Beleza Extraordinária

Vitaminas capilares: para que servem e como usar as ampolas vitamínicas?

  • As ampolas de vitaminas são fundamentais para a suprir a necessidade de nutrientes dos fios
Tela cheia
Previous Next
As ampolas de vitaminas são fundamentais para a suprir a necessidade de nutrientes dos fios

Todas as mulheres desejam ter cabelos fortes e saudáveis naturalmente, porém com as agressões diárias do meio ambiente e o constante uso do secador e chapinha, além das tinturas e tratamentos químicos eventuais, torna-se difícil manter os fios bonitos sem recorrer à produtos complementares. Um dos artifícios que reforçam o tratamento dos cabelos são as ampolas vitamínicas. Os vidrinhos de vitaminas servem para suprir a falta de alguma substância nos cabelos e ajudam a restaurar os fios.

Por ser uma alternativa para revigorar os fios sem precisar apará-los todo mês, diversas marcam criam suas opções de ampolas e lotam as prateleiras das farmácias e perfumarias. Para auxiliar na escolha da melhor opção para seu tipo de cabelo é aconselhável consultar um tricologista , que indicará quais nutrientes serão mais benéficos de acordo com cada tipo de cabelo.

Como usar as ampolas: no condicionador ou máscara capilar?

Segundo a dermatologista Vanessa Metz, se a ampola tiver ação instantânea - como as fórmulas oleosas, indicadas para fios ressecados - é indicado misturá-la ao condicionador para o uso diário. "Esses produtos devem ser usados da seguinte maneira: primeiro lave os cabelos, aplique no comprimento o produto sem enxaguar. Em seguida a máscara capilar, que pode ser misturada com óleos ou ampolas de hidratação - depois enxague as madeixas", ensina.

Já para as ampolas que necessitam de um certo tempo de "pausa", a preferência é usá-las diretamente nos fios ou misturadas a uma máscara capilar para o produto agir juntamente à hidratação. De acordo com a dermatologista Silvia de Mello, as vitaminas também podem ser acrescentadas ao shampoo na hora de lavar os cabelos.

Vanessa ainda destaca a importância do cuidado na hora de comprar o produto. "Existem as ampolas vitamínicas, mas existem ampolas de embalagens bem parecidas que são para abrir as cutículas das hastes capilares. Se a paciente comprar sem orientação e usar como se fosse a ampola vitamínica, ficará com as hastes endurecidas e com frizz", explica. Resultados como esse provavelmente seriam julgados como má qualidade da ampola, enquanto na verdade o uso é que estava irregular.

Vitamina A, B5 e E: as mais populares para os cabelos

Com poder antioxidante, a vitamina A ajuda a manter a força e hidratação natural do fio. Alimentos como peixes, carnes, aves, espinafre, cenoura, ovos e produtos lácteos também são fontes ricas dessa vitamina. "Assim como a vitamina F, a A auxilia na restauração do filme lipofílico que reveste as camadas dos fios capilares permitindo a retenção de umidade", explica Silvia.

Presente em grandes quantidades em alimentos como feijão, nozes, soja e vegetais de folha verde escura, a vitamina E, quando ingerida juntamente com a vitamina A, se transformam em um antioxidante pra lá de poderoso, uma vez que combinadas, são melhor absorvidas pelo corpo, potencializando seus efeitos benéficos.

Já a Pró-vitamina B5, repõe proteínas, lipídios e carboidratos e é indicada para cabelos fracos e quabradiços. A vitamina C nutre os fios profundamente e é indicada para mulheres cabelos muito secos.

vídeos Recomendados
Aprenda como ter cachos definidos e naturais com o babyliss!
  1. Loucas por cabelo: inspire-se com as pontas onduladas e o ombré hair da jornalista Bruna Melo
    Loucas por cabelo: inspire-se com as pontas...
  2. Cuidados com os cabelos depois dos 40 anos: 4 dicas para adotar nesta idade
    Cuidados com os cabelos depois dos 40 anos: 4...
    Cuidados com os cabelos depois dos 40 anos: 4 dicas para adotar nesta idade

    À medida que envelhecemos, assim como a pele,...

    Leia mais
  3. Cabelo com baixa porosidade: como tratar o problema e recuperar a saúde dos fios
    Cabelo com baixa porosidade: como tratar o...
    Cabelo com baixa porosidade: como tratar o problema e recuperar a saúde dos fios

    Você sabe o que é porosidade capilar?...

    Leia mais
  4. Creme de pentear em cabelo 4A, 4B e 4C: saiba qual a melhor opção de produto e confira dicas para a finalização!
    Creme de pentear em cabelo 4A, 4B e 4C: saiba...
  5. 13 fotos da trajetória capilar de Ana Furtado: do loiro ao preto, atriz conta como mudou o cabelo ao longo dos anos
    13 fotos da trajetória capilar de Ana Furtado:...
  6. Emoliente, umectante e hidrante: saiba a diferença entre as propriedades dos cremes de cabelo e descubra qual o resultado de cada uma
    Emoliente, umectante e hidrante: saiba a...

Ver mais

Vídeos
Vídeo ensina a criar rabo de cavalo alongado com passo a passo simples

Ver mais

Temas relacionados
Tais Araujo

5 motivos para a atriz ser a rainha dos cachos

últimas matérias

Ver mais