Beleza Extraordinária

1º de abril: a fase da lua influencia no corte do cabelo? Desvendamos os maiores mitos sobre cabelos

  • Descubra as verdades e mentiras sobre o cuidado dos cabelos
Tela cheia
Previous Next
Descubra as verdades e mentiras sobre o cuidado dos cabelos

Desde criança ouvimos histórias que beiram o absurdo sobre corte e textura do cabelo. Há quem jure que cortar o cabelo durante a fase da lua crescente faz os fios crescerem mais rápido e quem seja capaz de apostar que colocar pílulas de anticoncepcional no shampoo fortalece a cabeleira. São tantas informações, que é comum ficar em dúvida sobre o que é verdade e o que é lenda. Neste 1º de abril, desvendamos os maiores mitos sobre cabelos para explicar de onde a história surgiu e se há um fundo de verdade em cada história.

As fases da lua influenciam no corte de cabelo?

Não existem indícios científicos que apóiem essa tese. A história sobre a influência da fase lunar é uma adaptação de lenda de agricultores antigos que acreditavam na ação da lua no crescimento da colheita. Com o passar dos anos, o cabelo virou protagonista da história que dizia que cortar na lua minguante tirava o volume dos fios, que ao ser estilizado na lua crescente ficariam grandes e volumosos. Na verdade, o efeito do corte só depende do profissional que escolher, o formato e o estilo só vão depender do talento do seu cabeleireiro.

Colocar anticoncepcional no shampoo fortalece os fios?

O hormônio do anticoncepcional não é absorvido pelo couro cabeludo. De acordo com o tricologista Valcinir Bedin em entrevista à revista "Elle", a lenda é baseada na tese de que a progesterona bloquearia a ação da testosterona: "O hormônio masculino que também está presente no organismo feminino e é responsável pela queda e pelo afinamento de cabelos. Mas isso não ocorre na prática porque a pílula não consegue ser absorvida pelo couro cabeludo".

Cem escovadas antes de dormir deixam os fios mais brilhosos?

Não é indicado pentear os cabelos tantas vezes porque pode causar queda e enfraquecimento além de poder machucar o couro cabeludo. Escove o necessário para desembaraçar os fios e dê preferência a pentes com dentes largos.

Se arrancar um fio branco, crescem três no lugar?

Apesar de não haver comprovação sobre a tese, não é indicado arrancá-los. Cada folículo produz um número certo de fios brancos ao longo da vida que ao se esgotar, forma uma falha no cabelo . Para tratar os fios, que são mais grossos que os normais e mais arredios, invista em tonalizantes.

O cabelo se acostuma ao shampoo e condicionador?

O cabelo não acostuma com o shampoo, mas pode agir de forma diferente conforme o tratamento. Por exemplo, em caso de produtos hidratantes. O efeito em cabelos já hidratados costuma ser diferente e até adverso pela saturação de emolientes. Com o condicionador, a situação é a mesma , mas é causada por problemas na hora de lavar, porque sem o enxágue correto , o produto acumula nos fios, deixando-os pesados e sem vida.

Se prender o cabelo molhado, ele mofa?

O mofo parecido aos de alimentos não acontece mas, mesmo assim, é preciso tomar cuidado. Os fios abrigam fungos e bactérias que, ao serem repetidamente expostos ao abafamento de acessórios ou mesmo do travesseiro, ao dormir de cabelos molhados, aumentam o efeito causando queda e quebra da fibra capilar.

Temas relacionados
Óleo + Creme de pentear

Descubra os benefícios da misturinha