Beleza Extraordinária

Vitaminas capilares: para que servem e como usar as ampolas vitamínicas?

  • As ampolas de vitaminas são fundamentais para a suprir a necessidade de nutrientes dos fios
Tela cheia
As ampolas de vitaminas são fundamentais para a suprir a necessidade de nutrientes dos fios

Todas as mulheres desejam ter cabelos fortes e saudáveis naturalmente, porém com as agressões diárias do meio ambiente e o constante uso do secador e chapinha, além das tinturas e tratamentos químicos eventuais, torna-se difícil manter os fios bonitos sem recorrer à produtos complementares. Um dos artifícios que reforçam o tratamento dos cabelos são as ampolas vitamínicas. Os vidrinhos de vitaminas servem para suprir a falta de alguma substância nos cabelos e ajudam a restaurar os fios.

Por ser uma alternativa para revigorar os fios sem precisar apará-los todo mês, diversas marcam criam suas opções de ampolas e lotam as prateleiras das farmácias e perfumarias. Para auxiliar na escolha da melhor opção para seu tipo de cabelo é aconselhável consultar um tricologista , que indicará quais nutrientes serão mais benéficos de acordo com cada tipo de cabelo.

Como usar as ampolas: no condicionador ou máscara capilar?

Segundo a dermatologista Vanessa Metz, se a ampola tiver ação instantânea - como as fórmulas oleosas, indicadas para fios ressecados - é indicado misturá-la ao condicionador para o uso diário. "Esses produtos devem ser usados da seguinte maneira: primeiro lave os cabelos, aplique no comprimento o produto sem enxaguar. Em seguida a máscara capilar, que pode ser misturada com óleos ou ampolas de hidratação - depois enxague as madeixas", ensina.

Já para as ampolas que necessitam de um certo tempo de "pausa", a preferência é usá-las diretamente nos fios ou misturadas a uma máscara capilar para o produto agir juntamente à hidratação. De acordo com a dermatologista Silvia de Mello, as vitaminas também podem ser acrescentadas ao shampoo na hora de lavar os cabelos.

Vanessa ainda destaca a importância do cuidado na hora de comprar o produto. "Existem as ampolas vitamínicas, mas existem ampolas de embalagens bem parecidas que são para abrir as cutículas das hastes capilares. Se a paciente comprar sem orientação e usar como se fosse a ampola vitamínica, ficará com as hastes endurecidas e com frizz", explica. Resultados como esse provavelmente seriam julgados como má qualidade da ampola, enquanto na verdade o uso é que estava irregular.

Vitamina A, B5 e E: as mais populares para os cabelos

Com poder antioxidante, a vitamina A ajuda a manter a força e hidratação natural do fio. Alimentos como peixes, carnes, aves, espinafre, cenoura, ovos e produtos lácteos também são fontes ricas dessa vitamina. "Assim como a vitamina F, a A auxilia na restauração do filme lipofílico que reveste as camadas dos fios capilares permitindo a retenção de umidade", explica Silvia.

Presente em grandes quantidades em alimentos como feijão, nozes, soja e vegetais de folha verde escura, a vitamina E, quando ingerida juntamente com a vitamina A, se transformam em um antioxidante pra lá de poderoso, uma vez que combinadas, são melhor absorvidas pelo corpo, potencializando seus efeitos benéficos.

Já a Pró-vitamina B5, repõe proteínas, lipídios e carboidratos e é indicada para cabelos fracos e quabradiços. A vitamina C nutre os fios profundamente e é indicada para mulheres cabelos muito secos.

vídeos Recomendados
Tutorial em vídeo mostra como criar cachos com secador de forma rápida!
  1. TESTE: Plopping, fitagem, dedoliss...qual é a melhor finalização para os seus cachos?
    TESTE: Plopping, fitagem, dedoliss...qual é a...
    TESTE: Plopping, fitagem, dedoliss...qual é a melhor finalização para os seus cachos?

    Quem tem cabelo cacheado ou crespo vive em busca da...

    Leia mais
  2. Óleo para o cabelo pode ser usado em todos os tipos de madeixas? Descubra!
    Óleo para o cabelo pode ser usado em todos os...
    Óleo para o cabelo pode ser usado em todos os tipos de madeixas? Descubra!

    Toda mulher que ama cuidar do cabelo já ouviu...

    Leia mais
  3. O cabelo volta ao normal depois da progressiva? Descubra se é possível que o cabelo mude a textura com os alisamentos
    O cabelo volta ao normal depois da progressiva?...
  4. Couro cabeludo dolorido: entenda o que pode causar e saiba o que fazer para evitar
    Couro cabeludo dolorido: entenda o que pode...
    Couro cabeludo dolorido: entenda o que pode causar e saiba o que fazer para evitar

    A dor no couro cabeludo surge quando menos se espera e...

    Leia mais
  5. Shampoo anticaspa resseca os cabelos? Descubra!
    Shampoo anticaspa resseca os cabelos? Descubra!
    Shampoo anticaspa resseca os cabelos? Descubra!

    Supercomum, a caspa é um dos problemas...

    Leia mais
  6. Condicionador: veja 4 erros comuns na hora de usar o produto e saiba como evitar as pontas ressecadas
    Condicionador: veja 4 erros comuns na hora de...

Ver mais

Vídeos
Vídeo ensina a criar rabo de cavalo alongado com passo a passo simples

Ver mais

Temas relacionados
Corte long bob

4 formas de variar o cabelo médio!

últimas matérias

Ver mais