Beleza Extraordinária

Shampoo para cabelos lisos e alisados: existe diferença?

  • Confira as diferenças entre o shampoo para cabelos alisados e naturalmente lisos
Tela cheia
Previous Next
Confira as diferenças entre o shampoo para cabelos alisados e naturalmente lisos

Cabelos lisos naturais e lisos por processos químicos podem ter a mesma aparência, mas possuem características diferentes. Ou seja, as necessidades e os cuidados também precisam ser diferentes, principalmente em relação ao shampoo, já que ele é o produto responsável por limpar a fibra capilar, moldando a parte exterior do fio durante os intervalos de lavagem. Enquanto as donas de cabelos lisos naturais pode apostar em shampoo anti-oleosidade, quem recorreu as escovas de alisamento pode investir sem medo em produtos a base de micro-queratina. Confira as dicas da hairstylist Marceli Nakashima.

Quem faz escovas de alisamento pode apostar no shampoo com micro-queratina

Se o efeito liso das madeixas foi conquistado através de química como escovas ou relaxamentos, isso significa que a fibra capilar perdeu componentes durante o processo e pode estar fragilizada. "Os cabelos alisados foram nidificados quimicamente. Dessa forma, precisa, de shampoos reconstrutores, como os com base em queratina, por exemplo", explicou a hairstylit Marceli Nakashima. Além disso, outros componentes importantes para os cabelos alisados são ativos termo-protetores, que vão proteger as madeixas das altas temperaturas da chapinha e do secador. Esse tipo de shampoo também recarrega a fibra capilar que perdeu nutrientes durante o alisamento, garantindo brilho e movimento natural mesmo após passar pela química.

Donas de cabelos lisos naturais podem investir em shampoo antioleosidade

Quem nasceu com os cabelos lisos sabe que a oleosidade em excesso é uma das maiores inimigas das madeixas. Isso porque o formato do fio permite que o óleo natural do cabelo distribua de forma mais rápida por todo o comprimento, diminuindo o intervalo entre as lavagens. De acordo com Marceli, a diferença é que os cabelos naturalmente lisos também são mais pesados e naturalmente oleosos na raiz. "Por isso, esse tipo de fio requer shampoos com alta limpeza e efeito mais suave", explicou a hairstylist. Em geral, estes shampoos têm ativos antioleosidade, que vão deixar a raiz soltinha por mais tempo, além de queratina, que também está liberada para as donas desses fios - já que o componente entrega maciez e movimento aos cabelos.

Pré-shampoo pode ser usado em cabelos alisados e lisos naturais

Ideal para todos os tipos de cabelo, o pré-shampoo - que é usado antes do shampoo diário - também é um verdadeiro curinga para as donas de cabelos lisos e alisados, já que o produto retira as impurezas da fibra capilar, a oleosidade excessiva do couro cabeludo e garante um aspecto de frescor as madeixas. Este passo na rotina de lavagem também é importante para hidratar e reconstruir os cabelos, já que, com a abertura da fibra capilar, o fio estará pronto para receber os outros produtos mais facilmente. Para as donas de cabelos alisados por química, o pré-shampoo pode ser usado a cada 15 dias para não retirar aos poucos o efeito do alisamento. Já para quem tem cabelos lisos naturais pode apostar no pré-shampoo uma vez por semana. 

Quero esse Look!
vídeos Recomendados
Aprenda como ter cachos definidos e naturais com o babyliss!
  1. Loucas por cabelo: inspire-se com as pontas onduladas e o ombré hair da jornalista Bruna Melo
    Loucas por cabelo: inspire-se com as pontas...
  2. Cuidados com os cabelos depois dos 40 anos: 4 dicas para adotar nesta idade
    Cuidados com os cabelos depois dos 40 anos: 4...
    Cuidados com os cabelos depois dos 40 anos: 4 dicas para adotar nesta idade

    À medida que envelhecemos, assim como a pele,...

    Leia mais
  3. Cabelo com baixa porosidade: como tratar o problema e recuperar a saúde dos fios
    Cabelo com baixa porosidade: como tratar o...
    Cabelo com baixa porosidade: como tratar o problema e recuperar a saúde dos fios

    Você sabe o que é porosidade capilar?...

    Leia mais
  4. Creme de pentear em cabelo 4A, 4B e 4C: saiba qual a melhor opção de produto e confira dicas para a finalização!
    Creme de pentear em cabelo 4A, 4B e 4C: saiba...
  5. 13 fotos da trajetória capilar de Ana Furtado: do loiro ao preto, atriz conta como mudou o cabelo ao longo dos anos
    13 fotos da trajetória capilar de Ana Furtado:...
  6. Emoliente, umectante e hidrante: saiba a diferença entre as propriedades dos cremes de cabelo e descubra qual o resultado de cada uma
    Emoliente, umectante e hidrante: saiba a...

Ver mais

Vídeos
Vídeo ensina a criar rabo de cavalo alongado com passo a passo simples

Ver mais

Temas relacionados
Tais Araujo

5 motivos para a atriz ser a rainha dos cachos

últimas matérias

Ver mais