Beleza Extraordinária

"Shimada", o penteado misterioso das gueixas

  • Quando não têm cabelos suficientemente compridos para fazer os penteados, a gueixas compram perucas que chegam a custar cerca de 7 mil reais
Tela cheia
Previous Next
Quando não têm cabelos suficientemente compridos para fazer os penteados, a gueixas compram perucas que chegam a custar cerca de 7 mil reais

As gueixas são mulheres japonesas que estudam a tradição milenar da arte, dança e canto e se caracterizam distintamente pelos trajes e maquiagem tradicionais. Ao contrário da opinião popular, as gueixas não são um equivalente oriental da prostituta. Este é um equívoco originado no Ocidente principalmente pelo fato de que a vestimenta das prostitutas tradicionais mostra traços similares aos da cultura gueixa.

Os penteados da gueixa variaram ao longo da história. No passado, era comum que as mulheres usassem o cabelo para baixo mas após o século XVII, começaram a deixar as madeixas crescerem e então surge neste período o tradicional penteado "shimada".

Diferentes tipos de "shimada"

Existem quatro diferentes tipos de Shimada. O "shimada taka" é um coque alto geralmente usado por jovens e mulheres solteiras. Já o "shimada tsubushi" também é um coque, porém mais achatado e tradicionalmente usado por mulheres mais velhas. O "uiwata" é um coque ligado a um pedaço de algodão colorido e o "Momoware" é usado pelas maiko - aprendizes de gueixa - e possui um estilo que se assemelha a um pêssego partido ao meio.

Os cabelos das gueixas devem ser mantidos compridos para que se possa fazer os penteados tradicionais de acordo com a classificação etária. De cabelos sempre bem arrumados, elas tomam cuidado para não desfazê-los até mesmo na hora de dormir e, por isso, acomodam a cabeça em uma espécie de travesseiro de madeira. São desconfortáveis mas segundo a tradição, são eficazes. Se os cabelos estiverem curtos, a gueixa recorre a perucas cheias de detalhes que chegam a custar mais de 300 mil ienes (quase R$ 7 mil).

Aprenda a fazer o penteado das gueixas

Para começar, desembarace bem os fios dos cabelos e faça uma escova. Depois, com a ajuda de um pente fino ou escova própria para este fim, desfie os fios. Basta pentear as mechas no sentido contrário do crescimento dos fios; ou seja, das pontas em direção à raiz. Comece pela frente do cabelo e repita o passo em todo o resto dos fios.

Quando o cabelo estiver bem volumoso, puxe-os para cima e una-os como se fosse um rabo de cavalo, mas prenda o elástico apenas próximo às pontas das mechas. Use a escova para penteá-los levemente, apenas para não ficarem desalinhados. Pressione o rabo de cavalo para baixo para deixar a base que está presa do cabelo bem volumosa. Feito isso, enrole as pontas do "rabo de cavalo" para formar um coque e prenda-o com grampos. Para finalizar, aplique um pouco de spray fixador para manter os fios no lugar.

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação