Beleza Extraordinária

10 mitos e verdades sobre rugas: da alimentação aos hábitos diários, saiba o que pode causar as linhas de expressão

  • Já sabe tudo sobre rugas e linhas de expressão? Então confira os mitos e verdades da matéria e se aprofunde no assunto (Foto: Shutterstock)
  • O filtro solar é um grande aliado para evitar a formação de novas rugas e diminuir o desenvolvimentos das linhas já existentes (Foto: Shutterstock)
  • Saiba tudo sobre as rugas e entenda quais são os melhores tratamentos para o caso (Foto: Instagram @hermela)
Tela cheia
Previous Next
Já sabe tudo sobre rugas e linhas de expressão? Então confira os mitos e verdades da matéria e se aprofunde no assunto (Foto: Shutterstock)
  • Já sabe tudo sobre rugas e linhas de expressão? Então confira os mitos e verdades da matéria e se aprofunde no assunto (Foto: Shutterstock)
  • O filtro solar é um grande aliado para evitar a formação de novas rugas e diminuir o desenvolvimentos das linhas já existentes (Foto: Shutterstock)
  • Saiba tudo sobre as rugas e entenda quais são os melhores tratamentos para o caso (Foto: Instagram @hermela)

Rugas são hereditárias? A alimentação influencia? Filtro solar é mesmo um aliado? O que não faltam são perguntas sobre um dos assuntos mais falados entre mulheres vaidosas e preocupadas com a saúde da pele. No entanto, para evitar que mais informações duvidosas continuem se espalhando por aí, o Beleza Extraordinária decidiu esclarecer o que é mito ou verdade sobre rugas e linhas de expressão - tanto a respeito das suas causas quanto sobre o tratamento adequado. Quer ficar por dentro do assunto? Então leia matéria!

1. Comer carne vermelha em excesso pode causar mais rugas a longo prazo?

VERDADE! É verdade que a carne pode aumentar a produção de radicais livres, mas antes de tudo, é importante esclarecer: isso vale para carnes de cortes gordos (como picanha, costela e processados) e também para o ponto de cozimento do prato (uma vez que pedaços carbonizados possuem substâncias pró-inflamatórias). 

De todo jeito, não é preciso eliminar do consumo, viu? Carnes vermelhas são ricas em nutrientes essenciais para o corpo e devem fazer parte do plano alimentar equilibrado!

2. Botox é a solução para qualquer tipo de ruga? 

MITO! Apesar de famoso, o botox não é a salvação para qualquer tipo de problema na pele. Na verdade, esse tipo de intervenção é mais indicada para as "rugas dinâmicas", aquelas que só aparecem na hora que o rosto se movimenta. Rugas mais profundas e estáticas podem contar com outros tratamentos como o preenchimento com ácido hialurônico.

3. Forçar os olhos para enxergar causa pés de galinha? 

VERDADE! Míopes que esquecem os óculos com frequência precisam ter atenção: quanto mais se força a região dos olhos para enxergar o que está ao longe, mais se comprime os músculos ao redor do olhar, o que resulta nas linhas de expressão conhecidas como pés-de-galinha. 

4. Dormir de lado é a melhor posição para evitar rugas? 

MITO: Por mais improvável que pareça, os vincos do tecido da fronha deixam marcas no rosto que nem sempre desaparecem, o que pode culminar em rugas e linhas cada vez mais profundas. Para evitar esse cenário, a melhor saída é procurar dormir de barriga para cima e manter distância do contato direto do rosto com o travesseiro.

5. Pés de galinha são hereditários? 

VERDADE! Ainda que hábitos e fatores externos piorem o problema, é importante saber que os pés de galinha também são passados por meio da genética. O que acontece é que, se alguém da sua família apresenta esse quadro e você não toma os cuidados devidos com a rotina de beleza, as chances de lidar com esse problema só aumentam!

6. Beber pouca água pode provocar rugas no rosto? 

VERDADE! Sabia que a falta de hidratação pode causar danos na pele? Uma vez que a água faz o trabalho de dentro para fora, o segredo de um funcionamento perfeito da pele e organismo é ingerir 2 litros do líquido por dia - tudo para manter as células hidratadas, boa aparência na pele e aspecto viçoso por mais tempo.

7. Máscaras faciais não são recomendadas para o tratamento de rugas? 

MITO! A argila também pode ser uma boa aliada contra rugas e linhas de expressão, e tudo porque ela propõe a renovação da derme, hidratação e regulação do nível de oleosidade. Todos esses fatores, ainda que não pareçam, também são importantes para manter os poros limpos e revitalizados, por isso a máscara facial ajuda a manter a saúde da pele em dia. 

8. Creme anti-rugas amenizam a aparência do problema na pele? 

VERDADE! Há quem duvide, mas os cremes anti-rugas são, de fato, um tratamento poderoso para a renovação da face! Por conta dos ativos das fórmulas, tais como LHA, vitamina C e minerais, esses produtos conseguem diminuir consideravelmente as rugas já existentes e, de quebra, prevenir o surgimentos de novas outras. Vale o investimento!

9. Quanto mais o creme provoca ardência na pele mais ele age na ruga? 

MITO! A ardência leve pode até acontecer, mas com limites: se você aplica o creme na pele e a sensação de ardor é maior do que um pequeno incômodo, saiba que sua pele está sendo irritada além do normal. Depois, isso também pode provocar a formação de radicais livres e mais rugas. Para evitar esse cenário, consulte um dermatologista e saiba o que está acontecendo para que essa reação aconteça.

10. Filtro solar trata rugas na pele? 

MITO! O protetor solar é, sim, um aliado indispensável na prevenção de rugas - e deve continuar sendo usando mesmo por quem já tem as linhas aparentes no rosto -, mas é bom lembrar que ele não melhora a aparência do problema sozinho, viu? O que esse produto faz é evitar o agravamento do problema já existente e retardar o surgimento de futuras outras rugas. Para cuidar profundamente do caso, o segredo é investir no tratamento intenso com todos os aliados disponíveis.

Redação: Raquel Carletto

Temas relacionados
Cicatrização capilar:

o que é e por que apostar? Confira!