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TPM e atividade física: saiba como a prática de exercícios pode ajudar a aliviar a tensão pré-menstrual!

  • Você sabia que a prática de atividades físicas pode ajudar a amenizar os sintormas da TPM? Confira a matéria! (Foto: Shutterstock)
  • Alongamentos estão entre os mais indicados por ajudarem a amenizar os incômodos da TPM (Foto: Shutterstock)
  • Seguir uma alimentação saudável também faz toda a diferença durante esse período (Foto: Shutterstock)
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Você sabia que a prática de atividades físicas pode ajudar a amenizar os sintormas da TPM? Confira a matéria! (Foto: Shutterstock)
  • Você sabia que a prática de atividades físicas pode ajudar a amenizar os sintormas da TPM? Confira a matéria! (Foto: Shutterstock)
  • Alongamentos estão entre os mais indicados por ajudarem a amenizar os incômodos da TPM (Foto: Shutterstock)
  • Seguir uma alimentação saudável também faz toda a diferença durante esse período (Foto: Shutterstock)

Todo mês, durante um certo período, as mulheres sofrem com a temida tensão pré-menstrual, a TPM. Resultado da variação hormonal que antecede a menstruação, ela vem acompanhada de inúmeros desconfortos físicos e emocionais no corpo - como cólicas fortes, dores nas pernas, inchaço, mau humor e até choro fácil. No entanto, você sabia que dá para amenizar esses sintomas com a ajuda de exercícios físicos? Confira mais detalhes!

Atividade física ameniza a TPM por trabalhar com o metabolismo e a circulação sanguínea

Quando uma mulher está indisposta por conta da TPM, é quase impossível pensar em sair de casa para fazer alguma atividade física. A cama e um travesseiro quentinho, acompanhados de chocolate e um filme divertido, parecem suficientes para aguentar os momentos de crise nesse período do mês. Porém, o que a maioria não sabe é que juntar ânimo para fazer uma atividade física pode ajudar - e muito! - durante esses dias incômodos. 

O motivo para isso é o seguinte: ao se exercitar, você consegue melhorar a circulação sanguínea - o que vai trazer alívio para as temidas cólicas - e aumentar o metabolismo. Além disso, os exercícios também conseguem amenizar o inchaço do corpo e reduzir a melancolia que é tão comum nessa época por conta da liberação de endorfina - hormônio relacionado à sensação de bem-estar. 

Exercícios aeróbicos estão entre as melhores opções para o período 

Para driblar a TPM sem sofrer com muitos incômodos durante a prática da atividade física, a dica é apostar em exercícios aeróbicos, nos que focam na região pélvica ou, ainda, em alongamentos. Porém, se você costuma fazer musculação, também pode aproveitar o treino para esse objetivo - só que tomando o cuidado de seguir uma carga mais leve para não pegar muito pesado e acabar sentindo dores. 

Atividades que também ajudam a relaxar - como é o caso da caminhada e da ioga - também são muito indicadas para driblar a tensão pré-menstrual. E, no caso de quem sofre com cólicas muito intensas, podem ser as melhores escolhas por não exigirem tanto esforço assim do corpo. 

Ter cuidado com a alimentação também é importante

Além de se esforçar com atividades físicas, também vale reservar uma atenção extra à alimentação para enfrentar o período com mais tranquilidade. Como os hormônios ficam à flor da pele, é normal sentir vontade de recorrer a doces e muitas outras guloseimas para extravasar; no entanto, essa prática nem sempre é a ideal, já que a distração será apenas temporária. 

Para aliviar a cólica e melhorar o humor, a dica é consumir alimentos ricos em ômega 3, triptofano, vitamina E e cálcio - como é o caso de peixes, carne magra, amêndoas e leites, por exemplo. Dessa forma, aliada à prática de exercícios, a dieta regrada vai te ajudar a lidar com a TPM de uma maneira muito mais tranquila e saudável.  

Redação: Nívia Passos

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