Beleza Extraordinária

16 coisas para fazer pelo seu cabelo nesse verão

  • Vem aprender como cuidar do seu cabelo durante o verão (Foto: Instagram @freshlengths)
  • O verão demanda cuidados especiais com os fios (Foto: Instagram @shanasaperas)
Tela cheia
Previous Next
Vem aprender como cuidar do seu cabelo durante o verão (Foto: Instagram @freshlengths)
  • Vem aprender como cuidar do seu cabelo durante o verão (Foto: Instagram @freshlengths)
  • O verão demanda cuidados especiais com os fios (Foto: Instagram @shanasaperas)

Todo mundo sabe que durante o verão o cabelo precisa de cuidados especiais para ficar bonito e saudável, mas que tratamentos apostar na estação? Se você quer garantir que as madeixas vão ficar lindas o verão inteiro, a gente te ajuda a não esquecer de nenhum cuidado!

Vem conhecer 16 coisas que você pode fazer pelo seu cabelo nesse verão para deixar os fios bonitos, hidratados e cheios de brilho. O seu cabelo agradece!

1- Fazer uma hidratação semanalmente

Não é segredo que o verão - com o sol forte, piscina e mar - resseca o cabelo mais que as outras estações do ano. E para manter os fios macios e sedosos, a hidratação é o tratamento indispensável. Nesse período, a frequência pode ser um pouco mais alta: semanalmente ou a cada duas semanas.

2- Investir em um leave-in com proteção solar

A exposição prolongada ao sol pode trazer danos para as madeixas, então é fundamental protegê-las. Sempre que for à praia ou piscina, é uma boa ideia apostar em um leave-in com FPS, que inibe a ação nociva dos raios ultravioleta.

3- Aparar as pontinhas ressecadas

Mesmo que você cuide bem do cabelo durante o verão, é normal que as pontas fiquem mais ressecadas. Que tal aproveitar o calor para fazer um corte mais fresquinho e aparar as pontas ressecadas?

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por MARIA MARTÍ (@mariaamarti_) em

4- Lavar sempre com água fria

Essa dica vale para o ano inteiro, mas é ainda mais importante no verão. O calor excessivo pode prejudicar o seu cabelo, ressecar os fios e estimular a produção de óleo no couro cabeludo. Por isso, é melhor optar pela água fria na hora de lavar as madeixas.

5- Deixar o secador e a chapinha de lado

A regra do calor também vale para o secador, a chapinha e o babyliss. Aproveite a estação para deixá-los um pouquinho de lado e deixar o cabelo secar ao natural. Se for muito necessário usar as ferramentas, não se esqueça da proteção térmica.

6- Usar shampoo antirresíduos semanalmente

Depois de alguns dias de praia ou piscina, é normal que resquícios de sal, cloro e mesmo a areia se acumulem no couro cabeludo. Para limpar bem o cabelo e deixá-lo saudável, é importante usar um shampoo antirresíduos uma vez por semana.

7- Cuidar para a coloração não desbotar

Se você tem cabelo colorido, já deve ter percebido que o sol fazer a coloração desbotar mais rápido, né? Isso acontece com todas as tonalidades, seja claro, escuro ou fantasia. Para evitar que você tenha que retocar a coloração com muita frequência, proteja os fios sempre que for se expor ao sol. A dica é aplicar um pouco de óleo capilar em todos os fios antes de ir a praia ou entrar na piscina. Além disso, inclua linhas de shampoo e condicionador específicas para cabelos coloridos na sua rotina de beleza.

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por Whitney Madueke (@whitneymadueke) em

8- Pentear o cabelo após cada mergulho

Pentear os fios depois dos mergulhos no mar ou na piscina é importante para desembaraçar e evitar que eles quebrem. Mas não precisa pentear o cabelo assim que sair da água, tá? O ideal é esperar ele ficar úmido e usar um creme para pentear para facilitar.

9- Apostar em chapéus para proteger os fios

Além do leave-in com proteção solar, os chapéus são uma ótima opção para proteger os fios contra a ação nociva dos raios ultravioleta. De preferência, escolha os chapéus com abas mais largas, que protegem ainda mais.

10- Investir em um óleo capilar

O óleo capilar é outra ótima escolha para cuidar do cabelo nos dias de praia ou piscina. O ideal é usar antes de ir para a praia, já que o óleo cria uma película ao redor dos fios que protege contra os danos causados pelo sol, pela água salgada ou pelo cloro.

11- Evitar prender os cabelos molhados

É verdade que nesse calorão é tentador prender o cabelo, mas o ideal é evitar as presilhas enquanto os fios estiverem molhados. Eles ficam mais frágeis e podem quebrar com mais facilidade. O ideal é esperar as madeixas secarem antes de prender.

12- Deixar para mudar a cor depois do verão

Se você ainda não colore o cabelo, mas está pensando em fazer essa transformação, talvez seja melhor esperar o fim do verão. Isso porque os raios solares alteram a fibra capilar e podem mudar a cor que você teve tanto trabalho para alcançar.

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por JANINE (@joliejanine) em

13- Tomar uma ducha depois de entrar no mar ou piscina

O sal e o cloro podem provocar danos no seu cabelo - e isso pode ser mais intenso quanto maior for o tempo que as substâncias ficarem em contato com os fios. Por isso, depois de cada mergulho é indicado tomar uma ducha de água doce para lavar as madeixas.

14- Fazer penteados bem fresquinhos

Outro problema do verão é o excesso de suor. Ninguém quer se arrumar toda para um evento e ficar com o cabelo molhado depois de suar muito, né? Aproveite a estação para apostar em penteados fresquinhos para driblar o calor.

15- Dar uma chance ao shampoo transparente

O calor do verão e o suor podem aumentar a oleosidade no couro cabeludo, então uma dica é apostar em shampoos transparentes - mesmo que o seu cabelo não seja oleoso. 

16- Seguir um cronograma capilar de verão

Nem sempre a hidratação é suficiente para recuperar os danos sofridos pelo cabelo durante a estação. Por isso, é importante fazer um cronograma capilar para o verão, aliando hidratação, nutrição, reconstrução e detox para limpar as substâncias acumuladas nos fios.

Redação: Gabrielle Nunes

Temas relacionados
Cabelos danificados têm solução?

Descubra qual é o melhor shampoo para esse problema

últimas matérias

Ver mais