Beleza Extraordinária

10 dicas que toda mulher de cabelos cacheados deveria saber: do corte à fitagem

  • Confira 10 dicas essenciais para as donas de cabelos cacheados
Tela cheia
Previous Next
Confira 10 dicas essenciais para as donas de cabelos cacheados

Cada tipo de cabelo tem suas regras específicas na hora de cuidar e, quem tem madeixas cacheadas, sabe que existem vários segredos para fazer o look dar certo. Desde a hora de desembaraçar até a secagem, passando pelos momentos de estilização: confira 10 estratégias para deixar seus fios impecáveis!

1 - Fazer fitagem com creme para pentear garante cachos definidos

Muitas mulheres têm dificuldade de lidar com o próprio cabelo cacheado por não conhecerem técnicas como a fitagem. Usar um bom creme para pentear para enluvar pequenas mechas dá definição ao cacho e separar os fios em fitas com os dedos deixa uma estrutura bonita depois que eles secam.

2 - Tenha sempre óleo à mão para renovar o brilho

Cabelos crespos e cacheados são naturalmente mais ressecados e, mesmo que eles saiam de casa com uma aparência saudável, podem criar um ar mais opaco ao secar. Poucas gotinhas de óleo espalhadas nas duas mãos e algumas amassadas nas madeixas são suficientes para renovar o visual de hidratado.

3 - Invista em um bom corte de cabelo

A dica de um corte bonito vale para todos os tipos de cabelo, mas no caso das cacheadas é a tesoura que dá o efeito mais bonito do visual: o volume! Para ganhar forma os cachos precisam estar em camadas, um pré-requisito para que eles não pesem e fiquem minguados.

4 - Pesquise antes de escolher seu cabeleireiro

 É uma triste verdade, mas nem todo cabeleireiro sabe lidar com cabelos cacheados. Após anos do reinado das progressivas nos salões, eles ainda estão se acostumando a lidar com essa nova onda de cabelos naturais, então procure alguém que já tenha experiência no assunto. Aproveite que agora a maioria dos profissionais divulga o próprio trabalho em redes sociais e faça uma boa pesquisa.

5 - Use os dedos para desembaraçar o cabelo

Apesar da aparência de resistente, os cabelos crespos e cacheados são muito finos e por isso precisam de muito cuidado na hora de desembaraçar. Para evitar a quebra, a maioria sabe que precisa usar um pente de dentes mais largos, mas a verdade é que os próprios dedos podem fazer esse trabalho: além de controlar mais a força usada nos fios, esse método ainda diminui o frizz.

6 - Use técnicas de texturização para definir os cachos

Para deixar os cachos mais definidos ou mudar de visual de vez em quando, a texturização capilar é ideal. Ela consiste em uma estilização que não usa química ou calor e pode ser feita com tranças, twists ou coquinhos por toda a cabeça.

7 - Penteie o cabelo no banho

Mesmo que você já esteja convencida que desembaraçar o cabelo com os dedos é muito melhor do que com pentes, ainda existem outras formas de suavizar esse momento para evitar quebras. Uma delas é remover os nós do cabelo enquanto ainda estiver no chuveiro e, de preferência, bem na hora que o condicionador estiver agindo.

8 - Pegue leve com a temperatura do secador

Tudo o que uma pessoa com cabelo cacheado não precisa é de alguma interferência externa que cause ainda mais ressecamento no cabelo. Por essa razão o secador deve estar sempre regulado na temperatura mais baixa e, claro, só pode ser usado depois de uma camada de protetor térmico.

9 - Recorra ao babyliss de vez em quando

Seu cabelo já é naturalmente espiralado, mas de vez em quando pode ser que ele perca a definição em algumas partes. Nessas horas um babyliss do tamanho do seu cacho natural é um ótimo amigo e pode ajudar a recuperar o visual de forma instantânea: só não esqueça do protetor térmico antes de começar!

10 - Faça um coque para ter cachos mais soltos

Para quem tem cachos largos, um truque simples pode ajudar a mudar o visual de vez em quando. Para deixar as espirais mais soltas e criar um look mais ondulado do que cacheado, basta prender os fios em um coque na parte de trás do cabelo. Deixe por alguns minutos e depois solte com cuidado para curtir seu novo visual.

Temas relacionados
Cicatrização capilar:

o que é e por que apostar? Confira!