Beleza Extraordinária

Sol e acne: como usar filtro solar e cuidar da pele? Confira!

  • O protetor solar é indispensável para todo tipo de pele, inclusive a pele com acne. Entenda mais sobre o assunto! (Foto: Instagram @symphanisoto)
  • O protetor solar mais indicado para a pele com acne é o do tipo gel-creme e 'oil free' (Foto: Instagram @chiutips)
  • O melhor aliado para quem quer proteger a pele e esconder as espinhas é o protetor solar com cor (Foto: Instagram @cambriamarie)
Tela cheia
Previous Next
O protetor solar é indispensável para todo tipo de pele, inclusive a pele com acne. Entenda mais sobre o assunto! (Foto: Instagram @symphanisoto)
  • O protetor solar é indispensável para todo tipo de pele, inclusive a pele com acne. Entenda mais sobre o assunto! (Foto: Instagram @symphanisoto)
  • O protetor solar mais indicado para a pele com acne é o do tipo gel-creme e 'oil free' (Foto: Instagram @chiutips)
  • O melhor aliado para quem quer proteger a pele e esconder as espinhas é o protetor solar com cor (Foto: Instagram @cambriamarie)

Ao contrário do que se pensa, quem tem pele oleosa não só pode como deve investir no uso do filtro solar - no entanto, sempre tomando os devidos cuidados para não agravar ainda mais o quadro de acne no rosto. É que por conta da produção de óleo em maior intensidade, o ideal é que se prefira protetores com fórmulas específicas e que, por conta disso, garantam mais controle sobre o brilho excessivo enquanto blindam a pele da ação dos raios UVA e UVB. Saiba mais sobre o assunto e descubra como cuidar dos dois problemas ao mesmo tempo sem interferir na saúde e aparência da pele!

Usar protetor solar com frequência não aumenta a oleosidade na pele

O primeiro mito que deve ser desmentido ao incentivar o uso do filtro solar na pele oleosa é o que diz que esse produto poderia estimular a produção de óleo das glândulas sebáceas, entupir os poros e, assim, supostamente provocar o surgimento de mais cravos e espinhas pelo rosto - portanto, vale esclarecer: nada disso é o que de fato acontece. Segundo especialistas, a explicação para uma pele mais brilhosa após a aplicação do protetor se dá por conta do uso de uma fórmula muito cremosa ou inadequada para o rosto.

Fórmulas com toque seco e livre de óleo são as mais indicadas para um efeito matte no rosto

Assim, se a ideia é fugir do aspecto gorduroso no rosto, o segredo é procurar por fórmulas em gel, que se especifiquem como "oil free" e apresentem toque seco. Essas texturas costumam ser mais finas e aderir melhor à pele, formando uma camada protetora com efeito opaco e bem sequinho no rosto. Além disso, outro grande aliado de quem sofre com a acne e as manchinhas deixadas por ela na pele é o protetor solar com cor. Ele garante um efeito de base no rosto, uniformizando a aparência e deixando um visual mais unificado como uma maquiagem.

Ainda sobre fórmulas mais indicadas, vale lembrar que as conhecidas como "oil control", por sinal, oferecem vantagem é dupla. O motivo é porque, além de protegida dos raios UV, a pele também terá a oleosidade controlada ao longo do dia pela substância, mantendo o aspecto oleoso bem longe da pele. Além disso, quem tem a pele oleosa costuma conhecer de perto problemas como cravos e espinhas, por isso, vale apostar também nas fórmulas que contenham ácido salicílico, ativo queridinho no combate à acne. Por ter ação anti-inflamatória e efeito comedolítico, ele age inibindo a formação dos cravos e controlando a produção de sebo.

Protetor solar é item indispensável durante o tratamento da acne 

Depois entender que a pele acneica pode usar um protetor solar, é importante explicar que ela também precisa desse aliado no dia a dia - especialmente durante o tratamento de combate a acne feito com o dermatologista. O motivo é porque esse produto irá blindar a pele de manchas que ácidos e outros ativos usados pelo especialista causam quando entram em contato com o sol, garantindo uma pele mais preparada para lidar com os produtos anti-acne na rotina.

Redação: Raquel Carletto

Temas relacionados
Cicatri Renov de Elseve

Conheça o leave-in de tratamento queridinho da Grazi