Beleza Extraordinária

Varizes podem piorar com a exposição ao sol? Dermatologista explica a importância do protetor solar para a prevenção do aparecimento dos vasos nas pernas

  • As varizes um sinal de problemas no sistema circulatório e podem ficar ainda mais visívesi na pele fotodanificada (Foto: Instagram @shanasaperas)
  • O protetor solar deve ser usado todos os dias e é indispensável durante o tratamento das varizes (Foto: Shutterstock)
Tela cheia
Previous Next
As varizes um sinal de problemas no sistema circulatório e podem ficar ainda mais visívesi na pele fotodanificada (Foto: Instagram @shanasaperas)
  • As varizes um sinal de problemas no sistema circulatório e podem ficar ainda mais visívesi na pele fotodanificada (Foto: Instagram @shanasaperas)
  • O protetor solar deve ser usado todos os dias e é indispensável durante o tratamento das varizes (Foto: Shutterstock)

Se você sofre com varizes nas pernas - um problema circulatório que deixa as veias mais visíveis na pele - não está sozinha: é um transtorno que atinge quase metade das mulheres brasileiras. Já se sabe que a genética, o sedentarismo e permanecer durante muito tempo em uma única posição são todos fatores que contribuem para o aparecimento das varizes.  Mas será que a exposição solar também pode afetar a aparência das veias na derme? Para descobrir, o Beleza Extraordinária conversou com a dermatologista Camila Marçal, que esclareceu a dúvida e deu algumas dicas sobre o uso do protetor solar durante o tratamento do problema. Confira!

Radiação UV interfere nas fibras de colágeno, o que pode afinar a pele

As varizes estão associadas a problemas de insuficiência no sistema circulatório - são veias que, com ou sem deformações, ficam visíveis sob a pele. Segundo a dermatologista Camila Marçal, elas correspondem ao aumento de volume dos vasos e estão relacionadas a fatores genéticos e outros predisponentes, como sobrepeso e o sedentarismo. Com frequência, as varizes aparecem nas pernas e nos pés - áreas em que a circulação é dificultada pela rotina cheia, já que é comum passar muito tempo em pé ou sentado.

No caso da exposição ao sol, o problema está na radiação UVA, que atua nas camadas mais profundas da derme: ela ataca as fibras de colágeno, que dão sustentação a toda estrutura da pele. “A exposição solar não é um fator diretamente associado ao surgimento das varizes”, diz Camila. “A relação pode existir quando consideramos uma pele fotodanificada, que torna-se cada vez mais fina, facilitando a visualização das varizes.”

Protetor solar ajuda a conter ação dos raios UV e a prevenir manchas na pele

Usar o protetor solar deve ser um hábito de todos os dias - especialmente está fazendo algum tipo de tratamento para cuidar delas. Procure por filtros com alto fator de proteção UVA, que vai conter a ação da radiação sobre as ligações de colágeno e elastina da derme. Além disso, ele também é importante para proteger os hematomas que se formam durante alguns procedimentos para tratar das varizes. “A grande relação existe quando falamos a respeito do tratamento desta patologia”, explica a dermatologista. “Tanto a escleroterapia quanto a microcirurgia cursam com formação de hematoma no local, que, se exposto ao sol ainda no processo de reabsorção, pode evoluir com manchas escuras.”

Veja mais dicas que podem ajudar a prevenir as varizes

Além de evitar a exposição descuidada ao sol, existem alguns cuidados que podem ajudar no controle e prevenção das varizes. Evitar ficar na mesma posição durante muito tempo é essencial: principalmente para aquelas que passam o dia sentadas no trabalho, tente caminhar um pouco ou levantar a cada trinta minutos para estimular a circulação. Saltos altos muito finos e roupas apertadas também devem ser evitadas, porque forçam as pernas e dificultam a passagem do sangue pelas veias.

Se você estiver fazendo tratamentos para melhorar a aparência das varizes, atenção: “Considerando o risco de surgimento de manchas consequentes ao tratamento, a melhor forma de evitá-las é através da proteção solar, tanto com fotoprotetores tópicos (protetor solar) quanto com fotoproteção mecânica/física (roupas)”, recomenda Camila.”

Temas relacionados
Cicatri Renov de Elseve

Conheça o leave-in de tratamento queridinho da Grazi