Beleza Extraordinária

Tragédias da descoloração: veja as histórias de 5 mulheres reais + dicas para evitar problemas como cabelo elástico, poroso e ressecado

  • Para recuperar os fios quando tentou ficar platinada, Stephanie Rodrigues intensificou o cronograma capilar (Foto: Arquivo Pessoal)
  • Ohana Fernandes pretende voltar a ficar platinada quando o cabelo estiver totalmente recuperado  (Foto: Arquivo Pessoal)
  • Camila Ross quis fazer mechas californianas para o seu aniversário de 25 anos e, pela falta de teste de mechas, acabou com o cabelo danificado (Foto: Arquivo Pessoal)
  • Bianca Rangel passou a cuidar mais do cabelo após ter que lidar com danos na descoloração (Foto: Arquivo Pessoal)
  • Após ficar com o cabelo elástico, Paula Tavares aprendeu a importância de cuidar bastante dos fios antes da descoloração (Foto: Arquivo Pessoal)
Tela cheia
Previous Next
Para recuperar os fios quando tentou ficar platinada, Stephanie Rodrigues intensificou o cronograma capilar (Foto: Arquivo Pessoal)
  • Para recuperar os fios quando tentou ficar platinada, Stephanie Rodrigues intensificou o cronograma capilar (Foto: Arquivo Pessoal)
  • Ohana Fernandes pretende voltar a ficar platinada quando o cabelo estiver totalmente recuperado  (Foto: Arquivo Pessoal)
  • Camila Ross quis fazer mechas californianas para o seu aniversário de 25 anos e, pela falta de teste de mechas, acabou com o cabelo danificado (Foto: Arquivo Pessoal)
  • Bianca Rangel passou a cuidar mais do cabelo após ter que lidar com danos na descoloração (Foto: Arquivo Pessoal)
  • Após ficar com o cabelo elástico, Paula Tavares aprendeu a importância de cuidar bastante dos fios antes da descoloração (Foto: Arquivo Pessoal)

O tempo passa, as tendências mudam e o cabelo loiro continua queridinho entre as brasileiras! No entanto, para aderir aos fios descoloridos sem ter grandes problemas, é preciso seguir algumas dicas importantes - como fazer um tratamento intensivo antes e depois do procedimento, recorrer a um profissional de confiança e nunca esquecer do teste de mecha para verificar se a tinta não vai causar nenhum dano ao seu cabelo. Pensando nisso, para mostrar a importância de todos esses cuidados, o Beleza Extraordinária conversou com cinco mulheres que não tiveram uma experiência tão agradável assim quando descoloriram as madeixas para ficarem loiras ou platinadas. Confira a matéria para entender o que causou o problema e descobrir como elas recuperaram a fibra capilar!

Erros no processo estão entre os principais motivos para complicações na descoloração 

  • Para recuperar os fios detonados após a descoloração, Camila Ross cortou o cabelo bem curtinho. No início, ela não ficou nada feliz com o look; mas, hoje em dia, acabou se apaixonando pelo comprimento (Foto: Arquivo Pessoal)
Tela cheia
Previous Next
Para recuperar os fios detonados após a descoloração, Camila Ross cortou o cabelo bem curtinho. No início, ela não ficou nada feliz com o look; mas, hoje em dia, acabou se apaixonando pelo comprimento (Foto: Arquivo Pessoal)

Se você ainda tem dúvidas sobre a importância de apostar em um cabeleireiro de confiança na hora de fazer a coloração desejada, a experiência dessas mulheres vai te convencer! Veja os erros que prejudicaram os fios de cada uma delas: 

1 - Secador em 220 volts e água oxigenada de volume errado

Ohana Fernandes conta que, na época em que platinava o cabelo, já foi prejudicada duas vezes por conta de erros dos profissionais! Na primeira ocasião, depois de 6 meses descolorindo as madeixas sem nenhum problema, o uso de um secador em 220 volts por engano queimou o seu couro cabeludo e fez os fios se esfarelarem; na segunda, em uma nova tentativa de ficar platinada, foi o volume da água oxigenada que causou o problema. "Decidi economizar 100 reais e fui em outro cabeleireiro. Ele usou água oxigenada de 40 em vez de 30, mesmo eu tendo avisado que meu cabelo era fino e não aguentava", conta. O resultado? Mesmo usando um produto para proteger o encontro da raiz com a parte que já estava platinada, aconteceu o que ela temia: o descolorante caiu no comprimento e causou queda. 

2 - Falta do teste de mechas 

Camila Ross também precisou lidar com o cabelo danificado por conta de um erro do cabeleireiro. Mas, no seu caso, o problema foi a falta do teste de mechas - que é um passo indispensável para verificar se o procedimento da vez não é incompatível com químicas anteriores. "Fui ao salão com o intuito de fazer uma californiana para o meu aniversário de 25 anos; saí loira e com o cabelo completamente detonado, todo emborrachado, elástico. Cortei curtinho três dias depois", relembra. Hoje, a jovem ama os fios mais curtos e nem consegue ficar com o cabelo muito longo; mas, na época, ela conta que a mudança forçada não foi nada agradável: "eu chorei um pouco. Sempre tive cabelo grande e cortar seria algo meio radical". 

3 - Descolorante por muito tempo no cabelo 

Depois de ter lidado com um corte químico - que lhe causou uma franja indesejada - quando fez descoloração e progressiva nos fios, Bianca Rangel tomou o cuidado de nunca mais misturar duas químicas para não ter que lidar com o problema de novo. No entanto, anos depois, quando fez a descoloração com uma cabeleireira que não era de sua confiança, a elasticidade da fibra capilar acabou prejudicada. "Ela deixou o descolorante muito tempo no meu cabelo. Como ele é frágil, isso foi suficiente para deixar os fios elásticos. Conforme eu ia penteando, mesmo com cuidado, eles iam se partindo", explica. 

Cabelo precisa estar fortalecido para passar pela coloração sem danos 

  • Stephanie Rodrigues ficou com o cabelo danificado por insistir no platinado com os fios já sensibilizados pelo ruivo (Foto: Arquivo Pessoal)
Tela cheia
Previous Next
Stephanie Rodrigues ficou com o cabelo danificado por insistir no platinado com os fios já sensibilizados pelo ruivo (Foto: Arquivo Pessoal)

Do mesmo modo que alguns cabeleireiros cometem erros que danificam os fios, outros avisam quando o cabelo não está apto para determinado procedimento. Mas, como a vontade de mudar o look acaba falando mais alto, o alerta do profissional nem sempre é ouvido e as madeixas acabam mesmo prejudicadas - como aconteceu com Stephanie Rodrigues e Paula Tavares.  

Com a primeira, a complicação surgiu quando ela decidiu trocar o ruivo pelo platinado: "procurei um profissional e ele me explicou que, se eu aplicasse o descolorante no meu cabelo, que estava cheio de tinta com pigmento vermelho, ele ia sofrer demais! Seria uma mudança muito brusca. Mas, teimosa, aceitei o desafio, sabe?", afirma. Assim, Stephanie fez o procedimento e até curtiu o resultado no início; só que, com o tempo, percebeu como o cabelo ficou elástico e danificado.  

Já com Paula, a sensibilidade da fibra capilar por conta do uso de alisamentos foi a responsável pelo problema. Quando bateu a vontade de ficar loira, ela decidiu apostar em um ombré hair com várias mechas - e, mesmo alertada pelo profissional sobre a possibilidade de danos por causa da química que já usava, resolveu ir até o fim! "Realmente, aconteceu o que ele falou. Meu cabelo ficou suuuuper elástico, a ponto de não poder passar os dedos enquanto estivesse muito molhado, porque agarrava e arrebentava", diz. 

Não precisa desistir do loiro: rotina de cuidados intensa ajuda a recuperar os fios e evita novas complicações

 

  • Para apostar no loiro desejado sem ter complicações, Bianca Rangel investe em muitas hidratações, reconstruções e umectação com óleo de coco (Foto: Arquivo Pessoal)
Tela cheia
Previous Next
Para apostar no loiro desejado sem ter complicações, Bianca Rangel investe em muitas hidratações, reconstruções e umectação com óleo de coco (Foto: Arquivo Pessoal)

Se dá para tirar algo bom de experiências ruins como essas, sem dúvidas, é o cuidado maior com as madeixas. Após precisarem lidar com os fios danificados, as entrevistadas contam que começaram a investir em tratamentos profundos para recuperarem a fibra capilar e, também, passaram a tomar  todas as precauções necessárias  para não terem mais nenhuma surpresa na hora da coloração. 

"Foi aí que comecei a cuidar do meu cabelo de verdade. Passei a fazer hidratação, reconstrução, e o óleo de coco virou meu melhor amigo. Não tinha costume de usar nada além de shampoo e condicionador, mas passei a aplicar leave-in com proteção térmica e filtro solar", conta Bianca Rangel, que hoje exibe o cabelo loiro do jeito que queria sem nenhum problema. 

Paula Tavares, que também não desistiu do loiro dos seus sonhos, aprendeu a importância de tratar bastante as madeixas para que os fios aguentem os retoques do alisamento e a descoloração sem grandes problemas. "É um procedimento delicado, né? Então, se eu não tratar, o cabelo vai mesmo ficar feio, desidratado e elástico", diz. 

Ohana Fernandes, atualmente, aposta em moderninhas mechas roxas. Mas, depois de duas complicações por conta de erros profissionais, já aprendeu todos os cuidados necessários e não desistiu do look: "jamais! Quando meu cabelo estiver cem por cento, platino de novo", afirma. 

Redação: Nívia Passos

vídeos Recomendados
"Esse Brilho é Meu" é a música tema da parceria entre a cantora Iza e Casting Creme Gloss de L'Oréal Paris. Confira mais na matéria! (Foto: Juliana Coutinho)
  1. De castanho a loiro: 10 antes e depois de mulheres que clarearam os cabelos cacheados ou crespos
    De castanho a loiro: 10 antes e depois de...
  2. Cabelo preto azulado em negras: 10 fotos para se inspirar + dicas para arrasar com a cor na pele escura
    Cabelo preto azulado em negras: 10 fotos para...
  3. 10 segredos que toda nova loira deveria saber: das hidratações profundas ao corte regular!
    10 segredos que toda nova loira deveria saber:...
    10 segredos que toda nova loira deveria saber: das hidratações profundas ao corte regular!

    Quem entra para o time das loiras precisa ficar por...

    Leia mais
  4. Ultra Violet é a cor Pantone de 2018! Veja como apostar no tom tendência para o cabelo, roupas e acessórios
    Ultra Violet é a cor Pantone de 2018! Veja como...
  5. Como dividir os cabelos para aplicar coloração: confira o passo a passo para evitar que a cor fique marcada
    Como dividir os cabelos para aplicar coloração:...
  6. Cabelo loiro acinzentado: 52 fotos da coloração para se inspirar + dicas de como apostar na tendência
    Cabelo loiro acinzentado: 52 fotos da coloração...

Ver mais

Vídeos
"Esse Brilho é Meu" é a música tema da parceria entre a cantora Iza e Casting Creme Gloss de L'Oréal Paris. Confira mais na matéria! (Foto: Juliana Coutinho)

Ver mais

Temas relacionados
Água micelar:

5 Mitos e verdades sobre o produto para limpeza da pele

últimas matérias

Ver mais