Beleza Extraordinária

3 problemas comuns do envelhecimento da pele aos 20 anos: saiba os melhores tratamentos para pele do rosto e como escolher o creme para rugas ideal para você

  • Saiba quais o problemas de envelhecimento precoce mais comuns aos 20 anos e entenda como combatê-los (Foto: Shutterstock)
  • Confira as dicas e saiba como escolher o melhor creme anti-rugas para a sua idade (Foto: Shutterstock)
  • Além de adicionar o creme anti-idade na sua rotina, vale integrar outros cuidados, como sempre tirar a maquiagem do rosto (Foto: Shutterstock)
Tela cheia
Previous Next
Saiba quais o problemas de envelhecimento precoce mais comuns aos 20 anos e entenda como combatê-los (Foto: Shutterstock)
  • Saiba quais o problemas de envelhecimento precoce mais comuns aos 20 anos e entenda como combatê-los (Foto: Shutterstock)
  • Confira as dicas e saiba como escolher o melhor creme anti-rugas para a sua idade (Foto: Shutterstock)
  • Além de adicionar o creme anti-idade na sua rotina, vale integrar outros cuidados, como sempre tirar a maquiagem do rosto (Foto: Shutterstock)

Com a chegada dos 20 anos, vêm também as primeiras preocupações da vida adulta: estágio, primeiro emprego, contas, aluguel... em meio a tanto estresse, é mais que comum começar a observar alguns sinais da idade no rosto! É nesta fase que a pele começa a perder o viço natural, a mostrar algumas linhas de expressão mais marcadas e até a manchar com mais facilidade. Para evitar o envelhecimento precoce, é muito importante integrar alguns cuidados anti-idade na sua rotina. Mas você sabe como escolher o mais indicado para cada problema? Confira as dicas e aprenda!

Problema #1: pele ressecada e sem brilho

Você acabou de sair da adolescência, estava acostumada a lidar com oleosidade excessiva, acne e cravos com produtos secativos e, de repente, a sua pele começa a ficar seca e a perder a luminosidade natural? Esse é um dos sinais do envelhecimento precoce, causado por fatores como exposição solar desprotegida, genética, distúrbios hormonais e até hábitos como beber e fumar. Saiba como combater o problema eficazmente:

Como escolher o creme anti-rugas: o ideal é optar por um creme reparador bem rico, com uma textura cremosa mais densa, geralmente os específicos para usar durante a noite, que repõem a hidratação da pele. Para o dia, aposte nas fórmulas com FPS, para aumentar a proteção contra os raios solares, que também removem a água da derme.

Dicas extra:
- Evite usar um gel ou sabonete muito adstringente, prefira a água micelar ou uma espuma limpante.
- Nunca durma com maquiagem.
- Reaplique o protetor solar ao longo do dia, mesmo que o creme anti-rugas já contenha FPS.
- Mantenha um borrifador com água micelar na bolsa, para hidratar a pele durante o dia.

Problema #2: linhas de expressão marcadas

Algumas meninas de 20 anos também já mostram linhas suaves na pele, especialmente as mais expressivas, que riem bastante e gesticulam com os olhos e sobrancelhas ao falar. Geralmente, elas aparecem ao redor da boca e olhos - as chamadas bigode de chinês e pé de galinha - e são provocadas pela perda de colágeno e elastina, cuja produção começa agora a diminuir.

Como escolher o creme anti-rugas: prefira os cremes que prometem estimular a produção de colágeno e que ajudam a preservar o já existente na pele, além dos que favorecem a renovação celular. O poder de hidratação também é muito importante.

Dicas extra:
- Para atenuar o problema de forma temporária, opte pelos alisadores óticos, como o Blur Mágico.
- Beber muita água, em média 2L ao longo do dia, é essencial para manter a elasticidade da pele.
- Ao aplicar o creme anti-rugas, faça massagens com as pontinhas dos nas regiões mais marcadas, para melhorar a circulação sanguínea.

Problema #3: manchas de acne 

Quem sofreu com acne na adolescência e continua tendo problemas com espinhas temporárias, tem agora uma desvantagem: as manchas. Com o tempo, a pele vai perdendo a capacidade de se renovar e, consequentemente, ficando mais propensa a manchar. É por isso que a proteção solar é tão importante desde cedo, e a partir dos 20 anos, é indispensável nunca esquecer o cuidado. 

Como escolher o creme anti-rugas: no caso de quem sofre com as manchinhas escuras, é importante optar por uma fórmula com algum agente clareador, como a Niacinamida ou o retinol. O ideal é que o creme favoreça a renovação celular e já tenha filtro solar, mas vale sempre reforçar a proteção com uma camada de FPS 30 ou superior por baixo, que seja reaplicada ao longo do dia. 

Dicas extra: 
- Ao usar um filtro solar no rosto todo, opte por usar um de fator maior principalmente nas regiões mais escurecidas.
- Capriche na hidratação sempre, para evitar que o ressecamento agrave as manchas.
- O BB Cream é um excelente aliado para quem quer disfarçar as imperfeições sem deixar a pele pesada. 

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais