Beleza Extraordinária

Saiba que produtos usar para acabar com a oleosidade da pele e eliminar a acne e espinha

  • Saiba quais os produtos essenciais para combater a acne e a oleosidade da pele no dia a dia (Foto: Pixelformula)
Tela cheia
Previous Next
Saiba quais os produtos essenciais para combater a acne e a oleosidade da pele no dia a dia (Foto: Pixelformula)

A pele com oleosidade excessiva é a mais comum entre as mulheres brasileiras, tanto na juventude quanto na idade adulta. Mas além de desconfortável e inestético, o problema ainda pode provocar a obstrução dos poros, criando as tão temidas espinhas. Para conquistar um rosto saudável e equilibrado, é fundamental criar um ritual de cuidados específico para manter o brilho sob controle e ainda para eliminar as imperfeições já existentes. Confira os 6 produtos essenciais para a sua rotina anti-acne e anti-oleosidade!

1. Sabonete ou gel de limpeza profunda

O primeiro passo para um rosto livre de oleosidade excessiva é a limpeza, que deve ser feita cuidadosamente de manhã e à noite. Para tal, aposte no sabonete específico para pele oleosa, em barra, gel ou mesmo em fórmula líquida, que limpe em profundidade sem deixar a pele ressecada. À noite, o ideal é remover toda a maquiagem antes da lavagem, com uma água micelar; depois umedeça a pele com água morna e use um pouco do produto para massagear todo o rosto com as pontinhas dos dedos. Finalize enxaguando com água fria, para uma maior sensação de frescor.

2. Tônico adstringente

Embora muitas pensem que o tônico pode ser dispensado, ele é essencial para quem tem pele oleosa. Depois da lavagem, ele ajuda a estabilizar o pH da pele, o que resulta em poros fechados e uma cútis uniforme e equilibrada. A dica aqui é investir em fórmulas adstringentes e com ação anti-acne, preferencialmente enriquecidas com ingredientes secativos como o ácido salicílico.

3. Esfoliante

O esfoliante é outro cuidado que não pode ser dispensado, especialmente em quem tem uma pele propensa a criar imperfeições como a acne e os cravos. O ideal é usar um gel esfoliante suave dia sim, dia não, após a lavagem com o sabonete escolhido. De uma a três vezes por semana é bom fazer uma esfoliação mais abrasiva, com um esfoliante anti-cravos que possua ação antibacteriana, para evitar o reaparecimento dos pequenos incômodos.

6. Hidratante em gel-creme

Depois de remover todos os resíduos de óleo e gordura da pele, é muito importante reequilibrar o seu nível de água, para evitar que aconteça o efeito rebote. Para isso, o uso do hidratante é essencial, logo após a lavagem e a aplicação do tônico. O ideal é escolher uma fórmula à base de água, com textura gel-creme, que controle a oleosidade ao mesmo tempo que hidrata sem deixar o rosto com brilho excessivo. 

5. Gel secativo

Para as espinhas pontuais, que teimam em aparecer apesar de todos os esforços para manter a pele limpa e sequinha, o ideal é investir em um cuidado localizado, específico para essas imperfeições. O gel secativo em roll-on é uma excelente alternativa, especialmente com fórmula enriquecida com álcool e ácido salicílico, que por ser transparente e de absorção rápida, pode ser usado durante o dia sem constrangimento. 

6. Máscara purificante

Uma vez por semana, vale ainda tirar um tempinho para si e ir mais a fundo na limpeza da pele com a aplicação de uma máscara purificante. Depois do banho quente ou morno, quando os poros ainda estão abertos, aplique o produto em todo o rosto e aguarde alguns minutos de acordo com a recomendação da embalagem. Depois, é só remover com água fria.

Inspire-se!
vídeos Recomendados
Aprenda como ter cachos definidos e naturais com o babyliss!
  1. Cuidados com a pele na primavera: o que muda na estação, como a temperatura afeta a pele e que produtos começar a usar
    Cuidados com a pele na primavera: o que muda na...
  2. 5 preocupações com a pele que surgem aos 20 e poucos anos: manchas, proteção solar e mais!
    5 preocupações com a pele que surgem aos 20 e...
  3. 3 coisas que podem acontecer com a sua pele ao esfregar o rosto na hora de limpar: confira os problemas que o atrito pode causar
    3 coisas que podem acontecer com a sua pele ao...
  4. Detox da pele: 4 dicas de como cuidar do rosto depois de shows ou festas
    Detox da pele: 4 dicas de como cuidar do rosto...
    Detox da pele: 4 dicas de como cuidar do rosto depois de shows ou festas

    Aproveitar um festival, show ou festa até o fim...

    Leia mais
  5. Posso usar ácido salicílico no sol? Saiba como usar a substância sem causar danos para a pele
    Posso usar ácido salicílico no sol? Saiba como...
  6. Como remover os cravos do nariz em poucos minutos: 3 dicas para tirar os pontinhos pretos da pele em casa
    Como remover os cravos do nariz em poucos...

Ver mais

Vídeos
Vídeo ensina a criar rabo de cavalo alongado com passo a passo simples

Ver mais

Temas relacionados
Água micelar:

5 Mitos e verdades sobre o produto para limpeza da pele

últimas matérias

Ver mais