Quem tem cabelos cacheados ou crespos está sempre em busca de referências para a hora de cuidar das madeixas - seja para escolher o corte, coloração, pegar ideias de penteados diferentes ou, até mesmo, para ver o resultado de uma boa hidratação. Pensando nisso, preparamos uma seleção de cacheadas e crespas que sabem o jeito certo de valorizar a textura natural, e, certamente, irão inspirar as donas de cabelos enrolados em diferentes momentos. Confira:
No big chop:
Fazer o "grande corte" para retirar toda a química dos fios é um dos momentos de mais insegurança para as cacheadas e crespas que já investiram em alisamentos e relaxamentos. Muitas esperam anos até o cabelo crescer bastante para cortar a parte que foi processada pela química, mas outras não têm paciência para lidar com as duas texturas e já preferem partir para a tesoura. Uma das dicas principais para quem está nesse período é buscar referências de meninas com o mesmo tipo de cabelo para pegar opções de corte, e, também, ter uma ideia de como ficarão os fios depois do big chop. Para essas, uma boa inspiração é a modelo dominicana Lineisy Montero, que está aí para provar que os curtinhos também são lindos, femininos e combinam com a textura mais crespa.
Além do corte, muitas meninas de cabelos crespos também têm medo de não gostarem da aparência natural dos fios e permanecem na química, mesmo sem vontade, por acharem que é uma decisão mais segura. A atriz Amandla Stenberg e a modelo Julia Sarr Jamois, com as madeixas crespas sempre soltas, volumosas e bem hidratadas, são ótimas inspirações para provar que os cabelos do tipo 4 também são bonitos.
Na hora de pintar os fios:
Algumas pessoas acreditam na ideia de que muitas cores não combinam com cabelos cacheados e crespos - e, além das tintas fantasia, um dos maiores alvos da polêmica é o vermelho. Para quem tem vontade de mudar a cor dos fios, mas está em dúvida por causa de ideias como essa, a modelo Coralie Kory, naturalmente ruiva, exibe as madeixas provando o contrário. A brasileira Bruna Caixeiro, blogueira e youtuber, conseguiu um tom semelhante através de colorações, e é uma referência para quem quer mudar o visual e aderir o tom acobreado.
Para a franja cacheada:
Estilo clássico nos anos 1980, a franja em cabelos cacheados está de volta e tem aparecido com frequência nas donas de fios com ondas. Para quem tem vontade de aderir ao estilo, mas acha que a textura enrolada não combina com os curtinhos na testa, as modelos Mica Arganaraz e Damaris Goddrie são ótimas inspirações para convencer que o corte não é exclusividade dos lisos. A primeira, com os cabelos de cachos bem abertos na altura dos ombros, exibe uma franja bem volumosa que dá ainda mais destaque ao estilo messy hair; e a segunda é a prova de que os fios curtinhos e mais enrolados também são favorecidos pelo corte.
Para a hora de criar penteados:
A atriz Juno Temple é um exemplo de famosa com cachos naturais que gosta de inovar e aparecer com os fios diferentes. Ela gosta de brincar com a textura dos cabelos e usá-lo mais frisado ou mais definido, mais volumoso ou com menos volume, provando a versatilidade do cacheado e funcionando como um exemplo para quem quer tentar algo diferente. Uma das características dos penteados de Juno é deixar sempre mechas soltas e prender de um jeito mais frouxo para preservar o efeito mais despojado.