mais vantajosas para donas de cachos mais finos, como os do tipo 2 e 3. 

Quando fazer? A nutrição costuma ser a segunda etapa do cronograma capilar, entre a hidratação e a reconstrução. Dá para apostar no tratamento quando sentir os fios com frizz e as pontas muito secas.

Redação: Beatriz Doblas

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais