Beleza Extraordinária

10 coisas que você nunca deve fazer com a pele: confira a lista e veja o vídeo com a influencer Gabe Zanqui para o canal de L'Oréal Paris Brasil

Tela cheia
Previous Next
Alguns hábitos no nosso dia a dia podem ser super prejudiciais à saúde da nossa pele. A influencer Gabe Zanqui deu uma passada no canal de L'Oreal Paris e listou as 10 coisas que precisam ser banidos de vez da nossa vida.

A pele é o maior órgão do corpo humano e precisa sempre de cuidados muito específicos, viu? Seja no rosto ou em outras regiões do corpo, alguns hábitos podem até parecer inofensivos, mas na verdade são muito prejudiciais e comprometem não apenas a aparência da cútis, mas podem causar problemas mais sérios como alergias, irritações e queimaduras.

No canal de L’Oreal Paris Brasil no YouTube, a influencer Gabe Zanqui listou as 10 coisas que você não deve fazer com a pele para garantir que ela fique sempre bonita e saudável. Ficou curiosa? Nós separamos tudo o que foi citado no vídeo e ainda reunimos dicas valiosas para incluir na sua rotina de skincare. Confira!

1. Se alimentar mal no dia a dia

Você pode até não perceber, mas o que come tem grande influência na saúde da sua pele. Por isso, o primeiro passo é ficar atenta à alimentação. De nada adianta investir em tratamentos e produtos de skincare se você não toma cuidado com o que consome, viu?

O que comer: certos alimentos ajudam a manter a cútis muito mais firme, bonita e saudável, como cenoura, abacate, beterraba e tomate - que são ricos em nutrientes que atuam na produção de colágeno e garantem mais firmeza e elasticidade à cútis. Frutas cítricas também são grandes aliadas por serem ricas em vitamina C, amenizando sinais de envelhecimento da pele e protegendo as células de radicais livres.

O que não comer: já comidas industrializadas, ricas em gordura saturada, frituras e açúcar em excesso são grandes obstáculos para quem deseja uma pele dos sonhos, pois aumentam a oleosidade, abrindo caminho para cravos e espinhas. Em alguns casos, também podem causar ressecamento e até favorecer o aparecimento de rugas e linhas de expressão.

2. Colocar limão no rosto

O limão é uma das frutas com maior concentração de vitamina C, que possui propriedades importantes para a pele. Mesmo assim, é importante tomar cuidado com o seu uso para tratamentos, pois antes de tudo, ele é um ácido e pode causar danos, como queimadura, assaduras e irritação - por isso, evite manter a pele em contato direto com o limão. 

Aliás, fique sempre atenta aos tratamentos alternativos que encontra na internet. Muitas vezes eles prejudicam mais do que ajudam. Cada pele se adapta de uma maneira diferente e o fato de funcionar para uma pessoa não significa que funcionará para todas. O ideal é sempre procurar um dermatologista para buscar soluções para qualquer problemas dermatológicos.

3. Fazer esfoliação da pele com mel e açúcar 

A esfoliação serve para remover as células mortas e deixa a pele lisinha e super macia - mas não deve ser feita com fórmulas caseiras, especialmente em peles sensíveis! Uma dica é apostar na Máscara Facial L'Oréal Paris - Detox Argila Pura Esfoliante. Ela é composta por três tipos de argila pura e algas vermelhas com textura cremosa que não resseca a pele e ainda reduz os poros. Basta espalhar no rosto, deixar agir de 10 a 15 minutos e remover com água, massageando levemente.

4. Usar shampoo seco e spray de cabelo perto do rosto 

 

Produtos para cabelo em spray são super práticos, mas é preciso tomar cuidado na hora de aplicar nos cabelos. Procure sempre aplicá-los de longe, em uma distância de 15 a 20 cm para não atingir o seu rosto. Muitos deles possuem componentes que agridem a pele, já que são pensados para o cabelo. 

5. Dormir de maquiagem 

 

Dormir de maquiagem é um hábito que causa dano à saúde da pele - e o motivo é simples: durante o sono, as células do rosto fazem uma espécie de esfoliação natural. Sem remover a maquiagem, os poros ficam obstruídos e esse processo acaba sendo prejudicado. Com o tempo, a pele vai perdendo o brilho, espinhas e cravos começam a aparecer (afinal, resíduos de maquiagem também são sujeiras) e o rosto começa a dar mais sinais de desgaste.

Uma boa opção para a limpeza de pele antes de ir para cama é a Água Micelar de L’Oreal Paris. Ela remove a maquiagem, faz uma limpeza profunda, suaviza e acalma a pele. Outra vantagem é que a fórmula não possui álcool em sua composição, excelente para peles sensíveis, além de não causar ardência quando entra em contato com os olhos. Basta aplicar todas as noites. 

 

6. Deixar de usar hidratante no rosto

 

A hidratação é uma etapa fundamental na rotina de skincare. Por isso, sempre use um hidratante facial, mesmo que você tenha problemas com a oleosidade. Ressecamento é diferente de pele seca, e até as oleosas também podem ficar ressecadas. Basta usar o creme para manter o rosto hidratado e diminuir o brilho excessivo.  

7. Usar o sabonete de corpo para lavar o rosto   

 

Os sabonetes faciais são pensados especialmente para a limpeza do rosto e possuem fórmulas próprias que garantem saúde e boa aparência na pele. Os sabonetes que usamos durante o banho, por outro lado, são feitos para pele do corpo, que é mais forte e grossa.

Como a pele do rosto é bem mais sensível, o uso do sabonete errado obstrui os poros, retira a oleosidade natural e causa ressecamento e até irritações na pele. Por isso, use sempre sabonetes específicos para cada região.

8. Espremer espinhas e cravos sozinha

Quem tem acne sabe como é difícil controlar a vontade de espremer as espinhas, mas saiba que esse hábito é um dos mais prejudiciais à pele, viu? Além de causar manchas e até cicatrizes permanentes, cutucar espinhas facilita a contaminação por bactérias, levando a infecções graves.

A melhor coisa a se fazer é tentar dar uma disfarçada e usar um gel secativo. Ele vai ajudar a tratar sua acne e acelerar o processo de cicatrização. A mesma coisa com os cravos. Se eles estão incomodando, procure fazer uma limpeza de pele com um profissional para retirar sem causar nenhum dano ou aumentar o problema. 

9. Lavar o rosto muitas vezes ao dia 

 

Manter a pele limpa é o primeiro passo para a pele perfeita, mas isso não significa que você tenha que limpar o rosto a todo momento. Na verdade, lavar o rosto com muita frequência acaba causando um efeito rebote. A água estimula ainda mais a produção de sebo, deixando a pele mais oleosa e com aspecto gorduroso. O ideal é lavar de manhã, assim que acordar, e de noite antes de dormir. 

10. Esquecer de usar protetor solar diariamente

 

O protetor solar é sempre lembrado no verão, mas ele precisa ser usado todos os dias, faça chuva ou faça sol. A radiação solar acelera o processo de envelhecimento da pele, promove o aparecimento de manchas e marcas de expressão, além de causar câncer de pele. Por isso, não esqueça de passar protetor antes de sair de casa e reaplicar a cada 3 horas.

Se você está a procura do protetor ideal, não pode deixar de conferir a linha Solar Expertise, de L'Oréal Paris. Ela possui uma fórmula leve e com rápida absorção. Basta escolher o que mais combina com seu tipo de pele e curtir seu dia livre dos danos causados pelos raios UVA e UVB. 

Redação: Joanna Lopes

Temas relacionados
Água micelar:

como remover a maquiagem com o produto?