Beleza Extraordinária

Secador, chapinha e Babyliss: aprenda a escolher seu aparelho de modelar os fios

  • Para quem busca uma boa ferramenta para modelar os cabelos, o mercado está cheio de equipamentos que garantem alisar e modelar, mas nenhum ainda superou a popularidade dos tradicionais secador, chapinha e babyliss
Tela cheia
Previous Next
Para quem busca uma boa ferramenta para modelar os cabelos, o mercado está cheio de equipamentos que garantem alisar e modelar, mas nenhum ainda superou a popularidade dos tradicionais secador, chapinha e babyliss

Para quem busca uma boa ferramenta para modelar os cabelos, o mercado está cheio de equipamentos que garantem alisar, ondular, modelar e dar volume, mas nenhum ainda superou a popularidade dos tradicionais secador, chapinha e babyliss. O trio faz parte da vida de muitas mulheres e o Beleza Extraodinária explica as vantagens e desvantagens de cada um e ajuda a escolher a melhor ferramenta para seu tipo de cabelo e como usá-los, juntos ou separados.

Secador serve para lisas e cacheadas

Antes da febre de pranchas e modeladores, o secador conseguiu espaço no coração das brasileiras por sua capacidade de modelar os cabelos mais grossos e sem definição. Entre sua suas principais vantagens, está a temperatura do vento, quente, fria ou morna, que tem objetivos diferentes no cabelo .

Enquanto a temperatura morna ajuda a secar os fios depois de lavar - porque os cabelos molhados são mais sensíveis a danos de temperatura mais altas - o frio é indicado para finalizar escovas e chapinhas porque fecha as fibras capilares, formando uma proteção que reflete mais brilho, além de proporcionar mais movimento e aumentar o efeito liso. O jato quente é o mais usado, porque o calor direcionado muda a estrutura dos fios: "o equipamento aplica calor aos fios e esse aquecimento local quebra as pontes de hidrogênio que mantêm a modelagem desejada até o cabelo ser lavado novamente", explicou a dermatologista a dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Carolina Marçon.

Outra vantagem é o bico, que ajuda a direcionar o vento do secador e promove mais eficiência ao processo do penteado. No caso do direcionador, o bico potencializa o alisamento e o difusor ajuda a secar os cachos, deixando-os mais bonitos e definidos. O ideal é usar o secador de dez a 20 centímetros de distância dos fios para não prejudicar a fibra capilar e escolher uma escova de cabelo que suporte o calor excessivo e o tamanho de suas madeixas.

Chapinha aposta na tecnologia para melhorar o resultado

A chapinha ajuda ao secador a conseguir um visual chapado, que sem a prancha, ficaria com um aspecto de liso natural. Ela também auxilia na finalização de cabelos de fios mais grossos ou com ondas mais marcadas, como os crespos e cacheados, que ficam com um aspecto volumoso apenas com a escova. Existem modelos com luz de LED, turmalina, íons negativos e ondas infravermelhas, que ajudam, entre outros benefícios, a aumentar o brilho, diminuir o frizz e fazer a escova durar mais.

Além das vantagens tecnológicas, a piastra tem diversos tamanhos e formatos para atender necessidades do cabelo que não conseguem ser atendidas com outros equipamentos. Os modelos maiores, por exemplo, deixam os cabelos mais chapados, enquanto as mais fininhas ajudam no acabamento, pegar mechas em lugares mais delicados da cabeça e para ajeitar a franja.

Além de alisar, as pranchas também conseguem dar outros formatos no fio, como criar ondulações e frisados com placas especiais que se encaixam na ferramenta, ou para quem já tem um pouco de prática com a chapinha, com alguns passos específicos e paciência.

Babyliss cria cachos e ondas sensuais

Além de ser diferente do secador e chapinha que focam mais no alisamento, o babyliss cria cachos nos fios. Depois da ditadura do cabelos lisos, as ondas estão conquistando as mulheres , principalmente por serem resposáveis por um visual mais descontraído e sensual que os alisados. Para garantir o movimento, escolha o tamanho do babyliss; quanto menor o aparelho, menor será o cacho.

Para as mulheres de cabelos lisos, o aparelho cria ondulados nos fios, mas para as crespas e cacheadas, o babyliss pode ajudar em um "bad hair day", em que as ondas não estão definidas. Para quem quer voltar aos cachos, o aparelho também ajuda a atravessar o período de crescimento, em que o cabelo não tem definição.

Se o desejo é por definição, escolha o aparelho de tamanho pequeno, mas se a vontade são ondas 'a la' Gisele, invista no babyliss largo. Nos cabelos mais curtos, esse tamanho também funciona para criar movimento nos fios, se aplicado em algumas mechas e depois aberto com as mãos. Se a ideia é manter o penteado para uma data especial e deixar o visual parecido aos de capa de revista, invista em bobes, que definirão mais o cabelo até a hora do evento.

Abuse do termoativo para proteger os fios

Cada vez que usar uma dessas ferramentas que precisam de calor para modelar o cabelo, lembre-se de usar um termoativo para proteger os fios. Esse produto forma uma película ao redor da fibra capilar e não deixa que a temperatura dos equipamentos danifiquem em excesso. Mesmo com esse cuidado, é importante fazer hidratações semanais, que protegerão as madeixas de problemas mais sérios, como queda, quebra ou o efeito elástico.

vídeos Recomendados
Dicas e cuidados para cabelos cacheados por Cinthya Rachel
  1. 6 hábitos para evitar antes de dormir e acordar com cabelos impecáveis
    6 hábitos para evitar antes de dormir e acordar...
    6 hábitos para evitar antes de dormir e acordar com cabelos impecáveis

    Com a correria do dia a dia, nada como umas belas...

    Leia mais
  2. Hidratação, reconstrução, umectação ou nutrição? Saiba como escolher o melhor tratamento para cada tipo de cabelo
    Hidratação, reconstrução, umectação ou...
  3. 12 dilemas comuns de mulheres com cabelos volumosos e armados
    12 dilemas comuns de mulheres com cabelos...
    12 dilemas comuns de mulheres com cabelos volumosos e armados

    As donas de cabelos volumosos e espessos sabem bem o...

    Leia mais
  4. 7 motivos para usar pente de madeira: descubra outros benefícios além de desembaraçar os fios
    7 motivos para usar pente de madeira: descubra...
  5. 4 técnicas para finalizar cabelos cacheados e crespos: da fitagem ao plopping, veja a mais adequada para você
    4 técnicas para finalizar cabelos cacheados e...
  6. Vai viajar? Saiba quais são os produtos essenciais para ter na nécessaire de acordo com cada tipo de cabelo
    Vai viajar? Saiba quais são os produtos...

Ver mais

Vídeos
Vídeo ensina a criar rabo de cavalo alongado com passo a passo simples

Ver mais

Temas relacionados
Água micelar:

5 Mitos e verdades sobre o produto para limpeza da pele

últimas matérias

Ver mais