Vai tingir os cabelos pela primeira vez? Confira 5 coisas que você precisa saber antes da coloração!

Quando a mulher enjoa do look ou deseja dar uma renovada no visual, mudar a cor do cabelo é uma das transformações mais comuns entre as mulheres. Seja investindo em luzes discretas ou ousando com uma coloração bem diferente do tom original, essa mudança é garantia de sucesso quando é feita do jeito certo. Por isso, para ajudar quem nunca coloriu as madeixas e está pensando em iniciar esse processo, o Beleza Extraordinária preparou algumas dicas que todas precisam saber antes de comprar o produto para colorir o cabelo em casa ou marcar um horário no salão. Confira!

1 - Faça o teste de toque para evitar possíveis alergias

A primeira coisa que você precisa saber antes de aplicar a coloração é: nunca deixe de fazer o teste de toque quando for colorir o cabelo! Aplicando um pouco do produto no antebraço ou atrás da orelha, ele mostrará se você não vai sofrer com nenhuma alergia ou irritação durante ou depois do procedimento.

Para fazê-lo, é bem simples: faça a mistura da coloração e aplique uma pequena quantidade dela no antebraço ou atrás da orelha; feito isso, deixe o produto agindo pelo período de tempo indicado na embalagem do produto. Depois, lave a região com bastante água e observe a reação da pele por 24 horas. Se, depois desse período, não observar nenhuma reação estranha - como coceira ou ardência, por exemplo -, a coloração poderá ser aplicada em todo o cabelo. 

2 - Faça o teste de mecha para verificar a resistência do fio

Para saber se o seu cabelo está apto para a coloração e - no caso de quem faz alisamento ou relaxamento - se certificar de que as duas químicas não entrarão em conflito, outro passo importante é fazer o teste de mecha. Com ele, além de verificar a resistência do fio, você ainda consegue ver o resultado da cor antes de aplicá-la por todo o cabelo. 

O procedimento é o seguinte: Reserve uma mecha da parte de trás do cabelo e aplique a mistura da coloração nela; assim como fez com o teste de toque, deixe o produto agindo pelo tempo determinado pelo fabricante antes de enxaguar. Por fim, seque a mecha com um secador para observar como seus fios reagiram à coloração e descobrir o resultado da cor.  Se tudo der certo, seus fios também estão liberados para a transformação. 

3 - Invista em um cronograma capilar para fortalecer os fios antes da coloração

Para que seu cabelo passe pela coloração e continue saudável, uma dica importante é investir em cuidados específicos antes de mudar a cor dos fios. Por isso, uma boa opção para repor todos os nutrientes que as fios precisam é iniciar um cronograma capilar: rotina de cuidados que combina hidratação, nutrição e reconstrução por um período de quatro semanas. 

Com essa técnica, além de conseguir cabelos mais bonitos e saudáveis, você deixa as madeixas preparadas para passar pelo procedimento sem sofrer grandes danos. Depois, na pós-coloração, também vale repetir o cronograma, dando um foco maior para a etapa de reconstrução para repor as proteínas e a massa da fibra capilar. 

4 - Não ignore as instruções da embalagem 

Outra dica importante é não deixar de seguir à risca o modo de uso do fabricante. Como cada fórmula de coloração tem seus próprios componentes e particularidades, para não correr riscos com a química, o correto é sempre se guiar pelas instruções específicas da embalagem - tanto para fazer a aplicação quanto para definir o tempo de atuação do produto antes do enxague. 

5 - Considere o subtom de sua pele para acertar a escolha da cor 

Ainda está em dúvida sobre qual coloração escolher? Para conseguir um visual mais bonito, antes de começar a avaliar as possibilidades, a dica é considerar o subtom de sua pele - que pode ser quente ou frio - para descobrir quais as tintas que mais te favorecem.

Para quem ainda não sabe em qual dos dois casos se encaixa, o truque é olhar a parte interna do seu antebraço: se  visualizar tonalidades de rosa e azul e suas veias parecerem azuladas, o subtom da sua pele é frio; mas, se predominar o tom amarelo, com veias esverdeadas, ele é quente. Se você se encaixou no primeiro grupo, uma boa opção é apostar nas colorações acinzentadas, beges e platinadas; se fizer parte do segundo, escolha tons acobreados, puxados para o chocolate, avermelhados ou dourados para valorizar ainda mais a sua cútis. 

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/vai-tingir-os-cabelos-pela-primeira-vez-confira-5-coisas-que-voce-precisa-saber-antes-da-coloracao" }
Matéria publicada em 11 de março de 2021, por Webedia.
{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/vai-tingir-os-cabelos-pela-primeira-vez-confira-5-coisas-que-voce-precisa-saber-antes-da-coloracao" }
{ "@context": "http://schema.org", "@type": "BreadcrumbList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "item": { "@id": "/", "name": "Home" } } , { "@type":"ListItem", "position": 2, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/beleza-extraordinaria", "name": "Beleza Extraordinária" } } , { "@type":"ListItem", "position": 3, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/vai-tingir-os-cabelos-pela-primeira-vez-confira-5-coisas-que-voce-precisa-saber-antes-da-coloracao", "name": "vai-tingir-os-cabelos-pela-primeira-vez-confira-5-coisas-que-voce-precisa-saber-antes-da-coloracao" } } ] }