Beleza Extraordinária

Saiba quando apostar no filtro solar com FPS mais alto para proteger a pele da exposição ao sol!

  • Será que as necessidades da sua pele pedem o protetor com FPS mais alto? Descubra!
Tela cheia
Será que as necessidades da sua pele pedem o protetor com FPS mais alto? Descubra!

Proteger a pele dos raios ultravioletas é um cuidado indispensável para ficar livre de problemas sérios de saúde e se prevenir do envelhecimento precoce. Por isso, adicionar a etapa do filtro solar na rotina é um passo que não deve ser esquecido por quem quer continuar com a cútis saudável e livre das desagradáveis marcas de expressão que vêm junto com o tempo. Mas, dentre tantas opções de protetores, em que situação é necessário investir no fator de proteção mais alto? Confira mais detalhes! 

Peles muito claras, sensíveis e com procedimentos químicos devem investir no FPS 60 

 

Independente do fator de proteção solar, que costuma ir de 15 à 60, o filtro tem a função de proteger a pele dos riscos das radiações solares. No entanto, segundo a indicação de dermatologistas, escolher um produto com FPS 30 é o cuidado mínimo para quem quer realmente estar protegido da agressão do sol - que, além de aumentar o risco de câncer de pele, também é uma das responsáveis pelo envelhecimento precoce e o aparecimento de manchas escuras em determinadas áreas do corpo. 

Mas, como o fator 30 já garante a proteção necessária, uma dúvida muito comum é: "como saber qual dos dois é o melhor para as necessidades da minha pele?". É simples: apesar da comprovada eficácia dos protetores mais baixos, os filtros altos são recomendados para quem necessita de um cuidado maior e, ainda assim, negligencia as recomendações que garantem o melhor resultado do primeiro - como não cobrir completamente a superfície do rosto e não retocá-lo a cada 2 horas.

Sendo assim, o produto com fps 60 é a escolha ideal para quem tem a pele muito clara e fica vermelho com facilidade, sofre com sensibilidade ou está fazendo procedimentos estéticos que podem ser prejudicados pela ação do sol - como o peeling e a depilação a laser, por exemplo - por garantir que a pele leve 60 vezes mais tempo para ficar vermelha e ser realmente afetada pelos males que vem junto com a exposição. Mas, atenção: embora o protetor mais alto deixe a cútis protegida por mais tempo e não precise ser reaplicado com a mesma frequência do mais baixo, vale lembrar que também é importante não esquecer de retocá-lo ao longo do dia. 

Fórmula com dióxido de titânio e óxido de zinco garante maior proteção na pele 

De acordo com a dermatologista Gabriella Albuquerque, o dióxido de titânio é um componente essencial na fórmula do filtro solar por garantir a proteção física da pele. Mas, além dele, outro composto importante é o óxido de zinco - que, embora não seja tão eficiente quanto o primeiro, também garante uma ação protetora. "A maneira como estas substâncias promovem a proteção física é decorrente do bloqueio à entrada do raio ultravioleta em nossa pele", explica a profissional. 

Por isso, além de considerar o FPS que mais atende suas necessidades, prefira protetores que contem com um desses componentes para garantir que a pele fique verdadeiramente protegida dos danos nocivos dos raios solares. Além disso, para quem também quer ficar ainda mais prevenida do envelhecimento precoce, outra dica importante é escolher um produto de fator alto que também tenha um ativo antioxidante na fórmula - como a vitamina E, por exemplo, que combate os radicais livres e reforça a resistência da pele. 

ver mais : Dicas de beleza - Pele
vídeos Recomendados
Descubra se o protetor solar pode proteger a pele contra os danos do sol
  1. Quais as diferenças entre creme anti-idade diurno e noturno? Descubra!
    Quais as diferenças entre creme anti-idade...
    Quais as diferenças entre creme anti-idade diurno e noturno? Descubra!

    Os cremes anti-idade são os queridinhos de quem...

    Leia mais
  2. Atividade física melhora a flacidez e elimina acne e espinha: confira 5 benefícios dos exercícios para a pele
    Atividade física melhora a flacidez e elimina...
  3. 8 dicas para ficar linda sem usar maquiagem: confira truques para realçar a beleza natural da pele
    8 dicas para ficar linda sem usar maquiagem:...
  4. Posso usar creme antirrugas no verão? Descubra!
    Posso usar creme antirrugas no verão? Descubra!
    Posso usar creme antirrugas no verão? Descubra!

    Para combater os sinais de envelhecimento da pele,...

    Leia mais
  5. Como usar o Blur Mágico: descubra as formas de apostar no creme alisador
    Como usar o Blur Mágico: descubra as formas de...
    Como usar o Blur Mágico: descubra as formas de apostar no creme alisador

    O Blur Mágico tem sido o queridinho das...

    Leia mais
  6. BB Cream na academia: 4 motivos para apostar no produto durante os exercícios físicos
    BB Cream na academia: 4 motivos para apostar no...

Ver mais

Vídeos
Vídeo ensina a criar rabo de cavalo alongado com passo a passo simples

Ver mais

Temas relacionados
Corte long bob

4 formas de variar o cabelo médio!