Beleza Extraordinária

Tipos de chapinha: elas podem alisar, dar brilho e cachear seus cabelos

  • Atualmente há diversos tipos de prancha capazes de potencializar o efeito chapado sem danificar os fios.
Tela cheia
Previous Next
Atualmente há diversos tipos de prancha capazes de potencializar o efeito chapado sem danificar os fios.
  • Atualmente há diversos tipos de prancha capazes de potencializar o efeito chapado sem danificar os fios.
  • Como enrolar o cabelo com chapinha por Niina Secrets

A chapinha (ou piastra) é uma das maiores aliadas da mulher vaidosa, pois possibilita realizar o desejo de ter cabelos lisos e também pode ser vista como uma alternativa para as menos encorajadas em alisar as madeixas de vez, já que o efeito pode ser removido ao lavar os fios. Entre os tipos conhecidos, novas tecnologias é o que não faltam: existem modelos com luz de LED, turmalina, íons negativos e ondas infravermelhas. Todas as variações são benefícios que tornam secadores e chapinhas cada vez mais eficientes ao alisar os fios sem danificá-los.

Além das funções tecnológicas, há também estilos de pranchas diferentes, como por exemplo, a menor e mais fina: "a fininha é usada para dar acabamento ao visual, pegar mechas em lugares mais delicados da cabeça que a grossa não alcançaria com eficiência, como a franja, por exemplo" e as médias ou mais robustas: "servem para potencializar o liso chapado", explica a beauty artist Jô Castro. A profissional também ensina que para ter um liso perfeito deve-se aplicar um mousse antes de escovar os cabelos e só depois finalizar com a chapinha.

As piastras mais finas, além de melhorarem o acabamento de áreas delicadas do cabelo, podem substituir o babyliss para criar cachos largos nas madeixas e garantir volume extra.

Cerâmica x turmalina: qual a diferença?

A cerâmica é uma matéria prima refratária e por isso emite calor capaz de aquecer os fios de dentro para fora, de forma que não ressecará o cabelo. Quando associada aos íons negativos, também diminui o frizz, sela as cutículas do cabelo e aumenta o brilho. Em suma, são menos agressivas e exigem menos passadas por mecha de cabelo.

A turmalina é um mineral semiprecioso e, uma vez quente, emite íons negativos que neutralizam a eletricidade do cabelo. Também fecham as escamas dos fios para proteger contra o sol, sal e cloro das piscinas, além de aumentar o brilho e a maciez dos cabelos.

A diferença entre íons positivos e negativos

Os íons são agrupamentos de átomos com excesso de cargas elétricas que podem ser positivas ou negativas. Os positivos ajudam a abrir a cutícula dos fios, preparando-os para melhor absorver tratamentos como coloração, hidratação ou queratina. Já os negativos, tem o poder de fazer exatamente o contrário. Fecham as cutículas mantendo a hidratação natural do cabelo e acabando com os fios arrepiados.

Tecnologias capazes de potencializar a chapinha

A nanotecnologia consiste em partículas minúsculas de prata e titânio que servem para eliminar os fungos e bactérias acumulados nos cabelos, além de protegê-los. Já o infravermelho é um tipo de radiação eletromagnética que faz as moléculas de água da fibra capilar girarem mais rápido, de forma a promover uma higienização mais profunda no cabelo, além de garantir um brilho a mais.

A tecnologia LED - ou Light Emitting Diode - é uma luz azul, fria que ajuda a restaurar os danos e potencializa o brilho dos cabelos. Serve também para turbinar hidratações e queratinizações e acelerar o tempo de pausa nas colorações.

vídeos Recomendados
Confira o clipe de "Most Girls" e inspire-se com os cinco penteados diferentes do vídeo!(Foto: HaileeSteinfeldVEVO)
  1. Cronograma capilar para cabelos lisos: descubra a melhor máscara para as etapas de hidratação, nutrição e reconstrução!
    Cronograma capilar para cabelos lisos: descubra...
  2. Kim Kardashian posa com cabelos longos e superlisos em editorial inspirado na cantora Cher: confira os cliques!
    Kim Kardashian posa com cabelos longos e...
  3. Loiro nude com finalização polida chama atenção em editorial da Maire Claire Indonésia. Confira!
    Loiro nude com finalização polida chama atenção...
  4. Os cabelos de Flavia Pavanelli: + de 10 fotos dos penteados e finalizações da blogueira para se inspirar!
    Os cabelos de Flavia Pavanelli: + de 10 fotos...
  5. Os cabelos de Anaju Dorigon: saiba como copiar os fios pretos da atriz + veja fotos para se inspirar
    Os cabelos de Anaju Dorigon: saiba como copiar...
  6. Kendall Jenner aparece com corte pixie e efeito molhado nos cabelos em editorial de moda da W Korea: inspire-se com os looks da modelo
    Kendall Jenner aparece com corte pixie e efeito...

Ver mais

Vídeos
Vídeo ensina a criar rabo de cavalo alongado com passo a passo simples

Ver mais

Temas relacionados
Água micelar:

5 Mitos e verdades sobre o produto para limpeza da pele

últimas matérias

Ver mais