Beleza Extraordinária

Seis dicas para cabelos cacheados incríveis

  • Confira dicas que deixarão os fios cacheados mais bonitos, saudáveis e com caracóis definidos
Tela cheia
Previous Next
Dicas e cuidados para cabelos cacheados por Cinthya Rachel
  • Dicas e cuidados para cabelos cacheados por Cinthya Rachel
  • Confira dicas que deixarão os fios cacheados mais bonitos, saudáveis e com caracóis definidos

Cabelos cacheados precisam de cuidados especiais para conseguir brilho, saúde e caracóis definidos. Para combater o ressecamento natural deste tipo de fio ou o provocado pelo calor de aparelhos como secador e difusor, bem como driblar os "bad hair days" e embaraçados, confira seis dicas que podem fazer a diferença no visual dos cachos:

1 - Evite o calor nos cachos

Para transformar o visual e deixar os cachos lisos, é preciso da ajuda do secador e chapinha. Os caracóis são o tipo mais frágil de cabelo porque o seu desenho facilita o ressecamento, principalmente se as madeixas são expostas a altas temperaturas. O calor abre as escamas da fibra capilar e deixa os cachos sem forma. Para evitar o dano na hora de alisar, aposte em hidratações antes e depois de usar a chapinha, e tente usar um jato de morno a quente em vez de temperatura muito alta.

2 - Penteie o cabelo com paciência

Cacheados e crespos embolam mais do que lisos pelo formato dos caracóis. Para se livrar dos nós, que aparecerem principalmente entre as donas de cabelos mais finos, é importante paciência e ajuda de produtos, que devem ser usados ainda no ritual do banho. No chuveiro, depois de aplicar o condicionador, passe os dedos entre as madeixas como se tivesse desembaraçando as mechas, mas cuidado com as partes mais emboladas, que podem arrebentar se o processo for muito ríspido.

Depois, aplique um modelador e use pentes de dentes largos para deixar os cabelos sem nós. Se ainda assim um embaraçado específico persistir, aplique um leite de pentear ou um óleo na mecha, para não pesar a textura. Depois, deixe secar e não mexa mais nos fios. Penteá-los secos só vai deixar o visual armado e sem definição

3 - Aposte em tratamentos noturnos

Outra técnica que vai deixar o cabelo definido da noite para o dia é o uso de tratamentos noturnos. Além de reforçarem a hidratação, esses produtos conseguem deixar os os fios com movimento e cachos mais definidos. Para reforçar a noite de "bela adormecida", aposte em roupas de capa de seda, que ao contrário do algodão, evita o aparecimento do frizz durante a madrugada.

4 - Coloque o anti-resíduo entre os produtos no banho

Para dar formato aos cachos, é comum investir em cremes de pentear, pomadas, mousses, óleos capilares para corrigir aquele fio que saiu do lugar durante o dia. Todos esses produtos acabam se acumulando na fibra capilar e deixando o visual pesado. Para evitar o efeito murcho e oleoso, aposte em shampos anti-resíduos uma vez por semana para retirar os excessos e deixar um visual saudável de volume natural.

5 - Ative os cachos com produtos modeladores

Se os cabelos são difíceis de modelar, aplique um finalizador como mousse e pomada em toda a extensão das madeixas, pegue os fios e torça como se fosse fazer um coque. Depois, use o secador até a cabeleira ficar um pouco úmida, solte, e deixe secar naturalmente. O resultado são cachos delineados e menos rebeldes.

6 - Cuidado com os coques

Coques são o penteado preferido para quem tem fios cacheados e crespos porque além de conseguir um visual arrumadinho, principalmente nos "bad hair days", seguram a extensão do cabelo e não deixam as madeixas perderem a forma durante o dia devido à umidade e vento, como aconteceria com um rabo de cavalo. Mas usar o penteado pode prejudicar os fios, que ficam enfraquecidos, principalmente onde o coque fica posicionado. Para evitar a quebra, mude o estilo do coque sempre que puder e aposte sempre nas versões frouxas, que comprometem menos os fios, por não "repuxar" os cabelos da raiz.

vídeos Recomendados
Aprenda como ter cachos definidos e naturais com o babyliss!
  1. De castanho a loiro: 10 antes e depois de mulheres que clarearam os cabelos cacheados ou crespos
    De castanho a loiro: 10 antes e depois de...
  2. Medo de frizz nunca mais: saiba como usar os fios arrepiados nos cabelos cacheados e crespos a seu favor na finalização
    Medo de frizz nunca mais: saiba como usar os...
  3. Cabelo de Raissa Santana: saiba como é a rotina de lavagem, secagem e finalização dos cachos da Miss Brasil 2016
    Cabelo de Raissa Santana: saiba como é a rotina...
  4. Penteado rapidinho para cabelos cacheados e crespos: veja o gif e aprenda a fazer um semi-preso moderno e volumoso!
    Penteado rapidinho para cabelos cacheados e...
  5. Transição capilar: confira 3 cortes que ajudam a definir os cachos e disfarçar a diferença entre texturas!
    Transição capilar: confira 3 cortes que ajudam...
  6. Teste: qual a finalização ideal para o seu cabelo cacheado ou crespo? Descubra!
    Teste: qual a finalização ideal para o seu...

Ver mais

Vídeos
"Esse Brilho é Meu" é a música tema da parceria entre a cantora Iza e Casting Creme Gloss de L'Oréal Paris. Confira mais na matéria! (Foto: Juliana Coutinho)

Ver mais

Temas relacionados
Água micelar:

5 Mitos e verdades sobre o produto para limpeza da pele