Beleza Extraordinária

Vitamina D: quais os benefícios para a pele e como conseguir a substância?

  • Para conseguir aumentar os níveis de vitamina D no organismo, a dica é se expor ao sol por cerca de 5 minutos por dia, com protetor solar (foto: Shutterstock)
  • Além de foratelecer os ossos, a vitamina D também ameniza rugas e linhas de expressão. Saiba como conseguir a substância (Foto: Shutterstock)
  • Os raios solarem estimulam a produção de vitamina D no organismo, trazendo vantagens para a pele, mas sempre com o uso do protetor solar (Foto: Instagram @therealkamie)
Tela cheia
Previous Next
Para conseguir aumentar os níveis de vitamina D no organismo, a dica é se expor ao sol por cerca de 5 minutos por dia, com protetor solar (foto: Shutterstock)
  • Para conseguir aumentar os níveis de vitamina D no organismo, a dica é se expor ao sol por cerca de 5 minutos por dia, com protetor solar (foto: Shutterstock)
  • Além de foratelecer os ossos, a vitamina D também ameniza rugas e linhas de expressão. Saiba como conseguir a substância (Foto: Shutterstock)
  • Os raios solarem estimulam a produção de vitamina D no organismo, trazendo vantagens para a pele, mas sempre com o uso do protetor solar (Foto: Instagram @therealkamie)

A vitamina D é uma das mais conhecidas quando o assunto é tratamento dos ossos, já que ela ajuda a fortalecê-los e previne a osteoporose. Mas você sabia que ela também tem benefícios para a pele? A substância fortalece a barreira da derme e ajuda a amenizar rugas e linhas de expressão, combatendo o envelhecimento precoce da pele. No entanto, apesar de ser produzida pelo próprio organismo e de ser estimulada pelo sol, a quantidade de vitamina D pode diminuir a partir de uma certa idade ou até dependendo da época do ano. Saiba todas as vantagens dessa substância para a pele e descubra como estimular sua produção. 

Vitamina D combate rugas, linhas de expressão e melhora o contorno facial

Rugas, linhas de expressão e flacidez são os sinais da idade mais temidos pelas mulheres, e podem surgir a partir dos 25 anos. A vitamina D consegue acelerar a renovação da pele porque cerca de 90% dessa substância é produzida na própria pele, conforme os raios ultravioletas transformam o colesterol na substância. Assim, ela consegue promover um efeito de reestruturação da epiderme, melhorando a textura e o contorno facial.

Como conseguir aumentar os níveis de vitamina D para a pele?

Para quem quer e precisa estimular a vitamina D no organismo, seja por problemas nos ossos ou para melhorar a textura da pele, saiba que existem duas maneiras de fazê-lo: através da alimentação e através da exposição solar. Sobre se expor ao sol, é preciso ter bastante cuidado porque ao mesmo tempo em que estimula a vitamina, os raios solares também causam envelhecimento da pele por quebrar as fibras de colágeno - componente que sustenta e dá firmeza à pele. Sendo assim, como equilibrar essa exposição? 

Segundo os dermatologistas, para estimular a vitamina D, bastam alguns minutos. Para quem tem a pele clara, 5 minutos por dia já é suficiente, enquanto quem tem a pele negra ou morena pode reservar cerca de 20 minutos. Essa exposição pode ser feita cerca de três vezes por semana: o ideal é deixar apenas braços e pernas expostos durante o tempo necessário, enquanto no rosto deve-se sempre aplicar o protetor solar facial.

Alimentos como leite, peixe e ovo mantém altos os níveis de vitamina D 

O sol costuma ser o principal meio de estímulo para a vitamina D no organismo, já que a substância aparece em poucas quantidades nos alimentos, mas ainda assim, alimentar-se bem é fundamental para acelerar o nível da vitamina. Os principais alimentos são o leite e seus derivados, como o queijo e a manteiga. Peixes como salmão, sardinha e o atum enlatado também são boas opções, enquanto o ovo também ajuda a concentrar a vitamina D no organismo, principalmente a parte da gema. E para a quem agradar o paladar, o fígado do boi e da galinha também são ricos em vitamina D.

Redação: Beatriz Doblas

vídeos Recomendados
Aprenda como ter cachos definidos e naturais com o babyliss!
  1. Quantos litros de água devemos beber por dia? Descubra se você ingere a quantidade de líquido ideal e 4 formas de inserir o hábito na rotina
    Quantos litros de água devemos beber por dia?...
  2. Como cuidar da pele depois de uma sessão de laser: 7 passos para proteger o rosto após o procedimento com os produtos certos
    Como cuidar da pele depois de uma sessão de...
  3. TPM: o que é tensão pré-menstrual? Conheça os sintomas que podem aparecer antes da menstruação e como contornar o problema
    TPM: o que é tensão pré-menstrual? Conheça os...
  4. O seu tipo de pele pode mudar? Descubra e saiba se a sua pele é mesmo oleosa, mista, seca ou normal
    O seu tipo de pele pode mudar? Descubra e saiba...
  5. O que é DEET Repelente? Confira os detalhes sobre o ativo que afasta os mosquitos da pele
    O que é DEET Repelente? Confira os detalhes...
    O que é DEET Repelente? Confira os detalhes sobre o ativo que afasta os mosquitos da pele

    Quem procura por repelentes, geralmente, acaba...

    Leia mais
  6. Como cuidar da pele na primavera e no verão: 5 hábitos indispensáveis que toda mulher vaidosa deve seguir
    Como cuidar da pele na primavera e no verão: 5...

Ver mais

Vídeos
"Esse Brilho é Meu" é a música tema da parceria entre a cantora Iza e Casting Creme Gloss de L'Oréal Paris. Confira mais na matéria! (Foto: Juliana Coutinho)

Ver mais

Temas relacionados
Água micelar:

5 Mitos e verdades sobre o produto para limpeza da pele

últimas matérias

Ver mais