Beleza Extraordinária

12 hábitos ruins para os cabelos e como corrigi-los

  • Alguns hábitos femininos podem ser nocivos para os fios. Aprenda a evitar e corrigir erros comuns ao tratar dos fios
Tela cheia
Previous Next
Alguns hábitos femininos podem ser nocivos para os fios. Aprenda a evitar e corrigir erros comuns ao tratar dos fios

A rotina de cuidar do cabelo vai desde o momento de lavar os fios à finalização com escova, chapinha ou babyliss, até a ida ao salão para mexer no formato das madeixas. Entre tantos procedimentos, é fácil cometer um erro achando que está fazendo a coisa certa ao tratar as madeixas. Para evitar danos ao fios, seja no corte ou na textura, confira uma lista dos 12 hábitos errados mais comuns que as mulheres têm, e saiba como corrigi-los.

1 - Cortar a própria franja sem preparação

Muitas mulheres acham que por ser uma parte de fácil acesso do cabelo, a franja é simples de cortar e terminam se arrependendo da aventura capilar pois muitas vezes terminam com as mechas tortas, curtas demais ou com o estilo diferente do esperando. Para quem confia em suas habilidades manuais, a dica é deixar o primeiro corte para um cabeleireiro. Em casa, se for cortar os fios molhados, meça a altura desejada e corte até dois centímetros abaixo da marca.

2 - Usar chapinha ou babyliss com o cabelo molhado

Na correria, muitas mulheres não secam os fios e usam chapinha ou babyliss nos cabelos ainda molhados. As mechas úmidas são mais sensíveis e estão mais expostas aos danos causados pelo calor, que queima o folículo capilar, deixando o fio danificado e poroso, isso quando não rompe a fibra, partindo as madeixas ao meio.

3 - Usar produtos com álcool na fórmula

O álcool pode ser o vilão dos cabelos rebeldes e ressecados, e para evitar os efeitos, escolha produtos que não tenham a substância na fórmula. Popular principalmente em cosméticos como o gel, por ajudar a secar os fios mais rapidamente, o álcool está deixando aos poucos as fórmulas dos produtos e atualmente já é possível achar opções de finalizadores sem a substância.

4 - Não pesquisar antes de pintar o cabelo em casa

A coloração em casa pode ser um processo complicado para quem apenas confia na cor da caixinha e não leva em consideração a cor base das madeixas. Segundo Ted Gibson, cabeleireiro de estrelas como Anne Hathaway e Ashley Greene, esse é o maior erro das mulheres na hora de pintar: "Geralmente, a maioria das mulheres não escolhe a nuance correta para o tipo de pele e na maioria das vezes o cabelo fica mais escuro do que o esperado e então precisam ir até o salão para corrigir a cor", contou ao site The Huffington Post.

5 - Desembaraçar os fios sem paciência

Pentear com força pode causar queda e enfraquecimento além de poder machucar o couro cabeludo. Para conseguir desembaraçar os fios sem descontar as frustrações nas madeixas, separe algum tempo para pentear os cabelos e se aproveite de leave-ins e outros produtos emolientes para facilitar o processo.

6 - Secar as madeixas vigorosamente com a toalha

Na hora de secar os fios, jamais esfregue a toalha para secar, prefira envolver delicadamente os cabelos até retirar o excesso de umidade. A força da fricção pode comprometer a saúde capilar, causar quebra e queda, e contribuir com o aparecimento do frizz.

7 - Aplicar condicionador em todo o cabelo

Ao lavar as madeixas, muitas mulheres usam o condicionador como o shampoo, aplicando em toda a extensão dos fios. O ideal é usar o produto a partir da altura da orelha, para não interferir na saúde do couro cabeludo, pois ele pode entupir os bulbos que produzem a oleosidade natural das madeixas, ocasionando queda, caspa e dermatite.

8 - Não dar a distância adequada entre o jato do secador e os cabelos

O excesso de calor nos fios úmidos funciona da mesma maneira que a chapinha e o babyliss. Para evitar os danos com a temperatura, se a intenção é apenas secar, use jato frio ou morno, que retira a umidade sem agredir a fibra capilar. Já para modelar, use o vento quente deixando de dez a 20 centímetros de distância dos fios para evitar danos.

9 - Adiar um corte de cabelo

Apesar de algumas mulheres não gostarem de perder alguns centímetros no comprimento dos fios a cada três meses, aparar as madeixas regularmente deixa os fios mais saudáveis, pois retira a parte ressecada e evita pontas duplas, além de manter o corte.

10 - Relaxar um cabelo já relaxado

Fios com relaxamento já passaram por uma química agressiva que mudaram o formato das madeixas, portanto somente a raiz e os novos cabelos devem sofrer o procedimento novamente. Se o cabelo sofrer excesso de química no comprimento, é necessário usar condicionadores e máscaras de hidratação para restaurar a proteína e a força dos cabelos. O relaxamento correto deve ser feito apenas com profissionais.

11 - Usar um rabo de cavalo muito apertado

O penteado clássico pode ser o salvador do "bad hair day", mas isso não significa que deva ser usado muito apertado. O rabo de cavalo preso fortemente pode causar tração entre os fios, que inicia um processo de queda na fibra capilar. Em alguns casos pode ser irreversível e o cabelo para de crescer em determinadas regiões da cabeça.

12 - Não fazer tratamento noturno nos fios

Durante a noite, o corpo aumenta a renovação celular, e esse momento é ignorado por muitas mulheres, que poderiam investir em cremes de tratamento noturno para hidratar. Outro truque para aumentar o cuidado dos cabelos nesse período, é investir em roupa de cama de seda, que mantem a umidade das madeixas, enquanto em materiais como o algodão, ela é perdida.

Temas relacionados
Cicatrização capilar:

o que é e por que apostar? Confira!