Beleza Extraordinária

10 dicas de finalização para os cabelos: do creme de pentear ao secador, saiba como deixar os fios perfeitos

  • Confira 10 dicas para facilitar a finalização dos seus cabelos! (Foto: Instagram @aminamarie)
  • Na hora de fazer o rabo de cavalo alto, uma dica que faz toda a diferença no acabamento é esticar os fios com uma escova de cerdas mistas (Foto: Instagram @tenipanosian)
  • Truque com babyliss e grampo ajuda a formar ondas naturais nos cabelos lisos (Foto: Instagram @brittsully)
Tela cheia
Previous Next
Confira 10 dicas para facilitar a finalização dos seus cabelos! (Foto: Instagram @aminamarie)
  • Confira 10 dicas para facilitar a finalização dos seus cabelos! (Foto: Instagram @aminamarie)
  • Na hora de fazer o rabo de cavalo alto, uma dica que faz toda a diferença no acabamento é esticar os fios com uma escova de cerdas mistas (Foto: Instagram @tenipanosian)
  • Truque com babyliss e grampo ajuda a formar ondas naturais nos cabelos lisos (Foto: Instagram @brittsully)

Para exibir um cabelo bonito, não basta só fazer tratamentos como hidratação ou nutrição: acertar na finalização também faz toda a diferença! E não importa se os fios são lisos, cacheados ou crespos, toda textura precisa de atenção nesse passo final para que continue hidratado e fique impecável até a próxima lavagem. 

E para ajudar quem vive em busca de truques para conseguir um efeito digno de salão de cabeleireiro nas madeixas, separamos 10 dicas simples - e mega importantes! - na hora de arrumar os fios. Confira!

1 - Erre a quantidade de creme de pentear para menos

Um bom creme de pentear é indispensável na hora da finalização - mas, se for aplicado em excesso, ele pode se tornar um vilão e deixar os fios pesados. Para não detonar o look, a primeira dica é seguir a linha "menos é mais" e errar a quantidade para menos. É só ir aplicando o produto aos pouquinhos em vez de pesar a mão de uma única vez. 

2 - Jogue o cabelo para frente para alisar a parte de trás

Quem usa a dupla secador e chapinha para exibir um liso impecável  pode apostar em um truque que faz toda a diferença e facilita o alisamento na parte de trás: jogar os fios sobre os ombros e usar os aparelhos em linha reta para esticar as mechas. 

3 - Seque a raiz antes do comprimento para conseguir mais volume 

Para quem ama o efeito volumoso nos cabelos, existe um truque com o secador para deixar a raiz mais encorpada. É bem simples: comece a secar todos os fios da raiz antes das pontas para que ela não acabe esticada, passando os dedos entre os fios para que eles não fiquem grudados no couro cabeludo. 

As cacheadas e crespas que querem dar ainda mais volume aos fios de forma natural também podem recorrer a esse passo. A dica para não desmanchar os cachos é usar o difusor ou deixar o secador mais afastado dos fios. 

4 - Escova com cerdas mistas é ideal para o rabo de cavalo

Você sabia que a escova de cabelo com cerdas mistas é a ideal para fazer o rabo de cavalo? Geralmente redonda ou em formato raquete, essa versão garante um acabamento mais alinhado no penteado sem que a raiz fique muito colada no couro cabeludo. Se precisar controlar o frizz, é só aplicar um pouquinho de óleo e pronto!

5 - Finalize os cachos no chuveiro para um look mais natural e volumoso

Não faltam opções de finalização para as cacheadas e crespas - como a queridinha fitagem e o plooping, por exemplo - que deixam os cachos bem definidos e garantem um bom day after, mas, quando a ideia é deixar o look despojado e não perder muito tempo em frente ao espelho, vale fazer a finalização no chuveiro. 

Basta aplicar o creme de pentear depois do shampoo e do condicionador, dividindo o cabelo em seções para garantir que todas as partes recebam o produto. Mas nada de exagerar na quantidade para que os cachos fiquem mais soltos e com movimento ao secarem.

6 - Aplique o leave-in ou creme antes de enrolar a toalha no cabelo

Se você é do time que gosta de enrolar os fios na toalha para tirar a umidade da lavagem, experimente aplicar o seu finalizador - que pode ser um creme para pentear ou leave-in - antes de secar os fios. Desse jeito, o cabelo irá absorver os nutrientes do produto, e o calor da toalha só irá ajudar nessa absorção. A dica é não passar mais do que 5 minutos com a toalha na cabeça, ok? Depois, é só retirar e pentear os fios normalmente. 

7 - Revitalize os cachos só com água para não precisar aplicar mais produtos

Nos dias em que seus cachos acordarem meio bagunçadinhos, dá para contar apenas com água para revitalizar os fios. Assim, não corre o risco das madeixas ficarem pesadas ou oleosas por causa do excesso de produtos creme ou leave-in! 

Gostou da ideia? Então, coloque um pouco de água filtrada dentro de um borrifador e aplique nas partes que precisam de um jeitinho novamente ou que já perderam o aspecto hidratado. 

8 - Misture um pouco de água para deixar o creme de pentear mais fluido 

Comprou um creme de pentear e percebeu que ele é muito pesado para o seu cabelo? O segredo é adicionar um pouquinho de água no produto - nas próprias mãos ou em um recipiente separado - para que ele fique mais fluido e não deixe os fios enrijecidos ou com aspecto oleoso. 

9 - Faça truques na raiz do cabelo liso para efeito chapado ou volumoso

Na hora de finalizar o cabelo liso, seja natural ou com progressiva, você pode apostar em truques na raiz para o efeito que você mais gostar. Gosta de cabelo chapado? Então, penteie os fios ao meio e só jogue-os para a lateral quando as madeixas secarem. Prefere um volume despojado na raiz? Penteie o cabelo para trás ou jogue os fios para baixo e sacuda levemente a raiz! 

10 - Truque com babyliss e grampos garante um ondulado mais sutil 

Quem tem cabelo liso e deseja um ondulado natural pode recorrer ao seguinte truque: usar um babyliss e ir prendendo cada cacho com grampos durante de 10 a 30 minutos. Dessa forma, as ondas vão se fixar melhor - e é só passar os dedos entre os fios depois de soltar as mechas para que o look não fique artificial. 

Redação: Nívia Passos

ver mais : Dicas de cabelos
Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais