Beleza Extraordinária

Saiba quando apostar no filtro solar com FPS mais alto para proteger a pele da exposição ao sol!

  • Será que as necessidades da sua pele pedem o protetor com FPS mais alto? Descubra!
Tela cheia
Previous Next
Será que as necessidades da sua pele pedem o protetor com FPS mais alto? Descubra!

Proteger a pele dos raios ultravioletas é um cuidado indispensável para ficar livre de problemas sérios de saúde e se prevenir do envelhecimento precoce. Por isso, adicionar a etapa do filtro solar na rotina é um passo que não deve ser esquecido por quem quer continuar com a cútis saudável e livre das desagradáveis marcas de expressão que vêm junto com o tempo. Mas, dentre tantas opções de protetores, em que situação é necessário investir no fator de proteção mais alto? Confira mais detalhes! 

Peles muito claras, sensíveis e com procedimentos químicos devem investir no FPS 60 

 

Independente do fator de proteção solar, que costuma ir de 15 à 60, o filtro tem a função de proteger a pele dos riscos das radiações solares. No entanto, segundo a indicação de dermatologistas, escolher um produto com FPS 30 é o cuidado mínimo para quem quer realmente estar protegido da agressão do sol - que, além de aumentar o risco de câncer de pele, também é uma das responsáveis pelo envelhecimento precoce e o aparecimento de manchas escuras em determinadas áreas do corpo. 

Mas, como o fator 30 já garante a proteção necessária, uma dúvida muito comum é: "como saber qual dos dois é o melhor para as necessidades da minha pele?". É simples: apesar da comprovada eficácia dos protetores mais baixos, os filtros altos são recomendados para quem necessita de um cuidado maior e, ainda assim, negligencia as recomendações que garantem o melhor resultado do primeiro - como não cobrir completamente a superfície do rosto e não retocá-lo a cada 2 horas.

Sendo assim, o produto com fps 60 é a escolha ideal para quem tem a pele muito clara e fica vermelho com facilidade, sofre com sensibilidade ou está fazendo procedimentos estéticos que podem ser prejudicados pela ação do sol - como o peeling e a depilação a laser, por exemplo - por garantir que a pele leve 60 vezes mais tempo para ficar vermelha e ser realmente afetada pelos males que vem junto com a exposição. Mas, atenção: embora o protetor mais alto deixe a cútis protegida por mais tempo e não precise ser reaplicado com a mesma frequência do mais baixo, vale lembrar que também é importante não esquecer de retocá-lo ao longo do dia. 

Fórmula com dióxido de titânio e óxido de zinco garante maior proteção na pele 

De acordo com a dermatologista Gabriella Albuquerque, o dióxido de titânio é um componente essencial na fórmula do filtro solar por garantir a proteção física da pele. Mas, além dele, outro composto importante é o óxido de zinco - que, embora não seja tão eficiente quanto o primeiro, também garante uma ação protetora. "A maneira como estas substâncias promovem a proteção física é decorrente do bloqueio à entrada do raio ultravioleta em nossa pele", explica a profissional. 

Por isso, além de considerar o FPS que mais atende suas necessidades, prefira protetores que contem com um desses componentes para garantir que a pele fique verdadeiramente protegida dos danos nocivos dos raios solares. Além disso, para quem também quer ficar ainda mais prevenida do envelhecimento precoce, outra dica importante é escolher um produto de fator alto que também tenha um ativo antioxidante na fórmula - como a vitamina E, por exemplo, que combate os radicais livres e reforça a resistência da pele. 

vídeos Recomendados
Aprenda como ter cachos definidos e naturais com o babyliss!
  1. 5 preocupações com a pele que surgem aos 20 e poucos anos: manchas, proteção solar e mais!
    5 preocupações com a pele que surgem aos 20 e...
  2. 3 coisas que podem acontecer com a sua pele ao esfregar o rosto na hora de limpar: confira os problemas que o atrito pode causar
    3 coisas que podem acontecer com a sua pele ao...
  3. Detox da pele: 4 dicas de como cuidar do rosto depois de shows ou festas
    Detox da pele: 4 dicas de como cuidar do rosto...
    Detox da pele: 4 dicas de como cuidar do rosto depois de shows ou festas

    Aproveitar um festival, show ou festa até o fim...

    Leia mais
  4. Posso usar ácido salicílico no sol? Saiba como usar a substância sem causar danos para a pele
    Posso usar ácido salicílico no sol? Saiba como...
  5. Como remover os cravos do nariz em poucos minutos: 3 dicas para tirar os pontinhos pretos da pele em casa
    Como remover os cravos do nariz em poucos...
  6. Da poluição ao estresse: conheça 5 inimigos da pele e descubra quais são os efeitos negativos!
    Da poluição ao estresse: conheça 5 inimigos da...

Ver mais

Vídeos
Vídeo ensina a criar rabo de cavalo alongado com passo a passo simples

Ver mais

Temas relacionados
Água micelar:

5 Mitos e verdades sobre o produto para limpeza da pele