Beleza Extraordinária

10 dúvidas respondidas sobre protetor solar: saiba tudo sobre aplicação e como escolher o FPS ideal para você

  • Quer saber tudo sobre protetor solar? Veja como se proteger do sol da maneira certa com a ajuda da matéria! (Foto: Instagram  @jadetunchy)
  •  O uso do filtro solar deve ser feito na medida certa em cada parte do corpo (Foto: Instagram @freshlengths)
  • Reaplicar o protetor solar é indispensável para conseguir uma pele protegida do sol (Foto: Instagram  @shelby.kleiman)
Tela cheia
Previous Next
Quer saber tudo sobre protetor solar? Veja como se proteger do sol da maneira certa com a ajuda da matéria! (Foto: Instagram @jadetunchy)
  • Quer saber tudo sobre protetor solar? Veja como se proteger do sol da maneira certa com a ajuda da matéria! (Foto: Instagram  @jadetunchy)
  •  O uso do filtro solar deve ser feito na medida certa em cada parte do corpo (Foto: Instagram @freshlengths)
  • Reaplicar o protetor solar é indispensável para conseguir uma pele protegida do sol (Foto: Instagram  @shelby.kleiman)

Que o filtro solar é indispensável na rotina (quase) todo mundo já sabe, mas é bem provável que algumas dúvidas sobre ele ainda pairem no ar - especialmente quanto à quantidade ideal de uso no corpo e rosto, reaplicação, FPS adequado e até mesmo combinação do produto com outros aliados como o repelente, por exemplo.

Não seria ótimo se todas essas perguntas fossem respondidas em um só lugar? Pensamos exatamente o mesmo! Aproveite e fique por dentro de tudo sobre proteção solar.

1. Qual é a quantidade ideal de protetor solar?

Segundo especialistas, a melhor forma de garantir que o corpo fique protegido do sol sem desperdiçar o protetor é aplicar 1 colher de chá do produto para rosto e pescoço, 1 colher de chá para cada braço, 4 colheres de chá para pés e pernas e 2 colheres de chá para colo e costas. 

2. Como escolher o FPS adequado para cada área do corpo?

A escolha do fator certo para cada um depende da cor e da forma como a pele fica vermelha após a exposição solar. Em geral, pessoas claras e muito claras devem investir, no mínimo, no FPS 50, morenas claras no FPS 40, morenas escuras e negras no FPS 30. No entanto, o PPD - que mede o bronzeamento da pele após a exposição ao raio UVA - é responsável pelo sinal de + nos rótulos e pode variar em cada tipo de pele. Para saber mais, é só clicar aqui.

3. Aplicar o filtro solar só pela manhã é suficiente?

Limitar o uso do protetor solar apenas a uma vez ao dia não é o bastante para proteger a pele dos efeitos do sol - e tudo porque o produto não consegue se manter na pele por mais do que duas horas. Sendo assim, não se esqueça: aplique o filtro solar no ritual de beleza da manhã e reforce o produto ao longo do dia.

4. É preciso usar protetor solar mesmo em ambientes fechados?

Por incrível que pareça, até mesmo a luz artificial pode oferecer riscos à saúde da pele, tais como câncer, rugas e linhas de expressão. Por esse motivo que usar o filtro solar é indispensável também para quem fica dentro do escritório durante boa parte do dia - e não apenas para pessoas que se expõem ao ar livre.

5. Protetor solar pode ser aliado ao repelente?

Aliar o protetor solar ao repelente está bem longe de diminuir a eficácia do produto, viu? E, por sinal, essa pode ser uma ótima saída para deixar o dia a dia mais prático! Basta seguir a indicação de uso da mesma maneira e garantir dupla proteção - agora, contra os insetos e os raios UV.

6. Posso usar o mesmo protetor solar do corpo no rosto?

Em geral, produtos específicos para o corpo não devem ser usados no rosto - e a regrinha vale para o filtro solar também! Uma vez que a textura e fórmula do protetor corporal é um pouco mais densa do que a facial, é possível que o rosto reaja com uma aparência mais oleosa após o uso do produto. Melhor não arriscar, né?

7. Creme hidratante deve ser aplicado antes ou depois do filtro solar?

O ideal no ritual de cuidados com a pele é aplicar o hidratante cerca de 20 minutos antes do protetor solar e, assim, evitar que um produto dilua o outro ao entrarem em contato antes da hora. Também vale explicar que o filtro solar é usado por último para que ele consiga criar uma barreira de proteção no rosto.

8. Protetor solar deixa a pele oleosa?

Se o protetor solar causou oleosidade excessiva na pele após o uso, fique sabendo que o problema está na fórmula do produto. Para um melhor resultado, peles oleosas devem sempre preferir composições leves, em versões gel-creme, à base de água e, de preferência, com toque seco. Assim será possível hidratar, proteger e controlar a oleosidade de uma só vez!

9. Tem problema usar o filtro solar do verão passado?

Quem usa o mesmo protetor solar de verão em verão precisa ficar atento: filtros solares têm data de validade e, após esse período, sua ação de proteção e integridade ficam comprometidos - o que pode culminar em queimaduras, irritações cutâneas e outras reações nada agradáveis.

10. Usar produtos de maquiagem com FPS é suficiente para proteção solar do rosto?

Não se deixe levar por bases, pós e corretivos que oferecem fator de proteção solar: eles não substituem o filtro solar na rotina, viu? É que por oferecerem FPS, esses produtos protegem o rosto apenas dos raios UVB (que deixam a pele avermelhada), deixando a pele livre para a ação dos raios UVA (que causam rugas e outros problemas). Assim, para um proteção completa, o segredo é usar o seu filtro solar facial antes da maquiagem.

Redação: Raquel Carletto

Temas relacionados
Cabelos danificados têm solução?

Descubra qual é o melhor shampoo para esse problema

últimas matérias

Ver mais