Beleza Extraordinária

1° de abril: desvende os mitos capilares sobre coloração, condicionador em cabelos oleosos e outros

  •     Coloração provoca queda dos cabelos?     Deixar a tinta agir por mais tempo intensifica o tom? Caspa é sinal de cabelos sujos? Desvende estes e outros mitos sobre os cabelos
Tela cheia
Previous Next
Coloração provoca queda dos cabelos? Deixar a tinta agir por mais tempo intensifica o tom? Caspa é sinal de cabelos sujos? Desvende estes e outros mitos sobre os cabelos

O dia primeiro de abril é conhecido internacionalmente como o "Dia da Mentira". Na data é comum ouvir histórias fictícias e irreais, que fazem parte do imaginário criado para a ocasião. Neste universo ilusório alguns mitos rondam a vaidade feminina e até os cabelos entram no clima do dia. Afinal de contas quem nunca ouviu falar que a coloração pode provocar a queda dos fios? Ou que a tintura deixa os fios mais grossos e ainda que a caspa é sinal de cabelo sujo? Vale a pena tirar as dúvidas e saber a verdade sobre as lendas capilares.

Coloração provoca queda?

A coloração não provoca a queda dos cabelos, pois a tinta age no fio e não na raiz. Há exceções para casos de alergia ou em que o produto não é usado corretamente, como exceder o tempo de aplicação indicado pela marca ou fazer constantes mudanças de tonalidades. Também não é recomendado aplicar a coloração após ter feito outro tratamento químico.

Deixar a coloração por mais tempo faz a cor ficar mais intensa?

A cutícula do fio satura depois que o processo de coloração acontece, portanto deixar o produto por mais tempo nos cabelos não garante que a cor fique mais intensa. A coloração deve agir de acordo com o tempo recomendado pela marca, após este período a tinta pode agredir, ressecar e provocar a queda dos fios.

O fio fica mais grosso depois da coloração?

O cabeleireiro Célio Rocha, afirmou ao site "Corpo a corpo" que os cabelos tingidos são mais opacos e após a coloração ganham textura áspera. "Normalmente os fios com tintura têm menos brilho e podem ficar com a sensação de serem mais grossos. Isso ocorre porque as madeixas ficam mais ásperas". O procedimento químico mexe com a estrutura capilar, porque precisa abrir a cutícula dos fios para modificar a tonalidade, o que faz os cabelos perderem parte da sua oleosidade natural. É necessário fazer hidratações para que a fibra capilar seja reestruturada e volte ao seu aspecto natural.

Cabelo oleoso não precisa de condicionador?

O condicionador tem o papel de fechar as camadas protetoras da fibra capilar que foram abertas pelo shampoo e proteger as madeixas das agressões de agentes externos. Por isso, o uso é recomendado independente do tipo de fio. No caso dos cabelos oleosos, o produto não deve ser aplicado diretamente na raiz para não intensificar o aspecto, mas sim em todo o comprimento das madeixas.

Escovas de cerdas naturais deixam o cabelo com mais brilho?

O cabeleireiro Ricardo Fontes afirmou ao site MSN que as escovas de cerdas naturais tornam os cabelos mais brilhantes por distribuírem melhor a oleosidade natural da raiz até as pontas. Este tipo - feito de materiais como pelo de javali ou porco - é considerado mais caro, mas sua vantagem inclui maior resistência ao calor provocado pelo uso do secador e mais durabilidade se compradas às versões sintéticas.

Caspa é sinal de cabelo sujo?

O surgimento da caspa está ligado a fatores genéticos e não em questão de higiene pessoal, portanto não determina se o cabelo está sujo. Trata-se de uma descamação no couro cabeludo ocasionado pela doença Dermatite Seborreica. Vale ressaltar que a caspa não é transmissível e que não existe cura, mas sim controle baseado em produtos anticaspa e dependendo do quadro, acompanhamento dermatológico.

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação